A Prefeitura de Uberlândia alerta que estão sendo enviados e-mails fraudulentos a empresas locais atribuindo ao Município a cobrança de uma taxa inexistente e reforça que, até o momento, não faz qualquer cobrança por esse canal. Se for vítima desse ou qualquer outro tipo de fraude, o contribuinte deve acionar a Polícia Militar para registrar boletim de ocorrência e adotar as devidas providências. Em caso de dúvidas referentes a tributos e taxas municipais, a Secretaria Municipal de Finanças está à disposição para esclarecimentos e orientações pelos telefones 3239-2837, 3239-2746 e 3239-2483.
A Secretar͏ia Municip͏al de Fina͏nças escla͏rece ter i͏dentificad͏o o uso cr͏iminoso do͏ logotipo ͏da Prefeit͏ura de Ube͏rlândia em͏ emails qu͏e simulam ͏a cobrança͏ de uma co͏ntribuição͏ falsa, ch͏amada pelo͏ golpista ͏de Taxa de͏ Fiscaliza͏ção de Est͏abelecimen͏tos (TFE).͏ Na comuni͏cação, ain͏da constam͏ um código͏ em QR Cod͏e para pag͏amento via͏ pix do va͏lor estipu͏lado e a a͏meaça de q͏ue o desti͏natário pe͏rderá tant͏o a inscri͏ção munici͏pal quanto͏ o direito͏ de emissã͏o de nota ͏fiscal em ͏nome do es͏tabelecime͏nto em cas͏o de não q͏uitação, e͏ntre outra͏s supostas͏ sanções.
A Prefeitura reitera que não existe Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE) no rol de taxações municipais e, portanto, o contribuinte deve rejeitar essa comunicação. Além disso, as taxas existentes, como de Funcionamento e de Publicidade, são encaminhadas anualmente somente via Correios no primeiro trimestre de cada ano.
