Atividade integra a programação da 6ª Mostra de Teatro Casa Aberta e é uma parceria entre a Trupe de Truões e o projeto Da Favela Para o Mundo, de Viçosa (MG)
O último fim de semana da 6ª Mostra de Teatro Casa Aberta traz uma programação diversa e aberta ao público. Neste domingo (7), além do espetáculo “Projeto Separação”, de Daniella Aguiar, com venda de ingressos pelo Sympla, a agenda conta com o intercâmbio artístico “Compartilhando dispositivos de criação cênica” e uma oficina gratuita de passinho, realizada em parceria entre a Trupe de Truões e o projeto Da Favela Para o Mundo, de Viçosa (MG).
A oficina e o
intercâmbio acontecem
conjuntamente
das
9h
às 12h,
na
sede da
Trupe de
Truões (Av.
Ana
Godoy
de Souza,
381
–
Santa Mônica).
Podem
participar crianças
a
partir
de 7
anos, jovens e adultos.
Para garantir a
vaga, é
necessário
preencher
o
formulário de inscrição disponível no
perfil da
Trupe
no
Instagram
(https://www.instagram.com/
Reconhe͏cido em͏ 2024 c͏omo Pat͏rimônio͏ Cultur͏al Imat͏erial d͏o Rio d͏e Janei͏ro, o p͏assinho͏ nasceu͏ nas fa͏velas c͏ariocas͏ e se c͏onsolid͏ou como͏ símbol͏o de cr͏iativid͏ade, re͏sistênc͏ia e id͏entidad͏e da ju͏ventude͏ perifé͏rica. M͏isturan͏do impr͏oviso, ͏musical͏idade e͏ origin͏alidade͏, a ofi͏cina pr͏oporcio͏nará um͏a vivên͏cia que͏ integr͏a os fu͏ndament͏os do p͏assinho͏ com el͏ementos͏ do fun͏k e da ͏dança a͏fro, va͏lorizan͏do suas͏ raízes͏ e tran͏sformaç͏ões. Ap͏ós a at͏ividade͏, haver͏á uma r͏oda de ͏convers͏a com o͏s artis͏tas e u͏m momen͏to de c͏omparti͏lhament͏o de di͏spositi͏vos cên͏icos, c͏onduzid͏o por R͏onan Va͏z, coor͏denador͏ artíst͏ico da ͏Trupe d͏e Truõe͏s.
O projeto Da Favela Para o Mundo, idealizado pelo bailarino Yan Castro, é uma iniciativa cultural que valoriza e difunde expressões artísticas da periferia, transformando vivências da favela em arte. Ainda no domingo (7), às 19h, o grupo apresenta gratuitamente o espetáculo “Olhar Complexo”, na sede da Trupe de Truões. Para Ronan Vaz, este intercâmbio destaca a essência da mostra: “Com a vinda do projeto para Uberlândia, reforçamos ainda mais o desejo de que o público possa conhecer novos artistas, projetos e assistir a espetáculos inéditos na cidade. O encontro entre artistas de diferentes localidades e modos de fazer promovem um processo contínuo de aperfeiçoamento profissional dos artistas envolvidos por meio da troca de experiências”.
SOBRE OS ARTISTAS RESPONSÁVEIS
Com a dança do passinho, Yan Castro e Luide Barros já conquistaram prêmios importantes, como o Circuito Internacional da Dança em Belo Horizonte, em 2019, e o Festival Dança em Movimento em Ubá (MG), em 2022. A dupla também representou Minas Gerais no “Baile do Rabisca”, o maior evento de funk e passinho do Rio de Janeiro.
Ronan é ator, iluminador, figurinista, cenotécnico, professor e pesquisador de teatro. Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é também graduado em Artes Visuais e Artes Cênicas. Ao longo de sua trajetória tem atuado em projetos de teatro, música, dança e audiovisual, principalmente na criação de cenários, figurinos, iluminação e direção de arte. É integrante e gestor do Grupo Teatral Trupe de Truões, onde também atua como diretor e coordenador artístico-pedagógico da Escola de Teatro.
SERVIÇO
Intercâmbio artístico
“Compartilhando dispositivos de criação cênica”, com a Trupe de Truões, e oficina de passinho, com o projeto Da Favela Para o Mundo
Data: 7 de setembro (domingo)
Horário: 9h
Inscrições:
https://forms.gle/
Espetácul͏o “Olhar ͏Complexo”
Data:͏ 7 de͏ sete͏mbro ͏(domi͏ngo)
Horário: 19h
Local: Trupe de Truões – Av. Ana Go͏doy de Sou͏za, 381, S͏anta Mônic͏a
Ingressos:
Gratuitos,
com
retirada
antecipada
pelo
Sympla
(https://www.sympla.com.br/