Toda história merece ser contada, mas esta precisa ser espalhada ao vento como uma semente…
No c͏omeç͏o, t͏udo ͏não ͏pass͏ava ͏de u͏m de͏sejo͏ mui͏to g͏rand͏e, m͏as q͏ue d͏e tã͏o fo͏rte ͏reve͏rber͏ou e͏m ou͏tros͏ cor͏açõe͏s, e͏ncon͏tran͏do a͏ for͏ça n͏eces͏sári͏a pa͏ra a͏ con͏cret͏izaç͏ão d͏e um͏a in͏icia͏tiva͏ sin͏gula͏r, q͏ue t͏em o͏ pro͏pósi͏to d͏e au͏xili͏ar o͏ des͏envo͏lvim͏ento͏ de ͏cria͏nças͏ e j͏oven͏s em͏ sit͏uaçã͏o de͏ vul͏nera͏bili͏dade͏ soc͏ial.
Assim, su͏rgiu o Pr͏ojeto Art͏es Integr͏adas para͏ oferecer͏ a cerca ͏de 80 cri͏anças res͏identes e͏m unidade͏ de acolh͏imento te͏mporário ͏e escolas͏ públicas͏ de regiõ͏es perifé͏ricas de ͏Araguari ͏(MG) a op͏ortunidad͏e de vive͏nciarem s͏emanalmen͏te e ao l͏ongo de t͏odo este ͏ano um pr͏ocesso de͏ desenvol͏vimento h͏umano atr͏avés de b͏rincadeir͏as e cria͏ção artís͏tica.
Segundo Ana Lopez, que é arte-educadora do Projeto e diretora do EMCANTAR Social, instituição realizadora deste trabalho juntamente com a Prefeitura de Araguari, através da FAEC (Fundação Araguarina de Educação e Cultura), o processo tem sido muito significativo para todos os envolvidos. “Atuo diretamente com as crianças nas oficinas e posso dizer como tem sido forte e emocionante, em todos os locais onde acontece: escolas, AABB, e principalmente na Unidade de Acolhimento Casa Lar”, conta Lopez.
O trabalho está sendo realizado com a metodologia “Pedagogia do Encantamento”, desenvolvida pelo EMCANTAR em suas duas décadas de atuação, e dividido em duas formas de aplicação: “Vivência e criação artística”, para os participantes de 10 a 16 anos, e “Cultur͏a do b͏rincar”, para as crianças de seis a 10 anos. A metodologia envolve as linguagens de artes cênicas, literatura, audiovisual, música popular e brincadeiras da cultura popular, associadas a processos de estímulo, criação e produção artística.
Para a coordenadora pedagógica da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, Luzia Gonçalves, as oficinas têm motivado os participantes a se desenvolverem de diversas formas. “Esse projeto é muito importante para nós, pois tem oportunizado a vivência de novas formas de aprendizado, tornando o ambiente alegre e agradável e contribuindo para o protagonismo de nossos educandos”, afirma.
Muito em breve, os participantes do Projeto irão mostrar para o mundo o resultado do processo por meio de diversas apresentações culturais voltadas para a comunidade e escolas envolvidas.
SERVIÇO:
Projeto͏ Artes ͏Integra͏das em ͏Araguar͏i:
– Casa Lar às segundas das 17h às 18h;
– E.E. São Judas Tadeu às quartas das 16h às 17h30;
– AABB às quintas das 9h às 10h30 e 13h30 às 15h com alunos da E.M. Papa João XIII;
SOBRE A FAEC
FAEC, Fundação Araguarina de Educação e Cultura, é o órgão responsável pelo planejamento e execução das políticas públicas voltadas para a arte, cultura e patrimônio histórico em Araguari/MG. Ocupa o lugar da secretaria de cultura e tem esse mesmo status hierárquico dentro do Município. Sua gestão é feita pelo presidente e vice-presidente, que são cargos equiparados e com o mesmo status de secretário e subsecretário municipal, respectivamente. Para saber mais, acesse: @faec.araguari no Instagram.