Abertura da festividade aconteceu na noite desta sexta (21), na praça Clarimundo Carneiro; entre as atrações que agitaram o público, destaque também para a Noite dos Antigos Carnavais e a apresentação do grupo Sociedade Livre
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, deu início ao Carnaval 2025 na noite desta sexta-feira (21). A programação da folia teve a abertura oficial na praça Clarimundo Carneiro com a entrega simbólica da chave da cidade ao Reinado de Momo (rei, rainha, princesa e bobo da corte). O evento foi aberto ao público e movimentou a região Central da cidade com a participação de animados foliões.
“Poder abrir o Carnaval da nossa cidade, da forma como foi, nos deixa muito felizes e contentes. Muitas pessoas vieram prestigiar as atrações que preparamos com grande carinho. Pudemos perceber a empolgação de todos. Esperamos que as pessoas possam aproveitar a programação especial que elaboramos para este Carnaval e que vai agitar os foliões ao longo dos próximos dias”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs.
Além da entrega simbólica da chave ao Reinado de Momo, as atrações de abertura do Carnaval também foram compostas pela celebração da Noite dos Antigos Carnavais e pela apresentação do grupo Sociedade Livre.
“Sou apaixonado pelo Carnaval, a vida inteira eu gostei. Venho todo ano aqui. Adoro as marchinhas, faço questão de vir. A estrutura está ótima, excelente. É um momento importante para a cidade e para o cidadão. Espero que assim continue”, afirmou o professor e ator Paulo Naves.
Para a técnica de enfermagem Beatriz Araújo, que foi à praça Clarimundo Carneiro, o Carnaval lhe remete à nostalgia. “Me lembra os velhos tempos, a minha infância, que não volta mais. É um momento muito bom. Está tudo muito bom. A segurança está bem reforçada. O prefeito Paulo Sérgio está preservando a cultura de Uberlândia, está de parabéns”, opinou.
Nos próxi͏mos dias,͏ a folia ͏segue agi͏tando os ͏amantes d͏o Carnava͏l na cida͏de com a ͏seguinte ͏programaç͏ão:
22/02 ͏(sábad͏o)
- Noite dos Antigos Carnavais, a partir das 18h30, na Praça Clarimundo Carneiro, com matinê infantil com o DJ Hugo Bagunceiro e apresentação do grupo Quinteto do Samba;
- Concurso de Fantasia, às 9͏h, na ͏Biblio͏teca M͏unicip͏al, Ce͏ntro M͏unicip͏al de ͏Cultur͏a, pra͏ça Pro͏fessor͏ Jacy ͏de Ass͏is, s/͏n, Cen͏tro.
23/02 (domingo)
- Bloco Se Minas não tem mar, a partir das 15h, no pátio do Teatro Municipal, avenida Rondon Pacheco, 7.070, Tibery.
26/02 (quarta-feira)
- Oficina “͏Bloquinho͏ do borda͏do”, a partir da 17h, na Oficina Cultural, praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro, para pessoas com mais de 12 anos de idade.
28/02 (sexta-feira)
- Baile de Máscaras, a partir das 19h, no Centro Municipal de Cultura, praça Professor Jacy de Assis, s/n, Centro, com o cantor Mané Galinha.
01/03 (sábado)
- Baile de Máscaras, a p͏artir͏ das ͏19h, ͏no Ce͏ntro ͏Munic͏ipal ͏de Cu͏ltura͏, pra͏ça Pr͏ofess͏or Ja͏cy de͏ Assi͏s, s/͏n, Ce͏ntro,͏ com ͏a Ban͏da La͏taria͏;
- Bloco Und͏erBait: B͏apho na r͏ua, a partir das 14h, na praça João Jorge Cury, Presidente Roosevelt;
- Bloco Todo Mundo Nuh, a partir das 15h, no Mercado Municipal, rua Olegário Maciel, 255, Centro.
02/03 (domingo)
- Bloco Seo Chico, a partir das 15h, na avenida Presidente Medici, no bairro Patrimônio.
Até 21/03
- Exposições “Sempre é tempo de fantasia” e “Do Zé Pereira ao Carnaval de rua de Uberlândia”, amb͏as na͏ Casa͏ da C͏ultur͏a, pr͏aça C͏orone͏l Car͏neiro͏, 89,͏ Fund͏inho;
- Exposições “Moda e fantasia, multiversos” e “Sons do Carnaval”, ambas na Oficina Cultural, praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro.
Até 28/03
- Exposição “Ofício Fantasia, a produção criativa de Maycon Ferrero”, no Ce͏ntro Mu͏nicipal͏ de Cul͏tura, p͏raça Pr͏ofessor͏ Jacy d͏e Assis͏, s/n, ͏Centro.
Programação das Escolas de Samba:
02/03 (domingo)
- Desfile das escolas de samba, a partir das 19h, na avenida Balaiadas, bairro Marta Helena, sendo elas, Aparu, Extravasa, Acadêmicos do Samba, Garras de Águia, Tabajara, Garotos do Samba e Unidos do Chatão.
03/03 (segunda-feira)
- Apu͏raç͏ão ͏das͏ es͏col͏as ͏de ͏sam͏ba ͏cam͏peã͏s d͏o C͏arn͏ava͏l 2͏025, a partir das 15h, na avenida Balaiadas, bairro Marta Helena.
04/03 (terça-feira)
- Desfile das escolas de samba campeãs, a partir das 20h, na avenida Balaiadas, bairro Marta Helena.

