V Seminário
de Economia da
Cultura
traz
o
prêmio Território
Criativo.
Troféu foi criado pelo
artista plástico Fauster
Martins
| Crédito:
Divulgaç͏ão
A passagem por Uberlândia-MG do diretor de fomento indireto da Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, Odecir Luiz Prata da Costa, no dia 25 de agosto de 2023, reuniu agentes do setor de toda a região em um treinamento, na sede do Sebrae. Além de apresentar números sobre a potência do Triângulo Mineiro para aprovação e captação de recursos para projetos, Odecir tratou da possibilidade e arranjos produtivos e criativos para maximizar a atuação dos agentes locais. O treinamento, que foi inédito em uma cidade do interior (realizado apenas em capitais do Sudeste, Sul e Nordeste) também marcou o lançamento da primeira etapa do V Seminário de Economia da Cultura, que neste ano vem com novidades. A segunda etapa será realizada ainda neste mês (dias 26 e 27 de setembro) e as inscrições serão abertas em breve.
Neste pr͏imeiro m͏omento, ͏o Seminá͏rio de E͏conomia ͏da Cultu͏ra troux͏e como d͏ebate o ͏tema “Di͏reitos C͏ulturais͏ na Prát͏ica”, co͏m a part͏icipação͏ do secr͏etário d͏o Minist͏ério da ͏Cultura,͏ Odecir ͏Luiz Pra͏ta da Co͏sta; rep͏resentan͏do a OAB͏ Uberlân͏dia a ad͏vogada, ͏Kátia Bi͏zinotto;͏ estudan͏te do te͏ma e mes͏tre em A͏rtes Cên͏icas, Da͏nilo Mot͏a e o ad͏vogado c͏om atuaç͏ão no se͏tor cult͏ural, Ma͏rcelo Br͏itto.
Essa etapa do Seminário foi concluída com um debate sobre “As Manifestações Populares e o Desenvolvimento das Cidades”. Com a presença da secretária municipal de cultura de Uberlândia, Mônica Debs; o presidente da Irmandade do Rosário, realizadora da maior festa de Congado do Brasil, Denilson Nascimento, e de Vamberto Figueiredo, da Comunidade dos Nordestinos de Uberlândia, o espaço e os desafios para o reconhecimento das manifestações culturais foram discutidos.
Para Rubem dos Reis, diretor da Balaio do Cerrado Produções, que realiza o Seminário, a participação do Ministério da Cultura foi um sucesso na abertura do V Seminário de Economia da Cultura. “Contamos com a presença da maioria dos produtores culturais da cidade e o lançamento do Prêmio Território Criativo já teve dezenas de milhares de visualizações em nossa divulgação e centenas de acessos ao formulário de inscrição”, comenta.
Rubem dos Reis explica que o Seminário de Economia da Cultura é um evento que na primeira edição trouxe discussões que à época eram consideradas questões muito distantes e até utópicas. “Hoje, na quinta edição, temos a materialização no mercado de muitos desses temas. Com o lançamento do prêmio Território Criativo, materializamos o reconhecimento do potencial da cultura na economia e ficamos muito animados para a segunda etapa de nossa programação”, comenta.
Prêmio ͏Territó͏rio Cri͏ativo
A primeira etapa do V Seminário de Economia da Cultura trouxe como novidade o lançamento do Prêmio Território Criativo. Uma ação inédita no interior e que vai reconhecer ações, projetos, pessoas ou instituições que utilizaram tecnologias artístico culturais gerando impacto positivo ou ganho econômico. Sobre a iniciativa, Rubem dos Reis comentou: “entendemos economia para além aspecto unicamente financeiro. É a ciência da gestão de recursos. A cultura é muito mais que um segmento. É a base de como fazemos, criamos, produzimos. Em tudo isso temos gente realizando projetos incríveis e que agora terão serão reconhecidos”.
O prêmio, que tem apoio do Grupo Paranaíba de Comunicação, contemplará quatro categorias: Singularidade Artística, Inovação e Solução, Arranjo Produtivo e Transversalidade.
As inscrições para participar do prêmio estão abertas até dia 20 de setembro e podem ser acessadas pelo site da TV Paranaíba (tvparanai͏ba.com.br). Os vencedores, além de um prêmio de R$ 3 mil reais, receberão um troféu, obra desenvolvida pelo artista plástico Fauster Martins.
O V Seminário de Economia da Cultura é promovido pela Balaio do Cerrado Produções, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da TS Trim do Brasil e conta com o apoio do Grupo Paranaíba e o Sebrae Minas.
Serviço:
O quê: V Seminário de Economia da Cultura
Onde: Uberlândia
Quando: 26 e 27 de setembro de 2023
Programação da
2ª
Etapa do
V
Seminário
de
Economia da
Cultura:
Terça – 26 de setembro |
͏
Quarta – 27 de͏ sete͏mbro |
|
9h |
Encontro |
Painel 3 – “Com͏unic͏ação͏
Cul͏tura͏l
na͏
Prá͏tica |
14h |
Painel
1 – “Cult͏ura
x͏
ESG
͏na |
P͏ainel 4͏
– “Cultura,
Inovação
e
Empregabilidade |
19h30 |
Painel
2 –
“Arte͏
Apl͏icad͏a
na Teatro de animação
|
Palestra ͏Ent͏reg͏a |
Encerramento – “O͏bs͏er͏va͏tó͏ri͏o ͏de͏ C͏ul͏tu͏ra͏” |
MF Comunicação