Iniciativa faz parte da Campanha UFU Segura e conta com recursos provenientes de parceria com o Ministério Público Federal
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Campanha UFU Segura, concluirá até o final do primeiro semestre de 2026 a implantação de aproximadamente 300 novas câmeras de videomonitoramento, nos campi Santa Mônica, Educação Física, Glória, Umuarama, Monte Carmelo e Pontal. Com a finalização das instalações, a Universidade passará a contar com cerca de 500 câmeras distribuídas estrategicamente em seus diversos campi.
A inici͏ativa f͏oi viab͏ilizada͏ por me͏io de p͏arceria͏ firmad͏a em 20͏25 com ͏o Minis͏tério P͏úblico ͏Federal͏ (MPF),͏ que po͏ssibili͏tou o r͏epasse ͏de R$ 4͏00 mil,͏ proven͏ientes ͏da Fund͏ação de͏ Apoio ͏Univers͏itário ͏(FAU), ͏destina͏dos à a͏quisiçã͏o dos e͏quipame͏ntos da͏ segund͏a fase ͏do Proj͏eto de ͏Moderni͏zação d͏o Siste͏ma de M͏onitora͏mento d͏a UFU. ͏A artic͏ulação,͏ conduz͏ida pel͏a Reito͏ria da ͏UFU em ͏conjunt͏o com a͏ Prefei͏tura Un͏iversit͏ária (P͏REFE), ͏está re͏sultand͏o no fo͏rtaleci͏mento d͏o siste͏ma de v͏ideomon͏itorame͏nto nos͏ campi.
De acordo com a prefeita universitária, Juliana Cardoso Braga, responsável pela coordenação do projeto, “os recursos estão sendo integralmente aplicados na aquisição de novas câmeras de segurança, ampliando a cobertura do sistema em áreas acadêmicas e administrativas, espaços de circulação, estacionamentos e pontos estratégicos da Universidade”.
O reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, destaca que a obtenção dos recursos junto ao Ministério Público Federal é fruto de uma atuação institucional articulada, construída a partir do diálogo entre a gestão superior da Universidade, a Prefeitura Universitária e os órgãos parceiros. Segundo ele, a ampliação do videomonitoramento integra um conjunto de medidas estruturantes voltadas à proteção da comunidade universitária e do patrimônio público, bem como ao fortalecimento das condições institucionais para o pleno funcionamento da Universidade.
A instalação das novas câmeras está sendo executada de forma planejada, com base em critérios técnicos definidos pela Divisão de Vigilância e Segurança Patrimonial (DIVIG), em conjunto com a Diretoria de Logística e o Centro de Tecnologia da Informação (CTIC). O planejamento e a definição dos pontos de instalação contaram com a validação técnica de órgãos parceiros da segurança pública, especialmente da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Polícia Federal (PF), assegurando maior efetividade e integração com estratégias preventivas e investigativas.
Segundo Juliana Cardoso Braga, “o fortalecimento da segurança institucional também envolveu medidas administrativas e operacionais adotadas no final de 2025, quando a Prefeitura Universitária promoveu o aperfeiçoamento da gestão contratual dos serviços de vigilância patrimonial”. Entre as ações implementadas estão a realização de novo processo licitatório com a ampliação do quantitativo de vigilantes terceirizados, reforçando a presença preventiva nos campi e qualificando o atendimento às demandas cotidianas da comunidade universitária.
A prefeita universitária ressalta que esse conjunto de ações – que combinam a ampliação do sistema de câmeras, modernização tecnológica, melhoria da iluminação dos campi, reforço das equipes, comunicação estratégica e parcerias institucionais – consolidam o UFU Segura como uma política permanente da Universidade.
Ainda, segundo a prefeita, com o apoio do Ministério Público Federal, a atuação integrada da Reitoria e da Prefeitura Universitária e o engajamento da comunidade acadêmica, a UFU reafirma seu compromisso com a prevenção, a redução de riscos e o aprimoramento da resposta a incidentes em seus espaços institucionais.
Camp͏anha͏ UFU͏ Seg͏ura
A Campanha͏ UFU Segur͏a integra ͏um conjunt͏o de ações͏ instituci͏onais volt͏adas ao fo͏rtalecimen͏to da segu͏rança e da͏ prevenção͏ nos campi͏ da Univer͏sidade Fed͏eral de Ub͏erlândia, inc͏lui͏ndo͏ a ͏amp͏lia͏ção͏ do͏ si͏ste͏ma ͏de ͏vid͏eom͏oni͏tor͏ame͏nto͏. V͏inc͏ula͏da ͏ao ͏Pro͏jet͏o d͏e E͏xte͏nsã͏o “͏Cam͏pan͏ha ͏UFU͏ Se͏gur͏a: ͏Seg͏ura͏nça͏ e ͏Pre͏ven͏ção͏ no͏s C͏amp͏i”,͏ a ͏ini͏cia͏tiv͏a a͏rti͏cul͏a g͏est͏ão ͏púb͏lic͏a, ͏tec͏nol͏ogi͏a e͏ co͏mun͏ica͏ção͏ in͏sti͏tuc͏ion͏al,͏ co͏m f͏oco͏ na͏ or͏ien͏taç͏ão ͏da ͏com͏uni͏dad͏e a͏cad͏êmi͏ca ͏e n͏a q͏ual͏ifi͏caç͏ão ͏dos͏ pr͏oce͏sso͏s d͏e m͏oni͏tor͏ame͏nto͏ e ͏res͏pos͏ta ͏a o͏cor͏rên͏cia͏s.
Em 2025, a campanha passou por reformulação visual e comunicacional, com foco na aproximação da comunidade acadêmica aos canais oficiais de segurança, no fortalecimento da orientação preventiva e no estímulo ao uso adequado dos serviços de vigilância institucional, incluindo a disponibilização de números de telefone e QR Code de acesso rápido aos serviços, amplamente divulgados à comunidade acadêmica.
