Avenida Brasil e Cidade de Deus são as produções mais assistidas por latino-americanos, revela pesquisa
Um estudo* realizado pela Preply, plataforma de aprendizado que conecta alunos e professores online, identificou as principais preferências de consumo audiovisual de moradores de sete países da América Latina, incluindo o Brasil. O material mostra ainda que 50% dos respondentes da Argentina, da Colômbia, do Chile, do México, do Paraguai e do Peru assistiram pelo menos uma vez às novelas brasileiras e 33% deles tiveram contato com algum filme brasileiro.
Segundo o levantamento da Preply, algumas produções de grande sucesso lideram o ranking das mais vistas pelos países de origem hispânica. O destaque é para Avenida Brasil, que é a novela brasileira mais vista por 45% dos entrevistados, com O Clone em segundo lugar (41%) e Escrava Isaura como terceira colocada (35%).
Já quand͏o pergun͏tados so͏bre os l͏ongas pr͏eferidos͏, Cidade͏ de Deus͏ está à ͏frente d͏os demai͏s para 3͏4% dos r͏esponden͏tes, seg͏uido por͏ Dona Fl͏or e Seu͏s Dois M͏aridos (͏29%) e T͏ropa de ͏Elite (2͏2%). No ͏Brasil, ͏o filme ͏estrelad͏o por Wa͏gner Mou͏ra é o f͏avorito ͏para 77%͏, com Mi͏nha Mãe ͏é uma Pe͏ça (70%)͏ em segu͏ndo luga͏r e Cida͏de de De͏us e O A͏uto da C͏ompadeci͏da (69%)͏ empatad͏os logo ͏após em ͏terceiro͏.
Um outr͏o dado ͏interes͏sante o͏btido p͏ela Pre͏ply é q͏ue 66% ͏dos par͏aguaios͏ já ass͏istiram͏ novela͏s brasi͏leiras,͏ ou sej͏a, 16% ͏acima d͏a média͏ do con͏tinente͏. Por o͏utro la͏do, a p͏orcenta͏gem mex͏icana é͏ mais b͏aixa: a͏penas 2͏6% tive͏ram ace͏sso a e͏sse tip͏o de co͏nteúdo ͏naciona͏l.
Produções nacionais dominam preferência dos latino-americanos
Apesar da forte influência de conteúdos cinematográficos norte-americanos nos países da América Latina, todos os territórios pesquisados, inclusive o Brasil, afirmaram que assistem mais às próprias produções nacionais do que às obras hollywoodianas. O destaque é do México, onde 91% dos entrevistados consomem conteúdos da sua própria nação, frente à média de 64% da região.
Assim, as séries e os filmes dos Estados Unidos ficam em segundo lugar nessa listagem, seguidos da preferência dos latino-americanos por conteúdos espanhóis (53%), com exceção do brasileiros, que optaram pelos mexicanos (47%).
Além disso, foi descoberto que 48% dos países de língua espanhola preferem ver produções cinematográficas estrangeiras com legendas nesse idioma, enquanto 46% dos brasileiros assistem às obras internacionais de forma dublada em português e outros 43% optam pelas legendas na mesma língua.
Por fim, o estudo detalhou os motivos por trás dos países da América Hispânica assistirem conteúdos audiovisuais brasileiros. Para 33% dos entrevistados, o enredo é o fator mais atraente, sendo que as recomendações positivas de amigos e familiares estão em segundo lugar, com 32%. Além disso, 27% afirmaram que consomem filmes e novelas do Brasil para aprender português, sendo que os paraguaios (42%) se destacam nesse quesito.
Confira o Top 10 das novelas brasileiras mais assistidas na América Latina
- Avenida Brasil – 45%
- O Clone – 41%
- Escrava Isaura – 35%
- Pantanal – 23%
- Terra Nostra – 22%
- Laços de Família – 17%
- A Cor do Pecado – 16%
- Rei do Gado – 16%
- Coração de Mãe – 11%
- Orgulho e Paixão – 10%
Confira Top 10 dos filmes brasileiros mais assistidos na América Latina
- Cidade de Deus – 34%
- Dona Flor e Seus Dois Maridos – 29%
- Tropa de Elite – 22%
- Pai em Dobro – 14%
- Estação Central do Brasil – 12%
- Sete Prisioneiros – 11%
- Modo Av͏ião – 9%
- Que Horas Ela Volta – 8%
- Deus é Brasileiro – 7%
- Mônica͏ e Seu͏s Amig͏os – 6%
Metodologia
*A pesquisa da Preply foi realizada em setembro de 2023 e entrevistou ao todo 1.147 pessoas do Brasil, da Argentina, da Colômbia, do Chile, do México, do Paraguai e do Peru por meio de questionários online. O estudo listou os principais filmes, séries, minisséries e novelas nacionais para avaliar os mais vistos pelos países de origem hispânica e questionou os entrevistados sobre as preferências pelas origens dos títulos assistidos e sobre o uso de legendas para consumir os conteúdos.