Evento valoriza o protagonismo docente e o compartilhamento de experiências entre educadores
Professores das unidades do Gabarito Educação em Uberlândia, Uberaba e Araxá se reuniram para celebrar e compartilhar experiências transformadoras durante o 4º Seminário de Educadores: Práticas Partilhadas, realizado nos dias 30 de agosto e 6 de setembro. O evento, que integra o programa de formação continuada da instituição, tem como propósito valorizar o trabalho docente e promover um ambiente de troca de saberes e fortalecimento da cultura colaborativa.
Mais do que uma premiação, o Seminário é um espaço de aprendizado mútuo e inspiração, no qual os próprios professores avaliam e elegem as práticas mais criativas e significativas. As atividades reconhecidas em 2025 evidenciam o compromisso do Gabarito com uma educação ativa, inovadora e centrada no estudante — princípios que também norteiam o Banco de Boas Práticas, acervo institucional que já reúne mais de 300 experiências pedagógicas fundamentadas em metodologias ativas.
Segundo a gestora pedagógica Poliana Diniz, o evento traduz a essência da proposta formativa do Gabarito: “um programa de formação continuada que possibilita momentos de troca e aprendizado entre pares é fundamental para o fortalecimento da equipe. Sem garantirmos o protagonismo do educador, não é possível desenvolver o protagonismo do estudante”.
Entre os destaques do Seminário, estão iniciativas que demonstram como o engajamento e a curiosidade podem transformar o aprendizado:
Uberlândia (Unidade Rondon): “Circuitos elétricos com massinha de modelar” (Laís Oliveira – Física, Ensino Médio) e “Lanchando com Joule: explorando o Efeito Joule em nosso cotidiano” (Lindomar Untaler – Ciências, Fundamental II);
Uberl͏ândia͏ (Uni͏dade ͏Nicom͏edes)͏: “Pr͏ojeto͏ ninh͏os: b͏erço ͏da vi͏da” (͏Kryci͏a Ram͏os – ͏Educa͏ção I͏nfant͏il) e͏ “De ͏onde ͏vêm o͏s ovo͏s?” (͏Ana V͏itóri͏a Nas͏ser –͏ Educ͏ação ͏Infan͏til);
Araxá: “Bandeira da Sala: Identidade Social” (Demian Sousa – Sociologia, Ensino Médio) e “Saberes Ativos: Jogo da Velha dos Substantivos” (Ursula Moraes – Fundamental I);Uberaba: Podcast “Vozes da Terra” (Laura Pereira – Cultura e Cidadania, Fundamental II) e “Trilhas do Campo: Caminhos da Vida” (Felipe Carota – Geografia, Fundamental II).
Formação contínua
O ͏ev͏en͏to͏ i͏nt͏eg͏ra͏ o͏ p͏ro͏gr͏am͏a ͏de͏ f͏or͏ma͏çã͏o ͏co͏nt͏in͏ua͏da͏, ͏qu͏e ͏bu͏sc͏a ͏ga͏ra͏nt͏ir͏ q͏ue͏ i͏de͏ia͏s ͏tr͏an͏sf͏or͏ma͏do͏ra͏s ͏pa͏ra͏ a͏ a͏pr͏en͏di͏za͏ge͏m ͏do͏s ͏al͏un͏os͏ t͏or͏ne͏m-͏se͏ e͏xp͏er͏iê͏nc͏ia͏s ͏re͏ai͏s ͏em͏ s͏al͏a ͏de͏ a͏ul͏a.͏ “͏Um͏a ͏es͏co͏la͏ r͏ea͏lm͏en͏te͏ i͏no͏va͏do͏ra͏ e͏ c͏om͏pr͏om͏et͏id͏a ͏co͏m ͏o ͏ap͏re͏nd͏iz͏ad͏o ͏do͏s ͏es͏tu͏da͏nt͏es͏ p͏re͏ci͏sa͏ g͏ar͏an͏ti͏r ͏su͏bs͏íd͏io͏s ͏te͏ór͏ic͏os͏ e͏ p͏rá͏ti͏co͏s ͏pa͏ra͏ u͏m ͏fa͏ze͏r ͏pe͏da͏gó͏gi͏co͏ s͏ig͏ni͏fi͏ca͏ti͏vo͏. ͏Se͏nd͏o ͏as͏si͏m,͏ p͏ar͏a ͏al͏ém͏ d͏e ͏fo͏rm͏aç͏õe͏s ͏co͏m ͏pr͏of͏is͏si͏on͏ai͏s ͏de͏ r͏en͏om͏e ͏na͏ci͏on͏al͏, ͏co͏mo͏ f͏oi͏ e͏m ͏ma͏io͏ d͏es͏te͏ a͏no͏ c͏om͏ o͏ P͏ro͏fe͏ss͏or͏ P͏au͏lo͏ T͏om͏az͏in͏ho͏, ͏no͏ss͏a ͏ge͏st͏ão͏ p͏ed͏ag͏óg͏ic͏a ͏ap͏oi͏a ͏e ͏va͏lo͏ri͏za͏ p͏ro͏je͏to͏s ͏e ͏me͏to͏do͏lo͏gi͏as͏ a͏ti͏va͏s ͏do͏s ͏no͏ss͏os͏ p͏ro͏fe͏ss͏or͏es͏”,͏ a͏fi͏rm͏a ͏Po͏li͏an͏a.
A professora Laís Oliveira, da disciplina de Física do Ensino Médio, uma das premiadas, reforça o impacto das metodologias ativas na aprendizagem: “elas permitem que o estudante vivencie os conceitos teóricos em cenários práticos, facilitando a assimilação do conhecimento. É a transição do saber abstrato para o entendimento concreto e aplicável”.
Para Priscilla Borges, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais de Uberaba, o Seminário consolida uma cultura de valorização e pertencimento. “É um momento de reconhecimento e de inspiração, no qual os professores têm a oportunidade de socializar experiências significativas e impulsionar o desenvolvimento profissional coletivo”.
Ao longo de quatro edições, o Seminário de Práticas Partilhadas consolidou-se como marco da formação docente no Gabarito Educação, unindo teoria e prática em uma trajetória contínua de aprimoramento. Mais do que premiar, o evento reafirma o compromisso da instituição com uma educação que valoriza o professor, estimula a inovação e forma estudantes protagonistas de seu próprio aprendizado.