Cemig inaugura primeira base descentralizada para melhorar atendimento a produtores rurais

Unidade em Santa Juliana, no Alto Paranaíba, é uma das 76 previstas no programa Cemig Agro, com foco na qualidade do fornecimento de energia  

A Cemig inaugura neste sábado (08/02), às 15h, em Santa Juliana, no Alto Paranaíba, a primeira base descentralizada do Programa Cemig Aro. A iniciativa busca melhorar o atendimento e o fornecimento de energia para clientes rurais em toda a área de concessão da companhia. Com as bases, a empresa espera reduzir significativamente o tempo de atendimento a ocorrências emergenciais e os períodos de interrupção de energia, evitando prejuízos a setores mais dependentes da energia elétrica, como produtores de leite e proteínas, por exemplo.  

Para a inauguração, estão previstas as presenças do governador de Minas, Romeu Zema, do vice-governador, Professor Matheus, do secretário de Estado de Agricultura, Thales Almeida, do vice-presidente Executivo da Cemig, Marcos Montes, e do vice-presidente de Distribuição da Cemig, Marney Antunes, entre outras autoridades de toda a região.  

Atendimento mais ágil 

Serão, ao todo, 76 bases espalhadas por toda área de concessão da companhia, 63 delas já em fase final de implementação ou início de operações, como é o caso de Santa Juliana. O restante está em etapa de identificação de imóvel com características compatíveis as requisições operacionais da base. Para a regional Triângulo da Cemig (que abrange o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba e parte do Noroeste) estão previstas 23 bases do programa Cemig Agro, 20 delas já definidas. (lista abaixo) 

As unidades são compostas por equipe de três eletricistas. Eles têm à disposição um veículo 4×4 e todos os equipamentos necessários para o atendimento a diversos tipos de ocorrências em distribuição de energia nas áreas rurais de forma ágil e eficiente. A primeira leva de utilitários foi entregue no fim do mês de janeiro. Para o funcionamento das bases, a Cemig contratou mais de 215 novos profissionais que atuarão em todo o estado. 

Mais proximidade com o produtor 

O Cemig Agro começou em junho de 2024, com a criação de um canal direto de relacionamento com produtores e associações via telefone 0800 721 6600. Desde junho passado, foram mais de 45 mil atendimentos realizados pela equipe da Cemig.  

O programa ainda realizou limpeza e podas em mais de 42 mil km de linhas – equivalente a uma volta completa na Terra pela Linha do Equador – e a inspeção preventiva em outros 140 mil km de linhas para reduzir o número de interrupções devido a quedas de árvores.  

Também foram instalados 2.700 religadores automáticos. Esses equipamentos podem reestabelecer a energia de forma remota, sem a necessidade de deslocamento de equipes, o que também reduz o tempo sem energia.  

Outras ações pró-Agro 

Além do Programa Cemig Agro, os produtores rurais estão sendo beneficiados com outras ações da companhia, que prevê investimentos de cerca de R$ 50 milhões no ciclo 2019-2028, mais de R$ 11 bilhões somente em medidas que impactam positivamente o agronegócio. 

Uma das principais é o Mais Energia, que prevê a entrega de 200 subestações até 2028. O programa já entregou 125 estruturas, 31 somente em 2024, totalizando um investimento de quase R$ 4 bilhões, sendo R$ 1,3 bilhão no último ano. Boa parte das subestações está no interior do estado, reforçando a capacidade das redes e criando condições para que os produtores e indústrias do setor façam novos investimentos ou ampliações.  

Outro programa impactante é o Minas Trifásico, que leva alimentação trifásica para áreas que ainda não possuem esse tipo de linha. Desde 2022, foram implementos cerca de 8 mil km de redes trifásicas em Minas, suficiente para a ligar, em linha reta, o município de Uberlândia a Lisboa, em Portugal, ou Montreal, no Canadá.  

SERVIÇO 

Inauguração da Base Cemig Agro – Santa Juliana 

Dia: 08/02/2025 

Local: Rua Luiza Rodrigues Portela, 240, bairro José Rodrigues – Santa Juliana (MG) 

Horário: 15h 

Comente: