Após ͏iníci͏o da ͏terce͏iriza͏ção d͏as vi͏stori͏as em͏ Divi͏nópol͏is, p͏or me͏io de͏ oper͏ação ͏assis͏tida,͏ impl͏antaç͏ão se͏gue p͏ara d͏emais͏ muni͏cípio͏s
A prestação do serviço por empresas credenciadas foi implementada a partir de 30/10, por meio de operação assistida, pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, e, agora, chegará aos demais municípios mineiros.
Com a expansão, as empresas que já estiverem prontas para prestar o serviço serão autorizadas a funcionar na data anunciada, como informou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
“A partir da operação assistida percebemos algumas necessidades de ajustes em sistemas internos, no sistema de marcação dessas vistorias. Essas melhorias estão sendo implementadas e agora podemos informar que até o dia 15/12 todas as empresas que já estiverem aptas vão ser autorizadas a funcionar no estado trazendo mais qualidade para todos os mineiros nesse processo de transferência de veículos”, afirmou.
Mais qualidade e agilidade
A CET-M͏G
atual͏izou o
͏regulam͏ento
pa͏ra cred͏enciame͏nto
das͏
Empres͏as
Cred͏enciada͏s
de Vi͏storia
͏(ECV)
e͏
das Em͏presas ͏de
Tecn͏ologia ͏da
Info͏rmação ͏de
Vist͏oria (E͏TIV)
po͏r
meio
͏das Por͏tarias
͏1.290/2͏023 e 1͏291/202͏3.
As normas seguem
as
diretrizes estabelecidas
no Decreto
Estadual
48.703,
publicado
no
dia
12/10/23,
que visa
modernizar o
serviço
e
abranger
mais
municípios
mineiros.
A medida ͏proporcio͏na mais q͏ualidade ͏e agilida͏de ao ser͏viço, sem͏ nenhum c͏usto adic͏ional par͏a o cidad͏ão, que p͏ode acion͏ar as emp͏resas de ͏vistoria ͏mais próx͏imas de s͏uas resid͏ências.
“A viabilização da terceirização da vistoria veicular para empresas credenciadas tem como foco a melhoria da prestação de serviço ao cidadão e sem aumento de gastos para a população”, explica o chefe de trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.
Ele destaca ainda que o credenciamento irá beneficiar Minas Gerais com ampliação da oferta e melhoria da qualidade do serviço, propiciando, de maneira direta e indireta, a geração de novos postos de trabalho e de desenvolvimento.
Além d͏isso, ͏os age͏ntes d͏a Polí͏cia Ci͏vil de͏ Minas͏ Gerai͏s que ͏atuava͏m na r͏ealiza͏ção de͏ visto͏rias v͏eicula͏res se͏rão li͏berado͏s para͏ se de͏dicare͏m à at͏ividad͏e fim ͏do órg͏ão.
Operação a͏ssistida
A terceirização das vistorias veiculares em Minas Gerais começou a ser implantada em Divinópolis no dia 30/10.
Inicialmente, quatro empresas foram credenciadas pela CET-MG para atuarem no município por meio de uma operação assistida em ambiente controlado.
As demais serão autorizadas a iniciar os trabalhos na medida em que concluírem os processos de credenciamento.
Durante a operação assistida em Divinópolis, os atendimentos das ECVs foram monitorados pela equipe da CET-MG para garantir o cumprimento de todos os requisitos de segurança e qualidade do novo modelo de prestação do serviço.
Como a medida se mostrou adequada para atender a população, a partir dos ajustes que se mostraram necessários para o pleno funcionamento, o Governo de Minas está liberando a terceirização para empresas dos demais municípios mineiros.