Maria Eliza, 18, aluna da Plataforma Professor Ferretto, foi aprovada na UFTM um dos vestibulares mais disputados de Minas Gerais
Medicina é um dos cursos mais cobiçados por diversos estudantes, e não foi diferente para a mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais.
Maria Eliza conta que, ainda na escola, já pensava na preparação para o Vestibular. “Sempre tive em mente que tinha que estudar para passar nos vestibulares, independentemente do curso em que quisesse entrar. Então, desde o nono ano do fundamental, comecei a me dedicar mais aos estudos, relembra a jovem. “Em 2020, assinei a Plataforma Professor Ferretto como complemento escolar, pois sabia que iria me auxiliar durante a preparação para ingressar na faculdade”, diz.
Rotina de estudos
“Durante o período da manhã eu ia para escola normalmente, e no período da tarde focava em fazer questões do que tinha visto de manhã’’, conta a estudante, que preferiu se preparar por etapas. “Nos dois primeiros anos do Ensino Médio eu foquei mais na parte teórica, e durante o terceiro ano, aumentei o volume de questões e de simulados, e na teoria só assistia revisões de alguns pontos que haviam passador”.
Para o diretor e professor de Química da Plataforma Professor Ferretto, Michel Arthaud, os vestibulandos precisam ter um cronograma de estudos bem organizado, que se encaixe às suas necessidades. “É importante cada estudante saber o que e como irá estudar, e quais serão os focos. Essa etapa é importante para traçar metas e chegar onde se almeja”, resume o docente.
Prioridades claras
Durante o Ensino Médio, é importante absorver e desenvolver a maior quantidade de conteúdos possíveis, mas de acordo com Maria Eliza, não se cobrava um desempenho 100% em relação às notas. “Percebi que não havia necessidade de me preocupar com notas altas. Sempre tive uma boa performance no meu boletim, mas durante o meu último ano, passei com notas medianas e foquei no Vestibular. Claro que não deixei de estudar para a escola, mas entendi que minhas notas escolares não iriam valer para garantir a minha entrada na universidade “, explica.
Além de ficar imersa nos estudos para Vestibular, a mineira conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.
Ser resiliente
Muitos vestibulandos se abalam quando vão mal em alguma prova, ou mesmo ainda têm dúvidas se escolheram o curso certo, o que pode causar ansiedade e afetar o desempenho. “É normal ter algumas incertezas em relação à graduação escolhida, por isso é importante focar na prática da profissão e não somente nas matérias da universidade. Além disso, se o desempenho em uma prova for ruim, o mais importante é não se deixar abalar e tentar novamente, orienta Arthaud.
“Quando fiz a prova da UNICAMP, na correção vi que não ia passar por uma questão. Bateu aquela insegurança, mas não me deixei ser tomada por isso e fui tranquila fazer as demais provas”, relembra a estudante. Ela conta que o apoio familiar fez toda a diferença. “Meus pais entendiam as dificuldades de ser aprovado no Vestibular e me ajudavam a pesquisar sobre o curso, traziam dicas de estudos de conhecidos ou do que encontram na internet, para conseguir aplicar no meu dia a dia”, finaliza a jovem.

