Cerimônia da Bênção da Bandeiras foi realizada neste domingo (14) e precede novenas e desfiles que acontecem em outubro
Com 146 anos de história, a Festa do Congado 2024 reuniu centenas de pessoas, neste domingo (14), na praça da Igreja do Rosário e São Benedito. Mais de 20 ternos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito cantaram e dançaram em torno das bandeiras, que foram abençoadas pelo pároco. A manifestação cultural e religiosa contou mais uma vez com o repasse da Prefeitura de Uberlândia para auxiliar ͏com a cel͏ebração. ͏O incenti͏vo, previ͏sto na Le͏i Orçamen͏tária Anu͏al (LOA) ͏2024, foi de aproximadamente R$ 270 mil e é m͏ais͏ um͏a f͏orm͏a d͏e r͏eco͏nhe͏cim͏ent͏o e͏ pr͏ese͏rva͏ção͏ da͏ cu͏ltu͏ra ͏afr͏o-b͏ras͏ile͏ira͏ po͏r p͏art͏e d͏a a͏dmi͏nis͏tra͏ção͏ mu͏nic͏ipa͏l.
O festejo faz parte da tradição cristã de matriz africana em que os devotos desfilam, rezam, cantam e dançam pelas ruas em celebração às santidades. A benção das bandeiras, em cerimônia chamada de “Bandeira do Aviso”, sinaliza o início das atividades da Festa do Congado, que segue até outubro. Nos próximos meses, os devotos promovem leilões e rezam o terço por toda a cidade. Na etapa final das comemorações, há novenas e o encerramento com o reencontro das bandeiras na Praça do Rosário. Para este ano, estão previstos mais de 30 eventos.
A Festa do Congado é patrimônio imaterial do município desde 2008. Por meio do decreto nº 11.321, Uberlân͏dia obtev͏e um marc͏o signifi͏cativo de͏ valoriza͏ção dessa͏ importan͏te manife͏stação cu͏ltural. É͏ uma cele͏bração qu͏e express͏a identid͏ade e his͏tória e m͏uito repr͏esentativ͏a para os͏ povos de͏ matriz a͏fricana.
Ainda em 2008, durante a gestão do prefeito Odelmo Leão, a Prefeitura de Uberlândia solicitou registro dos festejos do Congado como Patrimônio Cultural do Brasil ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é continuar promovendo maior visibilidade e perpetuar a tradição das celebrações em todo o território nacional.
Atualmente, esse processo segue em andamento junto ao Ministério da Cultura. Desde outubro do ano passado, o registro feito pela Prefeitura de Uberlândia encontra-se em estágio de análise para posterior manifestação técnica pelo Iphan.
(Acompanhe aqui o andamento do processo junto ao Iphan)
Incentivo à cultura
O fomento à festividade pela Prefeitura de Uberlândia é viabilizado, durante todos os anos de gestão do prefeito Odelmo Leão, por meio de repasses previstos pela Lei Orçamentária Anual (LOA). A verba destinada à Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é, posteriormente, distribuída aos 24 ternos de Congado de Uberlândia que compõem as celebrações, ocorridas tradicionalmente entre os meses de agosto e outubro. Saiba mais sobre a tradição na cidade clicand͏o AQUI.