Competição chegou ao fim neste domingo (15) e teve o Cruzeiro como campeão
A decisão do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino reuniu cerca de 6 mil torcedores na Arena Sabiazinho neste domingo (15). O espaço administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), recebeu todos os jogos da competição, que começou na terça-feira (10) e foi promovida pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O título ficou com o Cruzeiro, que venceu a equipe italiana Trentino por 3 sets a 1 na decisão. O terceiro lugar foi conquistado pelo time iraniano Foolad Sirjan após vitória por 3 sets a 2 em cima do Lube Civitanova, da Itália. O prefeito Odelmo Legão prestigiou a final e participou da cerimônia de premiação realizada logo em seguida.
Também participaram do Mundial as equipes Praia Clube, Al Ahly (Egito), Ciudad Voley (Argentina) e Shahdab Yazd (Irã). “Mais uma vez, tivemos um evento esportivo de destaque internacional em Uberlândia, o que demonstra a qualidade da estrutura esportiva do município. O Mundial colocou a cidade em evidência em diversos países e ainda beneficiou a economia de setores como alimentação, transporte e hotelaria. Parabenizo a organização da competição e todas as equipes participantes, em especial o Cruzeiro”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.
O ͏op͏os͏to͏ W͏al͏la͏ce͏, ͏do͏ C͏ru͏ze͏ir͏o,͏ c͏om͏em͏or͏a ͏o ͏tí͏tu͏lo͏. ͏“R͏ec͏eb͏er͏ o͏ a͏po͏io͏ d͏a ͏to͏rc͏id͏a ͏em͏ u͏m ͏jo͏go͏ t͏ão͏ i͏mp͏or͏ta͏nt͏e ͏qu͏an͏to͏ e͏ss͏e ͏na͏ A͏re͏na͏ S͏ab͏ia͏zi͏nh͏o ͏fe͏z ͏to͏da͏ a͏ d͏if͏er͏en͏ça͏. ͏Es͏sa͏ c͏on͏qu͏is͏ta͏ é͏ f͏ru͏to͏ d͏e ͏mu͏it͏o ͏tr͏ab͏al͏ho͏ e͏ d͏ed͏ic͏aç͏ão͏ d͏e ͏to͏da͏ a͏ e͏qu͏ip͏e”͏, ͏de͏st͏ac͏ou͏.
A estrutura da Arena Sabiazinho chamou a atenção dos torcedores. “Acompanhar o Mundial de Clubes de perto é algo que jamais esquecerei, especialmente por assistir aos jogos ao lado dos meus filhos e amigos. Parabenizo a Prefeitura de Uberlândia por cuidar tão bem da Arena Sabiazinho, espaço que chama a atenção não apenas por ser lindo, mas também por ser confortável, seguro, iluminado e muito bem sinalizado”, completou o engenheiro eletricista Bernardo Calliman.
Estrutura
Com 8.861 metros quadrados, a Arena Sabiazinho tem capacidade para receber até 6.013 pessoas nas arquibancadas. O local, construído e inaugurado pelo prefeito Odelmo Leão em 2007, é adaptado para pessoas em cadeiras de rodas e conta com 15 saídas de emergência, 8 banheiros, 6 vestiários (4 para atletas e 2 para árbitros), tribuna de honra, quadra com piso de taco flutuante, sala de imprensa, bar, lanchonete, departamento médico, almoxarifado, setor administrativo, bilheteria e amplo estacionamento.
Para garantir a qualidade do espaço, diversas ações são realizadas. As mais recentes incluem serviços de revestimento termoacústico e impermeabilização dos 6,5 mil metros de cobertura da Arena Sabiazinho, o que resultou em redução da temperatura interna e melhora na acústica do ginásio.
Além disso, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, também implantou um novo sistema de iluminação externa por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a empresa Engie. No total, foram instaladas 24 luminárias em RGB (vermelho, verde e azul – em tradução), dando destaque ao redor de toda a estrutura, e 72 luminárias na fachada, com temperatura de cor branco neutro, além de 9 projetores com as mesmas características direcionados ao letreiro.
Outra nov͏idade é q͏ue a Pref͏eitura in͏iciou o s͏erviço de͏ substitu͏ição das ͏plataform͏as elevat͏órias da ͏Arena Sab͏iazinho p͏or dois e͏levadores͏ com capa͏cidade pa͏ra recebe͏r até 8 p͏essoas si͏multaneam͏ente em c͏ada. Os n͏ovos equi͏pamentos ͏possuem b͏arras de ͏apoio par͏a atendim͏ento à ac͏essibilid͏ade e pro͏porcionar͏ão ainda ͏mais conf͏orto e se͏gurança à͏s pessoas͏ com defi͏ciência f͏ísica e m͏obilidade͏ reduzida͏. A previ͏são é que͏ a obra s͏eja concl͏uída até ͏o fim de ͏dezembro.
Palco ͏de gra͏ndes e͏ventos
Nos últimos anos, a Arena sediou grandes eventos, como três decisões da Superliga de Vôlei Feminino, final da Superliga Masculina, Sul-Americano Feminino de Clubes e Torneio Pré-Olímpico Feminino de Vôlei, além de shows de artistas com Roberto Carlos, Slash, Backstreet Boys, Whitesnake, Scorpions, dentre outros.