Foto rara ͏de Dona Be͏ija, perte͏ncente ao ͏acervo, fo͏i mostrada͏ pela prim͏eira vez

Com a
presença
de moradores
de Estrela
do Sul e
de
convidados, dentre eles o conceituado jornalista
Ivan
Santos, que
veio
especialmente
para prestigiar
o
evento, os
Irmãos Rosa
de
Estrela
do
Sul
realizaram
no
sábado,
13
de
abril,
às
16
horas,
a
reabertura ao público da Casa da Cultura
e
Museu Irmãos
Rosa,
na
Bagaginha.
O
ato serviu
para lembrar
o
primeiro
ano
de
falecimento
de seu fundador,
o
professor
Mário Lúcio
Rosa, falecido em
13 de
abril
de 2023.
A reabertura,
segundo
o jornalista
Pedro
Divino
Rosa (Pedro Popó), o caçula
dos
Irmãos
Rosa e
que com
Mário
Lúcio Rosa
construiu
com
recursos
próprios o
espaço
cultural, é simbólica
e
tem como objetivo, além
de
homenagear o
seu fundador,
iniciar um
movimento
para
a
sua
ampliação.
Como
no local não
há
mais
espaço
para
abrigar
os
pertences,
os
irmãos
tiveram
que
instalar parte
do
acervo numa
casa
alugada
na
mesma rua
e a
biblioteca
na casa
da
mãe
deles.
Du͏ra͏nt͏e ͏o
͏ev͏en͏to͏, ͏co͏nf͏or͏me͏ j͏á
͏ha͏vi͏a
͏an͏un͏ci͏ad͏o
͏an͏te͏s,͏ o͏
j͏or͏na͏li͏st͏a
͏ap͏re͏se͏nt͏ou͏
a͏o
͏pú͏bl͏ic͏o,͏
p͏el͏a
͏pr͏im͏ei͏ra͏ v͏ez͏,
͏um͏a
͏fo͏to͏gr͏af͏ia͏
m͏ui͏to͏
r͏ar͏a ͏de͏
D͏on͏a ͏Be͏ij͏a,͏
q͏ue͏ f͏al͏ec͏eu͏
e͏m
͏Es͏tr͏el͏a
͏do͏ S͏ul͏ n͏o
͏di͏a ͏20͏ d͏e
͏de͏ze͏mb͏ro͏ d͏e
͏18͏73͏, ͏de͏ n͏ef͏ri͏te͏.
͏A
͏re͏lí͏qu͏ia͏, ͏fr͏is͏ou͏
o͏
c͏aç͏ul͏a
͏do͏s ͏Ir͏mã͏os͏
R͏os͏a,͏
f͏oi͏
d͏oa͏da͏
p͏or͏
u͏ma͏ d͏as͏
t͏at͏ar͏an͏et͏as͏
d͏a
͏pe͏rs͏on͏ag͏em͏,
͏en͏tr͏ev͏is͏ta͏da͏ p͏or͏ e͏le͏
p͏ar͏a
͏o
͏se͏u ͏li͏vr͏o
͏“D͏on͏a ͏Be͏ij͏a”͏,
͏de͏
1͏99͏7,͏ e͏
q͏ue͏
t͏ev͏e
͏qu͏at͏ro͏
e͏di͏çõ͏es͏ e͏sg͏ot͏ad͏as͏.
͏A ͏ob͏ra͏
t͏ra͏z
͏a
͏bi͏og͏ra͏fi͏a
͏de͏la͏
c͏on͏ta͏da͏
p͏el͏os͏
d͏es͏ce͏nd͏en͏te͏s.
A
visitação à Casa
da Cultura e Museu
Irmãos
Rosa será
feita
por agendamento
e
será acompanhada por
um
monitor.
A
Família
Rosa
é responsável pela
luta
que
colocou
Estrela do Sul no rol
das cidades
históricas
de
Minas
Gerais.
Hoje é
composta
pela
matriarca,
Dona Geralda,
que
fará
92
anos em
maio, e mora
em
Estrela do
Sul
e
pelos cinco filhos (Alci, Donizete, Linda,
Almir
e
Pedro). Almir é
pai
da
atriz Ana Hikarii,
que está
na
novela
“Família é
Tudo”, da
TV Globo.
Também
compareceram,
dentre outros, a escritora Shirley Pimenta,
a
jornalista
Dolores
Mendes e
o fotojornalista
Paulo
Augusto;
a professora aposentada Zaida
Lopes
Carrijo,
que
lecionou
para
a
maioria
dos
Irmãos
Rosa,
a
jornalista
Isabel Bacelar,
a
pesquisadora
Simone
Alves
Ribeiro,
a
ativista
cultural
Ana
Luisa
e
o
marido
Pedro
Luciano
Amaral,
o
empresário
Wilham Mendes
Carneiro, o
funcionário
público Cláudio
Amir Ramos e o
mecânico
Wagner Zarur Medeiros.

