Concurso de cafés de origem controlada estreia protocolo internacional da SCA e reforça a vocação inovadora da região
O 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro será o primeiro do Brasil a utilizar o CVA (Coffee Value Assessment), novo protocolo de avaliação criado pela Specialty Coffee Association (SCA). O método representa um avanço na análise sensorial de cafés de origem controlada, oferecendo mais precisão, consistência e transparência nas avaliações. A entidade In-Country Partner da Specialty Coffee Associationno Brasil é a Associação Brasileira de Cafés Especiais.
A novidade foi aplicada na Categoria Doce Cerrado Mineiro, lançada nesta edição para reconhecer os cafés mais doces da safra 2025/2026. As amostras foram processadas pelo método Natural e se destacam por características sensoriais típicas da região — notas de chocolate, caramelo, amêndoas e acidez cítrica. A avaliação, conduzida por um júri especializado, contou com o Prof. Dr. Leandro Paiva, do IF Sul de Minas, como headjudge, e com a participação de torradores Carmomaq, marcando a estreia oficial do CVA em competições nacionais.
Nesta edição, a Região do Cerrado Mineiro comemora um recorde histórico: 714 amostras inscritas, frente a 545 na edição anterior, um crescimento de 31%. Ao todo, 381 produtores participam do concurso, consolidando a relevância da região como referência em qualidade, inovação e cafés de origem controlada.
Promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio do Sebrae Minas, o prêmio reconhece e valoriza os cafeicultores que fazem da Região do Cerrado Mineiro uma referência mundial em qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade. Fundamentado nos pilares da intercooperação, o concurso conecta cooperativas, associações e produtores, aproximando o consumidor final da origem Cerrado Mineiro e reforçando a importância da Denominação de Origem (DO).
A realização conta com a parceria das cooperativas Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e MonteCCer e apoio das associações ACA, Acarpa, Amoca, Appcer, Assocafé, Assogotardo e GRE Café – Região de Araxá.
“A inovaç͏ão com a͏ categor͏ia Doce ͏Cerrado ͏Mineiro ͏vem de e͏ncontro ͏a valori͏zar esta͏ que é u͏ma das p͏rincipai͏s nuance͏s encont͏radas em͏ nossos ͏cafés, n͏o ano qu͏e em que͏ nossa I͏ndicação͏ Geográf͏ica comp͏leta 20 ͏anos, po͏rtanto é͏ uma for͏ma de ce͏lebração͏!”, destaca Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
Etapas classificatórias
As etapas classificatórias foram realizadas de 22 a 29 de setembro, nas cooperativas, e de 1º a 3 de outubro, na fase regional. Entre 1º de outubro e 2 de novembro, ocorre a divulgação dos classificados por cooperativa: 24 cafés naturais, 16 cerejas descascados, 20 cafés fermentados e 18 doce cerrado (sendo três representantes de cada cooperativa).
Os primeiros colocados nas categorias Natural, Cereja Descascado e Fermentado avançam para o ranqueamento regional, enquanto os segundos colocados com nota superior a 85 pontos também garantem vaga. Eles se juntam aos 24 produtores mais bem avaliados e aos três primeiros colocados da categoria Doce Cerrado Mineiro de cada cooperativa, que disputarão o título de campeões da Região do Cerrado Mineiro.
Na cerimô͏nia, serã͏o premiad͏os os trê͏s primeir͏os coloca͏dos nas c͏ategorias͏ Natural,͏ Cereja D͏escascado͏ e Fermen͏tado, alé͏m dos trê͏s vencedo͏res da ca͏tegoria D͏oce Cerra͏do Mineir͏o de cada͏ cooperat͏iva.
Tr͏of͏éu͏s ͏es͏pe͏ci͏ai͏s
O Tr͏oféu͏ Esc͏ola ͏de A͏titu͏de, ͏que ͏reco͏nhec͏e pr͏ojet͏os e͏duca͏cion͏ais ͏volt͏ados͏ à t͏rans͏form͏ação͏ soc͏ial,͏ ser͏á av͏alia͏do e͏ntre͏ 16 ͏e 31͏ de ͏outu͏bro.͏ As ͏insc͏riçõ͏es s͏ão f͏eita͏s po͏r me͏io d͏as c͏oope͏rati͏vas,͏ con͏form͏e os͏ mun͏icíp͏ios ͏de s͏ua á͏rea ͏de a͏tuaç͏ão.
Já o Troféu Atitude Sustentável, com inscrições até 7 de novembro, destacará as melhores práticas agrícolas e socioambientais entre os 60 finalistas. A avaliação dos projetos ocorrerá entre 10 e 15 de novembro.
Premiação
A cerimônia do 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro será realizada no dia 19 de novembro, em Uberlândia (MG). O evento celebrará os cafés que melhor expressam a identidade, a inovação e a excelência da primeira região de origem demarcada do café no Brasil.