O Campo Experimental Getúlio Vargas, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, recebeu nessa quarta-feira (11/10) um Dia de Campo sobre práticas agropecuárias de baixa emissão de carbono, organizado pelo Projeto Rural Sustentável – Cerrado (PRS-Cerrado), que tem como meta mitigar as emissões de gases de efeito estufa. A programação contou com palestras, estações de campo, visitas às pastagens e interação com bovinos.
Durante o evento, foram apresentados resultados de experimentos realizados pela Epamig, com apoio do PRS-Cerrado, envolvendo a eficiência produtiva em sistemas integrados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que promovem uma agropecuária mais sustentável.
A monitora de campo do PRS-Cerrado em Minas Gerais, Jacqueline Jacques, abriu o evento apresentando um balanço do Projeto e detalhando algumas ações recentes, como capacitações, assistências técnicas a pequenos e médios produtores, implantação de Unidades Demonstrativas, apoio financeiro para estruturação e demais Dias de Campo.
“A Epamig tem sido uma grande parceira do projeto na realização de pesquisas e na divulgação de informações para produtores rurais e técnicos agrícolas em Dias de Campo como este”, celebrou Jacqueline, responsável pela organização do evento. “O PRS-Cerrado tem como objetivo implementar e ampliar a difusão de tecnologias de baixa emissão de gases de efeito estufa, e os sistemas de produção integrados e agroflorestais trazem benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para a geração de renda na agricultura familiar”, acrescentou a monitora.
Na sequência, o pesquisador e chefe da Epamig Oeste, Fernando Oliveira Franco, apresentou dados da pesquisa “Eficiência produtiva dos sistemas integrados de produção”, conduzida ao longo de 2022 e 2023 no Campo Experimental Getúlio Vargas. O experimento testou os seguintes sistemas de produção: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Integração Lavoura-Pecuária (ILP), Componente Florestal Solteiro, Componente Agrícola Solteiro, Pastagem Não Manejada (ou Não Adubada) e Pastagem Com Recuperação Direta.
“Os resultados estão comprovando a hipótese da pesquisa, de que os sistemas integrados de produção possuem significativo potencial para produzirem mais biomassa vegetal, favorecerem o desempenho animal e promoverem maior eficiência no uso da água e na fixação de carbono no solo”, detalhou o pesquisador.
Em s͏ua p͏ales͏tra,͏ Fer͏nand͏o ta͏mbém͏ abo͏rdou͏ fat͏ores͏ com͏o es͏paça͏ment͏o en͏tre ͏linh͏as d͏e pl͏anti͏o, m͏anej͏o do͏s si͏stem͏as, ͏anál͏ise ͏de s͏olo,͏ car͏acte͏ríst͏icas͏ de ͏algu͏mas ͏espé͏cies͏ e d͏ispo͏nibi͏liza͏ção ͏de l͏uz, ͏nutr͏ient͏es e͏ águ͏a pa͏ra a͏s cu͏ltur͏as. ͏“É i͏mpor͏tant͏e le͏mbra͏r qu͏e es͏te C͏ampo͏ Exp͏erim͏enta͏l é ͏um l͏abor͏atór͏io a͏ céu͏ abe͏rto.͏ Já ͏esta͏mos ͏com ͏novo͏s pr͏ojet͏os a͏prov͏ados͏ par͏a se͏rem ͏exec͏utad͏os n͏a me͏sma ͏área͏ des͏se e͏xper͏imen͏to e͏ con͏vida͏mos ͏todo͏s a ͏se t͏orna͏rem ͏parc͏eiro͏s em͏ fut͏uras͏ pes͏quis͏as, ͏que ͏vão ͏bene͏fici͏ar a͏ ati͏vida͏de a͏grop͏ecuá͏ria ͏como͏ um ͏todo͏”, f͏inal͏izou͏.
Agência Minas