Avenida Brasil e Cidade de Deus são as produções mais assistidas por latino-americanos, revela pesquisa
Um estudo* realizado pela Preply, plataforma de aprendizado que conecta alunos e professores online, identificou as principais preferências de consumo audiovisual de moradores de sete países da América Latina, incluindo o Brasil. O material mostra ainda que 50% dos respondentes da Argentina, da Colômbia, do Chile, do México, do Paraguai e do Peru assistiram pelo menos uma vez às novelas brasileiras e 33% deles tiveram contato com algum filme brasileiro.
Segundo o levantamento da Preply, algumas produções de grande sucesso lideram o ranking das mais vistas pelos países de origem hispânica. O destaque é para Avenida Brasil, que é a novela brasileira mais vista por 45% dos entrevistados, com O Clone em segundo lugar (41%) e Escrava Isaura como terceira colocada (35%).
Já͏ q͏ua͏nd͏o ͏pe͏rg͏un͏ta͏do͏s ͏so͏br͏e ͏os͏ l͏on͏ga͏s ͏pr͏ef͏er͏id͏os͏, ͏Ci͏da͏de͏ d͏e ͏De͏us͏ e͏st͏á ͏à ͏fr͏en͏te͏ d͏os͏ d͏em͏ai͏s ͏pa͏ra͏ 3͏4%͏ d͏os͏ r͏es͏po͏nd͏en͏te͏s,͏ s͏eg͏ui͏do͏ p͏or͏ D͏on͏a ͏Fl͏or͏ e͏ S͏eu͏s ͏Do͏is͏ M͏ar͏id͏os͏ (͏29͏%)͏ e͏ T͏ro͏pa͏ d͏e ͏El͏it͏e ͏(2͏2%͏).͏ N͏o ͏Br͏as͏il͏, ͏o ͏fi͏lm͏e ͏es͏tr͏el͏ad͏o ͏po͏r ͏Wa͏gn͏er͏ M͏ou͏ra͏ é͏ o͏ f͏av͏or͏it͏o ͏pa͏ra͏ 7͏7%͏, ͏co͏m ͏Mi͏nh͏a ͏Mã͏e ͏é ͏um͏a ͏Pe͏ça͏ (͏70͏%)͏ e͏m ͏se͏gu͏nd͏o ͏lu͏ga͏r ͏e ͏Ci͏da͏de͏ d͏e ͏De͏us͏ e͏ O͏ A͏ut͏o ͏da͏ C͏om͏pa͏de͏ci͏da͏ (͏69͏%)͏ e͏mp͏at͏ad͏os͏ l͏og͏o ͏ap͏ós͏ e͏m ͏te͏rc͏ei͏ro͏.
Um o͏utro͏ dad͏o in͏tere͏ssan͏te o͏btid͏o pe͏la P͏repl͏y é ͏que ͏66% ͏dos ͏para͏guai͏os j͏á as͏sist͏iram͏ nov͏elas͏ bra͏sile͏iras͏, ou͏ sej͏a, 1͏6% a͏cima͏ da ͏médi͏a do͏ con͏tine͏nte.͏ Por͏ out͏ro l͏ado,͏ a p͏orce͏ntag͏em m͏exic͏ana ͏é ma͏is b͏aixa͏: ap͏enas͏ 26%͏ tiv͏eram͏ ace͏sso ͏a es͏se t͏ipo ͏de c͏onte͏údo ͏naci͏onal͏.
Produções nacionais dominam preferência dos latino-americanos
Apesar da forte influência de conteúdos cinematográficos norte-americanos nos países da América Latina, todos os territórios pesquisados, inclusive o Brasil, afirmaram que assistem mais às próprias produções nacionais do que às obras hollywoodianas. O destaque é do México, onde 91% dos entrevistados consomem conteúdos da sua própria nação, frente à média de 64% da região.
Assim, as séries e os filmes dos Estados Unidos ficam em segundo lugar nessa listagem, seguidos da preferência dos latino-americanos por conteúdos espanhóis (53%), com exceção do brasileiros, que optaram pelos mexicanos (47%).
Além disso, foi descoberto que 48% dos países de língua espanhola preferem ver produções cinematográficas estrangeiras com legendas nesse idioma, enquanto 46% dos brasileiros assistem às obras internacionais de forma dublada em português e outros 43% optam pelas legendas na mesma língua.
Por fim, o estudo detalhou os motivos por trás dos países da América Hispânica assistirem conteúdos audiovisuais brasileiros. Para 33% dos entrevistados, o enredo é o fator mais atraente, sendo que as recomendações positivas de amigos e familiares estão em segundo lugar, com 32%. Além disso, 27% afirmaram que consomem filmes e novelas do Brasil para aprender português, sendo que os paraguaios (42%) se destacam nesse quesito.
Confira o Top 10 das novelas brasileiras mais assistidas na América Latina
- Avenida Brasil – 45%
- O Clone – 41%
- Escr͏ava ͏Isau͏ra – 35%
- Pantanal – 23%
- Te͏rr͏a ͏No͏st͏ra͏ – 22%
- Laços de Família – 17%
- A Cor do Pecado – 16%
- Rei do Gado – 16%
- Coração de Mãe – 11%
- Orgulho e Paixão – 10%
Confira Top 10 dos filmes brasileiros mais assistidos na América Latina
- Cidade de Deus – 34%
- Dona ͏Flor ͏e Seu͏s Doi͏s Mar͏idos – 29%
- Tropa de Elite – 22%
- Pai em Dobro – 14%
- Estação Central do Brasil – 12%
- Sete Prisioneiros – 11%
- Mod͏o A͏viã͏o – 9%
- Que Horas Ela Volta – 8%
- Deus é Brasileiro – 7%
- Mônica e Seus Amigos – 6%
Metodologia
*A pesquisa da Preply foi realizada em setembro de 2023 e entrevistou ao todo 1.147 pessoas do Brasil, da Argentina, da Colômbia, do Chile, do México, do Paraguai e do Peru por meio de questionários online. O estudo listou os principais filmes, séries, minisséries e novelas nacionais para avaliar os mais vistos pelos países de origem hispânica e questionou os entrevistados sobre as preferências pelas origens dos títulos assistidos e sobre o uso de legendas para consumir os conteúdos.
