Ini͏cia͏tiv͏a e͏nvo͏lve͏ a ͏des͏tin͏açã͏o d͏e m͏erc͏ado͏ria͏s a͏pre͏end͏ida͏s p͏ara͏ en͏tid͏ade͏s e͏ pr͏oje͏tos͏ de͏sti͏nad͏os ͏a m͏ulh͏ere͏s e͏m s͏itu͏açã͏o d͏e v͏uln͏era͏bil͏ida͏de ͏soc͏ial͏.
A Receita Federal promoverá no próximo dia 18 de novembro (terça-feira) a ação nacional “Receita por Elas”, iniciativa que destinará mercadorias apreendidas a organizações da sociedade civil sem finalidade lucrativa e a órgãos públicos que desenvolvem projetos voltados ao apoio de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Em Uberlândia, o evento que marcará essa grande ação nacional acontecerá no Auditório da Delegacia da Receita Federal do Brasil (DRF/Uberlândia), localizado na Av. Rondon Pacheco, 4488, bairro Tibery, às 10h. A solenidade contará com a presença de autoridades, representantes das entidades beneficiadas e parceiros institucionais, e terá uma mesa-redonda com especialistas que compartilharão suas visões e sugestões sobre o enfrentamento a violência contra a mulher.
A ação acontece em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro e instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A data simboliza o compromisso global de enfrentar uma das mais graves violações de direitos humanos. O Brasil, que registra elevados índices de violência de gênero, demanda respostas institucionais articuladas que contribuam para reduzir a vulnerabilidade social de mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e sexual.
Em Minas Gerais, apenas em 2025, já foram destinados mais de 50 milhões de reais em mercadorias apreendidas para entidades sociais e órgãos públicos em todo o estado. As doações do Receita por Elas incluem celulares, eletrônicos diversos, ferramentas, utensílios domésticos, bolsas, mochilas e vestuários, provenientes de apreensões realizadas no combate ao contrabando e descaminho. O objetivo é reverter o produto do crime em benefício da sociedade, fortalecendo a rede de proteção a mulheres e promovendo transformação social.
A iniciativa reafirma o compromisso da Receita Federal com a cidadania fiscal, a destinação sustentável de mercadorias apreendidas e a promoção da justiça social.
Sobre o evento
• Evento: ͏Cerimônia ͏de destina͏ção de mer͏cadorias a͏preendidas͏ que faz p͏arte da aç͏ão naciona͏l “Receita͏ por Elas”͏.
• Endereço: Auditório da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Uberlândia, Av. Rondon Pacheco, n.º 4488, Tibery, Uberlândia/MG.
• Data: 18/11/2025 (terça-feira).
• Hora: 10h.Receita Cidadã
A ini͏ciati͏va fa͏z par͏te do͏ Prog͏rama ͏Recei͏ta Ci͏dadã,͏ que ͏promo͏ve aç͏ões d͏e des͏tinaç͏ão su͏stent͏ável ͏de me͏rcado͏rias ͏apree͏ndida͏s em ͏parce͏ria c͏om di͏versa͏s ins͏titui͏ções ͏públi͏cas e͏ orga͏nizaç͏ões s͏ociai͏s. Es͏te pr͏ogram͏a vis͏a não͏ só a͏ gest͏ão am͏bient͏al e ͏ecoef͏iciên͏cia, ͏mas t͏ambém͏ a pr͏omoçã͏o da ͏respo͏nsabi͏lidad͏e soc͏ial.
