O Dia dos Namorados de 2025 impulsionou o comércio varejista mineiro, com 32,3% dos empresários registrando vendas superiores às do mesmo período em 2024. Dentre aqueles que observaram crescimento, a maioria (60,9%) estima um aumento entre 10,1% e 30%, conforme recente levantamento da área de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG. A data, celebrada em uma quinta-feira neste ano, reforçou seu apelo emocional e comercial, movimentando diversos setores.
O levantamento buscou captar a percepção, as estratégias e as tendências adotadas pelos empresários do comércio varejista de Minas Gerais para aproveitar o ambiente de negócios gerado pelo Dia dos Namorados. Os resultados indicam um cenário positivo para uma parcela significativa dos comerciantes. “O Dia dos Namorados é uma das datas estratégicas que encerra o calendário promocional do primeiro semestre. É animador ver que uma parcela expressiva dos comerciantes conseguiu superar as vendas do ano anterior”, afirma Devid Lima, supervisor de Pesquisa da Fecomércio MG. “Isso demonstra a capacidade de adaptação e o empenho dos empresários em investir em ações estratégicas para atrair e engajar os consumidores,” completa.
Ações como promoções e liquidações (51,0%), divulgações em redes sociais (48,4%) e estratégias de vitrine (32,7%) foram adotadas por 93,6% dos entrevistados para impulsionar os resultados. Essa proatividade contribuiu para que 42,6% dos empresários tivessem suas expectativas plenamente atendidas ou superadas. “O levantamento reforça a importância de ações planejadas e direcionadas para datas comemorativas. As estratégias de marketing digital e as promoções continuam sendo ferramentas poderosas para atrair clientes, atingir e até superar resultados”, complementa Devid.
O ticket médio mais frequente ficou entre R$ 70,01 e R$ 200,00, refletindo um consumo moderado, mas consistente, por parte dos clientes.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2͏022, a ͏Federaç͏ão tem ͏se dest͏acado n͏a agend͏a públi͏ca, pro͏movendo͏ discus͏sões so͏bre a i͏mportân͏cia do ͏setor p͏ara o d͏esenvol͏vimento͏ econôm͏ico de ͏Minas G͏erais. ͏A Fecom͏ércio M͏G traba͏lha em ͏estreit͏a colab͏oração ͏com a C͏onfeder͏ação Na͏cional ͏do Comé͏rcio (C͏NC), pr͏esidida͏ por Jo͏sé Robe͏rto Tad͏ros, pa͏ra defe͏nder os͏ intere͏sses do͏ setor ͏em âmbi͏to muni͏cipal, ͏estadua͏l e fed͏eral. A͏ Federa͏ção bus͏ca melh͏ores co͏ndições͏ tribut͏árias p͏ara as ͏empresa͏s e cel͏ebra co͏nvençõe͏s colet͏ivas de͏ trabal͏ho, alé͏m de of͏erecer ͏benefíc͏ios que͏ visam ͏o forta͏lecimen͏to do c͏omércio͏. Com 8͏6 anos ͏de atua͏ção, a ͏Fecomér͏cio MG ͏é funda͏mental ͏para tr͏ansform͏ar a vi͏da dos ͏cidadão͏s e imp͏ulsiona͏r a eco͏nomia m͏ineira.