Mineira é aprovada em 1° lugar em Medicina, em um dos vestibulares mais concorridos do estado, estudando pela internet

Maria Eliza, 18, aluna da Plataforma Professor Ferretto, foi aprovada na UFTM um dos vestibulares mais disputados de Minas Gerais

Medicina é um dos cursos mais cobiçados por diversos estudantes, e não foi diferente para a mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais.
Maria Eliza conta que, ainda na escola, já pensava na preparação para o Vestibular. “Sempre tive em mente que tinha que estudar para passar nos vestibulares, independentemente do curso em que quisesse entrar. Então, desde o nono ano do fundamental, comecei a me dedicar mais aos estudos, relembra a jovem. “Em 2020, assinei a Plataforma Professor Ferretto como complemento escolar, pois sabia que iria me auxiliar durante a preparação para ingressar na faculdade”, diz.

Rotina de estudos

Durante o período da manhã eu ia para escola normalmente, e no período da tarde focava em fazer questões do que tinha visto de manhã’’, conta a estudante, que preferiu se preparar por etapas. “Nos dois primeiros anos do Ensino Médio eu foquei mais na parte teórica, e durante o terceiro ano, aumentei o volume de questões e de simulados, e na teoria só assistia revisões de alguns pontos que haviam passador”.

 

Para o diretor e professor de Química da Plataforma Professor Ferretto, Michel Arthaud, os vestibulandos precisam ter um cronograma de estudos bem organizado, que se encaixe às suas necessidades. “É importante cada estudante saber o que e como irá estudar, e quais serão os focos. Essa etapa é importante para traçar metas e chegar onde se almeja”, resume o docente.

 

Prioridades claras

Durante o Ensino Médio, é importante absorver e desenvolver a maior quantidade de conteúdos possíveis, mas de acordo com Maria Eliza, não se cobrava um desempenho 100% em relação às notas. “Percebi que não havia necessidade de me preocupar com notas altas. Sempre tive uma boa performance no meu boletim, mas durante o meu último ano, passei com notas medianas e foquei no Vestibular. Claro que não deixei de estudar para a escola, mas entendi que minhas notas escolares não iriam valer para garantir a minha entrada na universidade “, explica.

 

Além de ficar imersa nos estudos para Vestibular, a mineira conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

 

Ser resiliente

Muitos vestibulandos se abalam quando vão mal em alguma prova, ou mesmo ainda têm dúvidas se escolheram o curso certo, o que pode causar ansiedade e afetar o desempenho. “É normal ter algumas incertezas em relação à graduação escolhida, por isso é importante focar na prática da profissão e não somente nas matérias da universidade. Além disso, se o desempenho em uma prova for ruim, o mais importante é não se deixar abalar e tentar novamente, orienta Arthaud.

 

“Quando fiz a prova da UNICAMP, na correção vi que não ia passar por uma questão. Bateu aquela insegurança, mas não me deixei ser tomada por isso e fui tranquila fazer as demais provas”, relembra a estudante. Ela conta que o apoio familiar fez toda a diferença. “Meus pais entendiam as dificuldades de ser aprovado no Vestibular e me ajudavam a pesquisar sobre o curso, traziam dicas de estudos de conhecidos ou do que encontram na internet, para conseguir aplicar no meu dia a dia”, finaliza a jovem.

Comente: