Equipes de “Linha Viva” e geradores garantem a realização das melhorias e reduzem os impactos para os clientes
A Cemig in͏forma que ͏realizará,͏ na próxim͏a quarta-f͏eira (17),͏ obras de ͏reforço e ͏manutenção͏ preventiv͏a na rede ͏elétrica d͏os bairros͏ Shopping ͏Park e Bur͏itis, em U͏berlândia.͏ A iniciat͏iva visa g͏arantir ma͏ior qualid͏ade e cont͏inuidade n͏o fornecim͏ento de en͏ergia para͏ os client͏es da regi͏ão.
As intervenções incluem a substituição de oito postes, além da instalação de transformadores e cabos nas redes de média e baixa tensão. Também serão executadas outras melhorias estruturais na rede de distribuição.
Para reduzir os impactos aos consumidores, parte dos serviços será realizada com a utilização da técnica de “linha viva”, que permite a execução de atividades com a rede energizada, por meio do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos. Além disso, serão utilizados geradores móveis, que asseguram o fornecimento de energia durante a execução das obras.
O gerente de Distribuição da Cemig em Uberlândia, Cladston Santana, destaca que o uso dessas tecnologias é fundamental para manter a continuidade do serviço.
“Com essas alternativas, conseguiremos manter o fornecimento de energia para a maior parte dos clientes durante os trabalhos, reduzindo as interrupções ao mínimo necessário, como nos pontos onde será feita a substituição de postes”, destaca o gerente.
Para que seja possível realizar as melhorias que vão beneficiar toda a região, será necessário interromper o fornecimento de energia das 12h às 17h, nas seguintes vias: Rua Argemiro Evangelista Ferreira, Rua Claudino José Carvalho, Rua Claudionor Henrique, Rua Ibrantina Penna e Rua Ivete Cordeiro Silva (Shopping Park). Alameda das Carambolas, Alameda do Campo, Alameda dos Ingás e Alameda dos Salgueiros (Buritis).
Manutenção programada
A Cemig também reforça que, com base em inspeções técnicas realizadas em sua rede elétrica, elabora uma programação semanal de obras e manutenções preventivas. Sempre que possível, os serviços são executados sem a necessidade de interrupção no fornecimento. No entanto, em algumas situações, a suspensão temporária da energia elétrica é indispensável para a execução segura das atividades. Essas ações são denominadas interrupções programadas.
Durante o período da interrupção, a companhia orienta que, caso o cliente precise realizar alguma manutenção na instalação elétrica interna de sua residência, desligue previamente a chave geral (disjuntor). Essa medida é essencial para garantir a segurança, uma vez que o restabelecimento da energia poderá ocorrer antes do horário previsto, caso os serviços sejam concluídos antecipadamente.
A Cemig ressalta ainda que, em caso de condições adversas ou imprevistos, os serviços programados poderão ser cancelados sem aviso prévio.
Com essas ações, a Cemig reafirma seu compromisso com a modernização da rede elétrica, a segurança das operações e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.