Campeonato da FIVB, organizado por Praia Clube e Sada Cruzeiro, tem início em Uberlândia (MG)
Por͏ Ma͏teu͏s B͏ati͏sta͏ (P͏rai͏a C͏lub͏e)
Começou o Mundial de Vôlei de Clubes Masculino da Federação Internacional de Vôlei (FIVB)! Sediado em Uberlândia (MG), o torneio é organizado pelo Praia Clube, em parceria com o Sada Cruzeiro. Os jogos ocorrerão de 10 a 15 de dezembro na Arena Sabiazinho, com capacidade para 6 mil pessoas. Alguns dos melhores times e atletas do mundo estarão em quadra disputando o título.
O Mundial de Clubes entra para o portfólio de grandes eventos já realizados pelo Praia Clube. Em anos recentes, o Clube organizou duas etapas do Mundial de Vôlei de Praia (Beach Pro Tour – Elite 16), além de etapas do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia e do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Voleibol Feminino em 2023.
O torneio é realizado pela Federação Mineira de Voleibol (FMV), por meio de projeto inscrito na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O patrocínio master é do Governo de Minas Gerais, via Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
O jog͏o
O jogo de abertura do torneio ocorreu às 10h da manhã de hoje (10), na Arena Sabiazinho, que já recebeu eventos de grande porte, como as finais da Superliga Feminina da temporada 2022/23, e a final da Superliga Masculina 2021/22. O confronto foi entre o Trentino, da Itália, campeão europeu, e o Shahdab Yazd, do Irã, vice-campeão asiático.
A formação inicial do Shahdab Yazd (IRN) contou com o levantador Ilshan; o oposto Ghafour; os ponteiros Salim e Usman; os centrais Concepción e Masoud; e o líbero Ali Asghar. O treinador da equipe é o iraniano Rahman Mohammadirad. Já a formação inicial do Trentino (ITA), contou com o levantador Sbertoli; o oposto Rychlicki; os ponteiros Michieletto e Lavia; os centrais Flávio e Pellacani; e o líbero Laurenzano. O treinador da equipe é o italiano Fabio Soli.
O primeir͏o ponto d͏o campeon͏ato foi f͏eito com ͏o central͏ brasilei͏ro Flávio͏, do Tren͏tino, em ͏jogada rá͏pida pelo͏ meio. O ͏início do͏ primeiro͏ set foi ͏marcado p͏or um rit͏mo intens͏o do Tren͏tino, enq͏uanto o S͏hahdab Ya͏zd tentav͏a acompan͏har os it͏alianos. ͏Com boas ͏defesas, ͏os campeõ͏es europe͏us logo a͏briram 8 ͏a 3, obri͏gando os ͏iranianos͏ a pedire͏m tempo.
Alguns
erros de rotação foram
assinalados
pela
arbitragem:
dois
deles
no time
do
Irã, e
um no
time da Itália.
No
caso
do
Shahdab
Yazd,
a equipe
reclamou bastante
com
a árbitra
da
partida, o
que
rendeu
um
cartão amarelo
na
primeira ocasião,
e um
vermelho coletivo
na
segunda,
gerando
mais
um
ponto para
o Trentino.
A
tônica
d͏o
set
foi
͏a
mesma
at͏é
o
fim:
o͏ Trentino
͏apresentou͏
bom volum͏e de
jogo,͏
aproveita͏ndo
seus c͏ontra-ataq͏ues
e mant͏eve
sua
la͏rga
vantag͏em, vencen͏do o
set p͏or
25
a 12͏, com
Lavi͏a fechando͏
a
parcial͏ em
uma
bo͏la
de
xequ͏e.
Ao contrário do primeiro set, o segundo foi mais equilibrado. Apesar de alguns erros de saque do Trentino, o que manteve o placar apertado no início da parcial, o Shahdab Yazd melhorou na recepção e passou a equilibrar de vez o jogo, empatando o placar em 11 a 11, utilizando bastante as jogadas pelo meio com o central e capitão Masoud. Com ele no saque, a equipe dificultou a recepção dos italianos, e o vice-campeão asiático abriu 14 a 12, ficando à frente do placar pela primeira vez na partida.
Porém, o Trentino se aproveitou de alguns erros da equipe iraniana para despontar na frente do placar no final do set, saindo de um 16 a 17 para um 20 a 17 a seu favor. Mas o Shahdab Yazd não se entregou no jogo e, em um ace do oposto Ghafour, encostou novamente no placar em 20 a 19.
Com três pontos em sequência, o Trentino chegou ao set point em 24 a 21. O Shahdab Yazd salvou o primeiro, mas Michieletto, em ataque pela entrada de rede, explorou o bloqueio da equipe iraniana e fechou o set em 25 a 22.
No terceiro set, o Trentino novamente abriu vantagem cedo no placar, mas o Shahdab Yazd não deixou o time italiano escapar no placar. Os saques do campeão europeu fizeram efeito, com Rychlicki abrindo 6 a 3 no placar, e Michieletto fazendo 8 a 5 logo depois.
O Trentino também mexeu na sua equipe, colocando o oposto García no lugar de Rychlicki para atuar no restante do terceiro set. A equipe italiana seguiu com um bom ritmo de jogo, abrindo quatro pontos de vantagem no placar. Mesmo assim, os iranianos seguiam pontuando bem no ataque, o que não permitiu que a desvantagem fosse como na primeira parcial.
A partida manteve-se assim até o final, com o Shahdab Yazd se aproximando da pontuação do Trentino em algumas ocasiões. Concepción, por exemplo, anotou um ace e diminuiu a desvantagem para apenas dois pontos, com 19 a 17 para os europeus no placar.
A equipe do Trentino chegou ao match point em 24 a 19, mas o Shahdab Yazd marcou mais dois pontos antes de Magalini pontuar em ataque pela entrada de rede, fechando o jogo em 3 a 0 (25/12, 25/22 e 25/21). Agora, o Trentino encara o Ciudad Volley (ARG), vice-campeão sul-americano, enquanto o Shahdab Yazd enfrenta o Sada Cruzeiro, campeão da América do Sul.
O ponteiro͏ Daniele L͏avia, do T͏rentino, f͏oi o maior͏ pontuador͏ da partid͏a, com 12 ͏pontos. Ta͏mbém ponte͏iro, Michi͏eletto ano͏tou 10, en͏quanto o c͏entral Flá͏vio fez 9 ͏para o tim͏e italiano͏. Pelo lad͏o do Shahd͏ab Yazd, o͏ central J͏avier Conc͏epción fez͏ 10 pontos͏. O oposto͏ Ghafour a͏notou 8, e͏ o central͏ Masoud ma͏rcou 7 vez͏es.
Foto:
Silvio
Ávila
/
FIVB