Neste sábado, 7 de setembro, será celebrado 202 anos de independência do Brasil. Mais do que um marco histórico, a data é um convite à reflexão sobre os rumos do país. Em um cenário de desafios econômicos, sociais e políticos, o espírito de independência ganha novas interpretações, especialmente em um ano de eleições municipais.
Para os candidatos, o momento é importante para resgatar o compromisso com a construção de um Brasil mais justo e democrático, a partir de uma gestão municipal comprometida com a ética e com o povo. Para o candidato da coligação “Uberlândia Pode Mais”, Leonídio (PSDB-Cidadania), a independência passa por garantir a população acesso à educação, emprego, transporte público eficiente, saúde de qualidade e por fortalecer as instituições democráticas, pilares essenciais da nossa nação.
Em Uberlândia, acontece a partir das 8h, na Praça Tubal Vilela, o tradicional desfile de 7 de Setembro, que deve reunir mais de 1,5 mil pessoas. Forças armadas, civis e estudantes desfilam pela avenida Floriano Peixoto até a rua Goiás. Leonídio e Galassi (Republicanos) participarão do evento, quando terão a oportunidade de conversar com as pessoas e falar de suas propostas para administrarem Uberlândia a partir de 2025.
“Precisamo͏s trazer à͏ tona disc͏ussões sob͏re o papel͏ da cidade͏ no desenv͏olvimento ͏regional e͏ na criaçã͏o de novas͏ oportunid͏ades para ͏seus cidad͏ãos. Polít͏icas públi͏cas que in͏centivem o͏ crescimen͏to econômi͏co e a inc͏lusão soci͏al são vis͏tas como f͏undamentai͏s para rea͏firmar o c͏aminho de ͏progresso ͏e autonomi͏a. Portant͏o, 7 de Se͏tembro vai͏ além da c͏elebração ͏histórica,͏ é um cham͏ado à ação͏ política ͏concreta, ͏em busca d͏e um Brasi͏l mais for͏te e sober͏ano”, afir͏mou Leoníd͏io.
Leonídio͏ Bouças
Médico, professor, empresário e produtor rural, eleito vereador em 1988, vice-presidente da Câmara Municipal de Uberlândia em 1989 e 1990, assumindo em 1991 a presidência da Casa. Em 1992, ingressou no Executivo como vice-prefeito de Uberlândia, ao lado de Paulo Ferolla. Exerceu também o cargo de secretário municipal de Habitação e Meio Ambiente em 1994, ano este que elegeu-se Deputado Estadual por Minas Gerais, pela primeira vez, sendo o mais votado no Triângulo Mineiro. Foi secretário municipal de Serviços Urbanos e também de Agropecuária e Abastecimento. Em 2007 foi diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado do Estado (INDI). Em 2012, voltou para a Assembleia Legislativa e em 2015 foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça da ALMG. Atualmente está em seu sexto mandato. No setor privado, atua como empresário na área da educação e do agronegócio, através da produção de grãos e carne.
Gustavo Galassi
Gustavo Galassi Gargalhone é nascido em Uberlândia, filho de Lione Gargalhone e Regina Galassi Gargalhone e neto do ex-prefeito Virgílio Galassi. Casado com Ana Cândida Guimarães, é pai de Otávio e Virgílio. Formado em agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia, é empresário e foi presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, na gestão 2018/2020.