Levantamento do Sebrae Minas analisa o saldo de novos postos de trabalho das Micro e Pequenas Empresas no estado
Minas Gerais ocupou a 2ª posição de saldo gerado de novos postos de trabalho pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no mês de abril, atrás apenas de São Paulo. Os setores de Serviços, Construção Civil e Indústria da Transformação foram os principais geradores de empregos no período. E o cultivo de café ocupou posição de destaque entre as atividades econômicas específicas. O levantamento foi realizado pelo Sebrae Minas, a partir dos dados do Ca͏da͏st͏ro͏ G͏er͏al͏ d͏e ͏Em͏pr͏eg͏ad͏os͏ e͏ D͏es͏em͏pr͏eg͏ad͏os͏ (͏Ca͏ge͏d).
As MPEs de Minas Gerais geraram um saldo de 16.628 novos postos de trabalho, o que representa 64,8% do saldo total para o estado. O número é resultado da diferença entre 152.197 admissões e 135.569 desligamentos registrados no período. Esse dado corresponde a um decréscimo de 28,52% em relação à março. Comparado ao mesmo período de 2023, também houve queda de 15,5% no saldo de empregos gerados pelos pequenos negócios mineiros.
Os setores de Serviços, Construção Civil e Indústria da Transformação se destacaram como os principais geradores de empregos, com saldo de novas vagas de 9.412, 3.034 e 1.649, respectivamente. O setor com maior crescimento foi de Construção Civil (12,41%) e o da Agropecuária registrou o maior decréscimo (-77,73%).
Em relação às atividades econômicas específicas, destacam-se o Cultivo de Café, com saldo positivo de 1.749 vagas; seguido de serviços de combinados de escritório e apoio administrativos (976) e construção de rodovias e ferrovias (898).
Dentre as regionais do estado, a de melhor resultado foi a Centro e a menor foi a Noroeste e Alto Paranaíba. Belo Horizonte foi o município mineiro com melhor resultado: 3.324 novos postos de trabalho. Já Rio Paranaíba apresentou saldo de -546.
Perfil
O perfil m͏ais comum ͏das admiss͏ões gerada͏s pelas MP͏E mineiras͏ em abril ͏de 2024 sã͏o homens, ͏na faixa e͏tária de 1͏8 a 24 ano͏s, com ens͏ino médio ͏completo. ͏O salário ͏médio de a͏dmissão fo͏i de R$1.8͏61,05; cer͏ca de R$5,͏35 a menos͏ do que o ͏salário mé͏dio de des͏ligamento.͏ Os deslig͏amentos re͏alizados, ͏em sua mai͏oria, fora͏m homens, ͏entre 18 e͏ 24 anos, ͏com ensino͏ médio com͏pleto.
As ocupações com melhor saldo de empregos gerado no período foram servente de obras (1.784 vagas); motorista de caminhão (1.385); e trabalhador da cultura de café (925).
Inteligência Sebrae
O Inteligência Sebrae é um observatório de dados, estudos e pesquisas sobre pequenos negócios. Reúne diversos conteúdos socioeconômicos, setoriais e territoriais, que podem ampliar os conhecimentos e embasar a tomada de decisões. É destinado a gestores públicos, lideranças locais, entidades empresariais e todos que necessitam de informações relevantes referentes a desenvolvimento econômico e social dos territórios e dinâmica dos pequenos negócios.
O site reúne conhecimentos em nível nacional, estadual, regional e municipal, sendo possível comparar, analisar e entender melhor o território.