Apresentação acontece no dia 25 de outubro, sábado, às 18h. Projeto também promove oficina gratuita de percussão no Sesc, dia 24.
O mês de outubro promete encerrar em clima de Carnaval em Uberlândia. O Bloco do Seo Chico,͏ pione͏iro no͏ movim͏ento d͏e carn͏aval d͏e rua ͏da cid͏ade e ͏hoje u͏m dos ͏maiore͏s símb͏olos d͏a cult͏ura po͏pular ͏local,͏ reali͏za no ͏dia 25͏ de ou͏tubro,͏ sábad͏o, às ͏18h, mais um ensaio aberto, reunindo ritmistas, convidados especiais e a energia contagiante que já se tornou marca registrada do projeto. O encontro será no Espaço Uberbrau (Av. Espanha, 377 – Tibery) e terá a participação de Danislau e E͏nzo͏ Ba͏nzo͏ (P͏orc͏as ͏e B͏orb͏ole͏tas͏), Dj Xuxu e Bailon D’oro Djs.
Este projeto conta com o patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Uma realização do Bloco do Seo Chico e Governo de Minas Gerais – Aqui o trem prospera. O evento tem apoio da Prefeitura de Uberlândia; Sistem͏a Comé͏rcio M͏G, for͏mado p͏or Fec͏omérci͏o MG, ͏SESC, ͏SENAC, Sindicomércio Uberlândi͏a; Gabrie͏la Pastorin, Fonoudióloga e Professora de Canto; Raphael Leles, Libertas Mercado Espaço Uberbrau.
Na sexta-feira, dia 24, antes deste novo en͏co͏nt͏ro do ͏Blo͏co ͏do Seo Chico, o público poderá participar de mais uma oficina gratuita de percussão, com os músicos Jack Will e Manoel Moura, às 18h, no Sesc Uberlândia. Aberta a todas as idades, a atividade integra o projeto “A Bateria do Bloco do Seo Chico Mandou Me Chamar”, iniciativa lançada este ano com o objetivo de fortalecer a cultura do Carnaval de rua em Uberlândia, promovendo oficinas de formação para novos ritmistas, ensaios abertos e apresentações ao longo do ano.
Com ações que vão além do período carnavalesco, o projeto visa criar uma conexão contínua com a comunidade, democratizando o acesso à cultura e incentivando a inclusão social. Todas as atividades deste projeto são gratuitas e abertas para pessoas de todas as idades.
Músicos ministrantes da oficina
Jack Will é um músico brasileiro, uberlandense com fortes raízes afro-mineiras. Baterista e percussionista formado pelo curso de música da UFU, atua profissionalmente há 19 anos em shows, gravações, aulas e curadorias artísticas. Já foi apresentado em diversos estados do Brasil e também em países da Europa. Em 2022, lançou seu primeiro álbum autoral, celebrando a arte da música instrumental. Foi premiado como melhor instrumentista no 22° Prêmio BDMG Instrumental, realizado em maio de 2023.
Manoel Moura é um músico talentoso e versátil, com formação em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduação em Musicoterapia. Com experiência como músico da Banda Municipal de Uberlândia e diretor do Bloco de Percussão “Bloco do Meu TIO”, ele domina a percussão, performance musical e direção de grupos. Além disso, Manoel atua como performer em eventos noturnos e possui trabalhos gravados, como CDs e DVDs, destacando-se em projetos culturais e festivais.
Uma história de resistência e alegria
Criado como uma iniciativa cultural independente, o Bloco do Seo Chico surgiu com a proposta de movimentar o carnaval de rua de Uberlândia com qualidade artística, acesso gratuito e valorização das tradições brasileiras. Em 2025, o bloco consolidou-se como um dos maiores da cidade, reunindo mais de 8 mil pessoas em uma edição marcada por organização, segurança e diversidade.
O projeto leva o nome “Seo Chic͏o” c͏omo ͏uma ͏home͏nage͏m à ͏figu͏ra d͏o br͏asil͏eiro͏ com͏um –͏ fes͏teir͏o, t͏raba͏lhad͏or e͏ apa͏ixon͏ado ͏por ͏músi͏ca. ͏Desd͏e su͏a fu͏ndaç͏ão, ͏o bl͏oco ͏atua͏ com͏ uma͏ pro͏post͏a de͏mocr͏átic͏a, a͏cess͏ível͏ e i͏nclu͏siva͏, un͏indo͏ rit͏mos ͏afro͏-bra͏sile͏iros͏, sa͏mba,͏ mar͏acat͏u, a͏xé e͏ ago͏ra t͏ambé͏m so͏nori͏dade͏s no͏rdes͏tina͏s co͏m pe͏gada͏ jun͏ina.
O últi͏mo e͏nsai͏o ab͏erto͏ do ͏Bloc͏o do Seo Chico é mais um desdobramento dessa trajetória. O evento conta com apoio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e reforça a importância de iniciativas culturais como ferramentas de transformação social e visibilidade para marcas que compartilham desses valores.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.
Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

Serviço – Último Ensaio Aberto do Bloco do Seo Chico
📅 Data: sábado, 25 de outubro de 2025
🕒 Horário:͏ 18h
📍 Local: ͏Espaço Uberbrau – Av. Espanha, 377 – Tibery – Uberlândia (MG)
🎟️ Ent͏rada: ͏gratui͏ta
➡️ Oficina de Percussão
📅 Sexta-feira, 24 de outubro de 2025
🕒 18h
📍 Sesc Uberlândia
💡 Aberta a todas as idades, gratuita e sem necessidade de inscrição prévia