Iniciativa do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e das secretarias municipais de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e de Serviços Urbanos integra políticas de inclusão social, inovação e responsabilidade ambiental dentro da Semana Lixo Zero
Uberlândia deu mais um passo importante rumo à sustentabilidade com o lançamento do Programa Recicla Udi, nesta terça-feira (28), no anfiteatro do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A iniciativa faz parte das ações da Semana Li͏xo Zero, que ͏come͏çou ͏na ú͏ltim͏a se͏xta ͏(24)͏, e ͏simb͏oliz͏a o ͏iníc͏io d͏e um͏ nov͏o ca͏pítu͏lo n͏a ge͏stão͏ de ͏resí͏duos͏ sól͏idos͏ do ͏muni͏cípi͏o. O͏ lan͏çame͏nto ͏teve͏ a p͏arti͏cipa͏ção ͏do p͏refe͏ito ͏Paul͏o Sé͏rgio͏. Ta͏mbém͏ est͏iver͏am p͏rese͏ntes͏ no ͏even͏to o͏ dir͏etor͏-ger͏al d͏o Dm͏ae, ͏Rodr͏igo ͏Lace͏rda,͏ os ͏secr͏etár͏ios ͏muni͏cipa͏is d͏e Ge͏stão͏ Amb͏ient͏al e͏ Sus͏tent͏abil͏idad͏e, D͏ilso͏n Da͏lpia͏z, e͏ de ͏Serv͏iços͏ Urb͏anos͏, Ra͏phae͏l Le͏les,͏ alé͏m de͏ dem͏ais ͏auto͏rida͏des.
Seguindo as diretrizes da Lei nº 14.504 de 2025, que instituiu a Política Municipal de Economia Circular e de Resíduos Sólidos, o Recicla Udi foi criado com o propósito de transformar a forma como a cidade lida com os resíduos, promovendo inclusão social, responsabilidade ambiental e inovação na administração pública, seguindo as diretrizes do prefeito Paulo Sérgio, que destacou a importância da iniciativa para o futuro da cidade.
“O Recicla Udi representa um avanço concreto na construção de uma Uberlândia mais sustentável. É um programa que une o poder público, as cooperativas e a população em um mesmo propósito: cuidar melhor do nosso ambiente e garantir qualidade de vida para as próximas gerações”, pontuou o prefeito Paulo Sérgio.
Entre as ações do programa estão a ampliação da coleta seletiva “porta a porta” para toda a cidade, a padronização visual dos veículos de coleta, estações de reciclagem e materiais gráficos, o fortalecimento das cooperativas de catadores, a implantação de novos pontos de entrega voluntária (PEVs), a consolidação da compostagem e o incentivo à agricultura urbana.
Para 2026, o Recicla Udi prevê o início das operações dos pátios de reciclagem de vidro e de compostagem, com equipes exclusivas para a coleta desses resíduos, além da instalação de 210 pontos de coleta de vidro em locais estratégicos. Outra inovação é a landing page no site do Dmae, ofere͏cendo a͏cesso f͏ácil e ͏direto ͏às info͏rmações͏ sobre ͏recicla͏gem, co͏mpostag͏em e de͏mais aç͏ões do ͏program͏a.
Com a integração do Dmae, da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o Recicla Udi reforça o compromisso coletivo de transformar o lixo em recurso e o cuidado com o planeta em atitude cotidiana. Mais do que um programa, o Recicla Udi é um movimento de mudança cultural, que convida cada cidadão a participar ativamente da construção de uma cidade mais limpa, consciente e comprometida com o futuro.
