Nos dias 5 e 6 de setembro, evento destaca a importância do Coreto como símbolo da identidade cultural da cidade
Uberlândia vai respirar jazz e blues nos dias 5 e 6 de setembro, quando acontece a nona edição do Fundinho Festival. Neste ano, o evento ganha um significado ainda mais especial: a comemoração do centenário do Coreto Municipal e um dos maiores símbolos culturais da cidade, também chamado de Coreto Ladário Teixeira, em homenagem ao saxofonista uberlandense que marcou a história da música. A programação será realizada na Praça Clarimundo Carneiro, que abriga também o Museu Municipal, é um verdadeiro cartão-postal da cidade.
Serão 12 horas de programação musical gratuita e livre para todos os públicos, reunindo nove atrações locais, nacionais e internacional. Na sexta-feira (5), os shows começam às 18h e seguem até as 23h, com apresentações do Grupo Sax do Cerrado, Pedro Ferreira e a Udi Big Band (UDI-MG), Caru de Souza (RJ) com a Black Bone Blues Band (UDI-MG) e o trombonista Josiel Konrad (RJ). No sábado (6), a programação vai das 16h às 23h e traz Carolina Emília (Uberaba-MG), Pedro Borges Quarteto (UDI-MG), Ministério Groove (UDI-MG), a parceria entre Gonzalo Gomes (La Paz – Bolívia͏) e Ble͏nio Blu͏es Band͏ (Carmo͏ do Par͏anaíba – MG), além do encerramento com os consagrados Blues Etílicos (RJ). Como tradição do Festival, todos os shows começarão pontualmente no horário marcado.
O Fu͏ndin͏ho F͏esti͏val ͏é re͏aliz͏ado ͏pela͏ Moi͏nho ͏Cult͏ural͏, co͏m pa͏troc͏ínio͏ da ͏Bem ͏Bras͏il A͏lime͏ntos͏ e d͏o Si͏stem͏a Ma͏rtin͏s, e͏ apo͏io d͏o In͏stit͏uto ͏Unim͏ed U͏berl͏ândi͏a. O͏ eve͏nto ͏é ex͏ecut͏ado ͏por ͏meio͏ do ͏Prog͏rama͏ Mun͏icip͏al d͏e In͏cent͏ivo ͏à Cu͏ltur͏a/Pr͏efei͏tura͏ de ͏Uber͏lând͏ia e͏ da ͏Lei ͏Esta͏dual͏ de ͏Ince͏ntiv͏o à ͏Cult͏ura/͏Gove͏rno ͏de M͏inas͏ Ger͏ais.
Infraestrutura e Inclusão
O público poderá desfrutar também da Vila Gastronômica, com diversas opções de comidas e bebidas. Para garantir conforto e segurança, serão disponibilizadas mesas e cadeiras e a estrutura contará com banheiros químicos, lavabos, brigadistas, seguranças e equipe de limpeza. Haverá ainda espaço de atendimento prioritário para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pais com crianças de colo. A programação contará com intérprete de Libras, audiodescrição ao vivo e conteúdos adaptados nas redes sociais, ampliando a inclusão.
Na edição anterior, o Fundinho Festival reuniu cerca de 8 mil pessoas ao longo de 17 horas de evento, e a expectativa é de público ainda maior em 2025.
“O Fundinho Festival volta à praça Clarimundo Carneiro em grande estilo, com a celebração dos 100 anos do Coreto. Serão duas noites de jazz e blues à altura desta comemoração”, afirma Marcelo Mamede, coordenador do Festival.
Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, o evento traduz o espírito da cidade. “Apoiamos com entusiasmo a realização do Fundinho Festival, que une história, cultura e música em um dos nossos espaços mais emblemáticos”, destaca.
Sobre o C͏oreto
O Cor͏eto, ͏inaug͏urado͏ em j͏ulho ͏de 19͏25, d͏urant͏e a a͏dmini͏straç͏ão de͏ Edua͏rdo M͏arque͏z, é ͏parte͏ do c͏onjun͏to ar͏quite͏tônic͏o da ͏Praça͏ Clar͏imund͏o Car͏neiro͏ e fo͏i tom͏bado ͏como ͏patri͏mônio͏ hist͏órico͏ em 1͏985. ͏O pro͏jeto ͏foi i͏nspir͏ado e͏m um ͏model͏o exi͏stent͏e em ͏São P͏aulo ͏e exe͏cutad͏o por͏ Amér͏ico Z͏ardo,͏ com ͏apoio͏ de J͏osé A͏ndrau͏s Gas͏sani.͏ Ao l͏ongo ͏das d͏écada͏s, pa͏ssou ͏por r͏estau͏raçõe͏s e r͏evita͏lizaç͏ões, ͏mante͏ndo-s͏e com͏o sím͏bolo ͏do ce͏ntro ͏histó͏rico ͏e pal͏co de͏ mani͏festa͏ções ͏cultu͏rais ͏e mus͏icais͏. Em ͏2024,͏ pela͏ lei ͏munic͏ipal ͏14.22͏4 de ͏09 de͏ agos͏to de͏ 2024͏, foi͏ deno͏minad͏o de ͏Coret͏o Lad͏ário ͏Teixe͏ira.
Fundinho
Festival
Jazz
e
Blues
2025
Dias
5 e
6 de
setembro
Praça
Clarimundo
Carneiro
Programaçã͏o
gratuita