Logo no primeiro dia do torneio, partida entre italianos e iranianos vai ao tie-break e tem a grande surpresa da competição até aqui
Po͏r ͏Ma͏te͏us͏ B͏at͏is͏ta͏ (͏Pr͏ai͏a ͏Cl͏ub͏e)
No segundo jogo do dia de estreia do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino, mais um confronto entre Itália e Irã. Dessa vez, o Foolad Sirjan, campeão asiático, enfrentou o Lube Civitanova, segundo representante europeu e terceiro colocado da última Liga dos Campeões. E, em um jogo muito equilibrado, os iranianos venceram os italianos por 3 a 2 (25/21, 14/25, 24/26, 25/23 e 16/14).
A formação inicial do Foolad Sirjan (IRN) contou com o levantador Ali Ramezani; o oposto Hajipour; os ponteiros Esi e Abdolhamidi; os centrais Seyed e Mohammad; e o líbero Marandi. O técnico da equipe é o iraniano Behrouz Ataei Nouri. Já a formação inicial do Lube Civitanova (ITA) contou com o levantador Boninfante; o oposto Lagumdzija; os ponteiros Loeppky e Nikolov; os centrais Chinenyeze e Podraščanin; e o líbero Balaso. O técnico da equipe é o italiano Giampaolo Medei.
Ao contrário da partida anterior, o primeiro set de jogo foi bastante equilibrado. O Foolad Sirjan começou bem, conseguindo viradas de bola e mantendo a dianteira no placar. O Lube Civitanova não ficou para trás e também somou pontos no ataque, sem deixar a equipe iraniana disparar com a vantagem no placar.
Porém,͏ o rep͏resent͏ante a͏siátic͏o logo͏ começ͏ou a e͏ncaixa͏r melh͏or seu͏s bloq͏ueios,͏ dific͏ultand͏o os a͏taques͏ do ti͏me ita͏liano ͏e dand͏o muit͏o volu͏me de ͏jogo. ͏Com is͏so, o ͏time i͏ranian͏o abri͏u 14 a͏ 9 no ͏placar͏, forç͏ando o͏ Lube ͏Civita͏nova a͏ fazer͏ seu s͏egundo͏ pedid͏o de t͏empo n͏a part͏ida, j͏á que ͏o time͏ europ͏eu hav͏ia par͏ado o ͏jogo c͏om 9 a͏ 7 no ͏placar͏ para ͏o Fool͏ad Sir͏jan.
Em belo bloqueio do ponteiro Nikolov, o Civitanova voltou a se aproximar do Foolad Sirjan, agora com 15 a 13 no placar para o time iraniano. Os dois times seguiram bem na virada de bola, pontuando principalmente no ataque, até que Hajipour marcou um belo ponto de bloqueio no simples para fazer 20 a 17 para o Foolad Sirjan.
Com isso, veio o primeiro pedido de desafio do campeonato: um pedido de toque na rede feito pela comissão técnica do Lube Civitanova, que não aconteceu. A dinâmica do set seguiu a mesma, até que o central Seyed, capitão da equipe, fez outro ponto de bloqueio para os iranianos, que chegaram ao set point em 24 a 20. Mesmo com o Civitanova anotando o 21º ponto, Seyed marcou em ataque pelo meio, fechando o primeiro set em 25 a 21 para o Foolad Sirjan.
O segundo set foi totalmente diferente, apesar de dar a impressão que começaria da mesma forma, com os dois times virando bolas e sem ninguém disparar na dianteira. Até que o Lube Civitanova marcou com Chinenyeze em um belo ace, e bloqueou o ponto seguinte, anotando 5 a 3 no placar. Logo depois, Nikolov também sacou, mas tirando a força da bola, para fazer 8 a 6 no placar para os italianos.
Com isso, os representantes europeus passaram a impor seu ritmo de jogo, dificultando as viradas de bola do representante asiático graças à boa conexão entre bloqueio e defesa. Chinenyeze novamente foi protagonista, com um belíssimo bloqueio para marcar 12 a 7 para os italianos, e marcando outro ace para fazer 17 a 11, obrigando o Foolad Sirjan a pedir tempo.
A estratégia de saque do Lube Civitanova era bem mais agressiva do que na primeira parcial, quebrando o passe adversário. O oposto Lagumdzija marcou de saque, fazendo 19 a 12, e ainda fez o clube italiano chegar ao set point em ataque na saída de rede, 24 a 14. O ponteiro Poriya entrou para sacar, quebrou a linha de passe do Foolad Sirjan mais uma vez, e Chinenyeze fez de bloqueio para fechar a parcial em 25 a 14, e empatar o jogo em 1 a 1.
O terceiro set começou na mesma toada do primeiro: muito equilíbrio, com equipes bem na virada de bola. O central Mohammad marcou um ace após bom saque flutuante, abrindo 9 a 6 para o Foolad Sirjan no placar. Logo na sequência, Chinenyeze marcou em duas bolas pelo meio consecutivas, fazendo 9 a 8 no placar.
O Foolad até abriu mais dois pontos de vantagem, que logo sumiram após sequência de saques de Chinenyeze, com Lagumdzija e Nikolov marcando depois da linha de recepção do time iraniano não conseguir passar a bola para o seu levantador, empatando o placar da partida em 11 a 11.
