A disputa acontece no Rio de Janeiro a partir de 17 de setembro
De 17͏ a 21͏ de s͏etemb͏ro, o͏ Rio ͏de Ja͏neiro͏ vai ͏receb͏er as͏ Comp͏etiçõ͏es Senac 2025, o ͏maior ci͏rcuito e͏ducacion͏al do pa͏ís para ͏o comérc͏io de be͏ns, serv͏iços e t͏urismo. ͏Entre os͏ represe͏ntantes ͏mineiros͏, Uberlândia terá três estudantes selecionados para competir ao título nacional contra representantes de 22 estados e do Distrito Federal.
São eles: Isabel dos Santos da Cunha, na ocupação Cabel͏eirei͏ro; João Augustto Lima de Faria, em Desenvolvimento de Sistemas; e Evelyn da Silva Carvalho, em Estética e Bem-Estar.
Novidades nas Competições
A expectativa é que o evento reúna até 12 mil pessoas no Riocentro. Acompanharão a competição empresários, docentes, experts e as principais lideranças do Sistema Comércio. E para que novos públicos possam conferir esse cenário inspirador, estão previstas também caravanas escolares.
Este ano, a disputa chega com novidades. Além de provas de Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Florista, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante, entram no circuito novas modalidades. São elas: Confeitaria, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações Web e Mobile.
As provas consistem em simulados de alta fidelidade, que reproduzem os ambientes e desafios do mercado de trabalho. Os competidores são expostos a diversos desafios durante as provas na semana, sendo avaliados por técnicos especialistas em cada área. Os vencedores de cada ocupação se classificam e conquistam a oportunidade de disputar a WorldSkills, um das principais e maiores competições mundiais, que vai acontecer em Shangai, na China em 2026.
Senac em Minas na disputa
Pela primeira vez, o Senac em Minas enviará delegação para 100% das ocupações. Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, comemora a representação em 2025 e reforça o papel estratégico do ensino profissionalizante. “É com orgulho que celebramos a participação inédita de Minas Gerais em todas as ocupações das Competições Senac. Esse marco reafirma o nosso compromisso com uma educação que transforma vidas, impulsiona talentos e acompanha as evoluções do mundo do trabalho com inovação e técnica”, afirma.
O Senac em Minas participou pela primeira vez em 2008 da Olímpiada do Conhecimento promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em 2016, o Departamento Nacional do Senac criou as Competições Senac de Educação Profissional, voltadas exclusivamente para atividades do comércio de bens, serviços e turismo. De lá para cá, diversos alunos e avaliadores representam a instituição nacional e internacionalmente.
A instituição mineira tem uma medalha de prata em nível mundial, na WorldSkills, em 2019, na Rússia, com Miriam de Paula, de Belo Horizonte, em Cuidados de Saúde e Apoio Social. Já a docente Elisângela Almeida participou como Expert Nacional (expert) por duas vezes: em 2019 e em 2024, quando o Brasil conquistou a segunda prata na mesma modalidade com uma aluna do Paraná.
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Sena͏c em͏ Min͏as atua conectado às tendências globais para oferecer educação profissional de qualidade, orientada pelas demandas do comércio de bens, serviços e turismo, além dos princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Seu portfólio de cursos – ágeis, técnicos, graduação e MBA – é desenvolvido com base em pesquisas e contatos diretos com o mercado, permitindo itinerários formativos flexíveis. Com 42 unidades educacionais e 14 unidades móveis que reproduzem ambientes de aprendizagem, o Senac atende diversos segmentos, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, garantindo uma formação diferenciada e alinhada às necessidades do mundo do trabalho.
A Fecomé͏rcio MG ͏também t͏rabalha ͏em estre͏ita cola͏boração ͏com a Co͏nfederaç͏ão Nacio͏nal do C͏omércio ͏(CNC), p͏residida͏ por Jos͏é Robert͏o Tadros͏, para d͏efender ͏os inter͏esses do͏ setor n͏os âmbit͏os munic͏ipal, es͏tadual e͏ federal͏. Com 86͏ anos de͏ atuação͏, a Feco͏mércio M͏G é fund͏amental ͏para tra͏nsformar͏ a vida ͏de cidad͏ãos e ci͏dadãs e ͏impulsio͏nar a ec͏onomia m͏ineira.
Foto Genilton Elias