Estudantes-atletas da nossa universidade representaram o estado de Minas Gerias na competição esportiva universitária mais importante do país
Coloque estudantes-atletas da UFU em um tatame e se prepare para a contagem de medalhas. Jiu-jitsu, karatê e taekwondo, as três artes marciais disputadas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), e o cheerleading, que também depende de tatame para as apresentações, foram os esportes que trouxeram medalhas para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na competição nacional deste ano.
Nas duas últimas semanas, de 8 a 19 de outubro, aconteceu a 71ª edição do JUBs, em Brasília. Cerca de sete mil estudantes participaram da competição, pelas suas respectivas federações estaduais, e a UFU, que competiu pela Federação Universitária Mineira de Esportes (Fume), contou com representantes em nove modalidades: atletismo, cheerleading, jiu-jitsu, karatê, e-sports (futebol eletrônico e League of Legends), natação, taekwondo e vôlei, além da modalidade acadêmico.
No total, a UFU encerrou a participação na edição deste ano com nove medalhas – dois ouros, quatro pratas e três bronzes – e em dois pódios gerais: segundo lugar no cheers e em primeiro no jiu-jitsu. Destaque também para o resultado geral da natação, em que as equipes feminina e masculina ficaram em 5º e 6º lugar, respectivamente. A frente da UFU apenas universidades particulares, ou seja, no ranking de universidades públicas, somos a melhor equipe nas piscinas em ambos os naipes.
Medalhas para coroar uma estreia e a tradição
Conquistar medalhas no karatê e no taekwondo já não é novidade para a UFU. O estudante de Educação Física, Abel da Silva, é a prova disso. Ele conquistou o bronze na edição de 2023, e, neste ano, subiu mais um degrau no pódio e conquistou a prata na categoria –80kg. Outro do curso de Educação Física que também alcançando a segunda ͏medalha no͏s jogos na͏cionais fo͏i o estuda͏nte Davi S͏antos. Em ͏ambas as e͏dições que͏ participo͏u, 2022 e ͏2024, conq͏uistou o b͏ronze no k͏aratê.
Recentemente, a UFU passou a contar com um projeto que oferta aulas de karatê aos estudantes. Intitulado Daigaku Dojo, ele oferece aulas gratuitas da modalidade às segundas, das 19h às 21h, e aos sábados, das 10h às 12h, no Centro de Lutas, que fica localizado no bloco do antigo Restaurante Universitário do campus Santa Mônica.
Davi já͏ pratic͏a o kar͏atê há ͏muito t͏empo, a͏ntes me͏smo de ͏entrar ͏na UFU,͏ desde ͏2011, m͏as valo͏riza a ͏importâ͏ncia do͏ grupo ͏de trei͏namento͏ na uni͏versida͏de para͏ o cres͏cimento͏ da mod͏alidade͏. “Acre͏dito qu͏e para ͏novos a͏lunos, ͏princip͏almente͏ de out͏ras cid͏ades, [͏o proje͏to] tem͏ sido d͏e grand͏e valia͏ e ajud͏a tanto͏ no cre͏sciment͏o do ka͏ratê qu͏anto no͏ educac͏ional, ͏e para ͏a vida ͏também”͏, afirm͏a o med͏alhista͏.
De conquistas já tradicionais para a estreante no nosso quadro de conquistas. O jiu-jitsu da UFU debutou nos jogos e já voltou para casa com o troféu de campeão geral do masculino. O estudante de Gestão da Informação, Alexandre Marques Filho, também foi um dos que estreou na competição e já conquistou medalha de ouro pela delegação. Além de celebrar a vitória, ele também exalta a construção de uma equipe de jiu-jitsu na UFU e o apoio dos colegas de tatame. “O mais importante, nós fizemos uma família. O apoio que recebi de todos os amigos que faziam parte do time foi importantíssimo para minha vitória e tenho certeza de que vou carregar no peito não só a medalha, mas o orgulho e o carinho que sinto por todos do time”, completa Marques Filho.
O treinador da equipe, Diego de Miranda, estudante de Ciência da Computação, é um dos principais responsáveis pela construção da equipe. Com o apoio de outros senseis – de judô, karatê, kung-fu, entre outros – criou o grupo de jiu-jitsu na universidade e busca estruturar o projeto com a Divisão de Esporte e Lazer (Diesu) da UFU. A ideia é que mais pessoas possam integrar o projeto e participar cada vez mais com uma delegação maior. “Em breve começaremos a ter horários de treino fixos no campus Santa Mônica, provavelmente, após as olimpíadas. Manteremos o treinamento e preparação dos atletas para continuarmos tendo um bom desempenho nas competições pela UFU e para desenvolver as habilidades daqueles interessados.” Aos interessados pelo projeto, já é possível entrar em contato com a equipe campeã através do perfil no͏ Instagra͏m.
Por fim, voltando às medalhas tradicionais, o time de cheerleading da UFU mais uma vez marcou presença no pódio da modalidade. Medalhando desde 2022, o UFU Cheer voltou com três conquistas: prata no Group Stunt, bronze no Team Cheer e a segunda colocação no geral. Há três anos a equipe se mantém nesta colocação.
Resulta͏dos da ͏UFU no ͏JUBs 20͏24
- Acadêmico: 7º lugar
- Atletismo: 43º lugar geral no feminino e 39º no masculino
- Cheerleading: 2º lugar geral, com bronze no Group Stunt e prata no Team Cheer
- Jiu-jitsu: 1º lugar geral no masculino, com ouros do Ryan Oliveira, na categoria leve, e Alexandre Marques Filho, na categoria pena; pratas do Matheus Xauan, na categoria pluma, e Paulo Roberto, categoria superpesado; bronze do Paulo Roberto, na categoria absoluto.
- Karatê: 7º lugar geral no masculino, com bronze do Davi Barros, na categoria -67kg
- e-Sports: 5º lugar futebol eletrônico feminino e 7º lugar no League of Legends
- Natação: 5º lugar geral no feminino e 6º no masculino
- Taekwondo: 12º lugar geral no masculino, com prata do Abel da Silva, nos –80kg; e bronze do Lucas Antônio, nos +87kg
- Vôlei: 10º lugar geral da terceira divisão no feminino