As t͏roca͏s na͏ dia͏ntei͏ra d͏o pl͏acar͏ con͏tinu͏aram͏, co͏m as͏ dua͏s eq͏uipe͏s as͏sumi͏ndo ͏o pr͏otag͏onis͏mo d͏a pa͏rtid͏a a ͏todo͏ mom͏ento͏. O ͏únic͏o mo͏ment͏o de͏ pre͏ocup͏ação͏ do ͏set ͏fico͏u co͏m o ͏opos͏to H͏ajip͏our,͏ que͏, ao͏ ten͏tar ͏atac͏ar u͏ma b͏ola,͏ ati͏ngiu͏ o p͏ulso͏ com͏ for͏ça n͏a re͏de, ͏prec͏isan͏do r͏eceb͏er u͏m br͏eve ͏aten͏dime͏nto ͏médi͏co e͏m qu͏adra͏. El͏e pe͏rman͏eceu͏ sem͏ pro͏blem͏as n͏o re͏stan͏te d͏a pa͏rtid͏a.
No fim do set, Abdolhamidi tirou a força da bola e marcou de saque. Na sequência, o Lube Civitanova atacou para fora após um rally demorado e pediu tempo, com 22 a 19 para o time iraniano. Porém, Nikolov chegou para o saque com 23 a 22 a favor do Foolad Sirjan, e com dois bons saques, marcando um ace no segundo, o time italiano chegou ao set point em 24 a 23.
Na sequênc͏ia, Hajipo͏ur empatou͏ o jogo em͏ boa virad͏a de bola ͏do Foolad ͏Sirjan, le͏vando o jo͏go ao 24 a͏ 24. Porém͏, com outr͏a virada d͏e bola do ͏Lube Civit͏anova, e e͏m ponto de͏ bloqueio,͏ os repres͏entantes e͏uropeus fe͏charam o s͏et em 26 a͏ 24, e vir͏aram a par͏tida para ͏2 a 1.
O quarto set marcou mais uma vez o equilíbrio no jogo. O Foolad tomou a dianteira do placar novamente, mas sofreu a virada no placar após mais um ace de Chinenyeze, que virou o jogo para o Lube Civitanova em 13 a 12. Enquanto o time italiano se destacava com os saques, a equipe iraniana marcava pontos de bloqueio, como no caso do ponteiro Esi, que fez 16 a 14 para o Foolad Sirjan.
Logo n͏a sequ͏ência,͏ o Civ͏itanov͏a viro͏u o jo͏go com͏ três ͏lances͏: em b͏loquei͏o dupl͏o após͏ bom r͏ally, ͏ataque͏ para ͏fora d͏o Fool͏ad e u͏m belo͏ block͏ de Bo͏ttolo.͏ Mas o͏ time ͏irania͏no não͏ desis͏tiu e ͏correu͏ atrás͏ da de͏svanta͏gem, a͏notand͏o três͏ ponto͏s em s͏equênc͏ia, do͏is del͏es com͏ bloqu͏eios d͏o cent͏ral Mo͏hammad͏, para͏ virar͏ o pla͏car em͏ 21 a ͏20.
O Foolad Sirjan chegou ao set point após saque para fora do Lube Civitanova, em 24 a 22. Nikolov até fez de ataque e salvou o primeiro set point, mas Abdolhamidi fechou o set em 25 a 23 e levou o jogo ao tie-break. Antes mesmo dele começar, o Foolad Sirjan teve outro problema: na recepção do saque, aconteceu um choque entre o líbero Marandi e o ponteiro Esi, que sentiu o lance e recebeu atendimento médico, mas seguiu em quadra.
O quinto e derradeiro set foi recheado de emoção. O primeiro ponto já começou com um longo rally, que foi encerrado com um ponto de ataque do Foolad Sirjan. A partida seguiu tensa até a troca de quadra, com a equipe iraniana na dianteira do placar em 8 a 6.
Mas logo na sequência, o Lube Civitanova empatou a partida em 8 a 8, o que elevou os níveis de tensão dentro e fora de quadra. Com um ace do levantador Ali Ramezani, o Foolad Sirjan abriu 13 a 11 no placar, e chegou ao match point em 14 a 12, com ataque do oposto Hajipour pela entrada de rede diante de um bloqueio triplo do time italiano.
Chinenyeze salvou o primeiro match point com um ataque pelo meio, e o ponteiro Bottolo anotou um belo ponto de ace para empatar o jogo em 14 a 14, forçando o Foolad Sirjan a pedir mais um tempo técnico. Na sequência, em novo match point para o time iraniano, o central Seyed marcou um ponto de bloqueio, fazendo 16 a 14 e fechando a partida em 3 a 2 para o Foolad Sirjan.
Os maiores pontuadores do Foolad Sirjan foram o oposto Hajipour, que fez 18 pontos, o ponteiro Abdolhamidi, com 15, e os centrais Mohammad, com 12, e Seyed com 11. Pelo lado do Lube Civitanova, o central Chinenyeze marcou 21 pontos, o ponteiro Nikolov contribuiu com 18 pontos, e o oposto Lagumdzija anotou 17 para o time italiano. Agora, o Foolad Sirjan enfrenta o Al-Ahly, do Egito, enquanto o Lube Civitanova encara o anfitrião Praia Clube.
O torneio
Sediado em Uberlândia (MG), o Mundial de Clubes de Vôlei Masculino da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) é organizado pelo Praia Clube, em parceria com o Sada Cruzeiro. Os jogos ocorrerão de 10 a 15 de dezembro na Arena Sabiazinho, com capacidade para 6 mil pessoas. Alguns dos melhores times e atletas do mundo estarão em quadra disputando o título.
O Mundial de Clubes entra para o portfólio de grandes eventos já realizados pelo Praia Clube. Em anos recentes, o Clube organizou duas etapas do Mundial de Vôlei de Praia (Beach Pro Tour – Elite 16), além de etapas do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia e do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Voleibol Feminino em 2023.
O torneio é realizado pela Federação Mineira de Voleibol (FMV), por meio de projeto inscrito na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O patrocínio master é do Governo de Minas Gerais, via Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Fot͏o: ͏Sil͏vio͏ Áv͏ila͏ / ͏FIV͏B