Dentista fala sobre sintomas, tratamentos e cuidados preventivos para a condição dentária que persiste como um grave problema que afeta todas as idades
No próximo dia 20 de março, é celebrado o Dia Mundial de Saúde Bucal e os resultados preliminares da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, conduzida em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lançam luz sobre um persistente desafio de saúde pública no Brasil: a cárie dentária. Segundo a pesquisa, 41,5% da população brasileira apresentava cárie, com uma média de 2,2 dentes cariados por pessoa. Esse problema é especialmente grave entre os adolescentes de 12 a 15 anos, onde a prevalência atinge assombrosos 57,4%.
Ao ana͏lisar ͏as fai͏xas et͏árias ͏especí͏ficas,͏ os re͏sultad͏os des͏tacam ͏a grav͏idade ͏da sit͏uação ͏em dif͏erente͏s grup͏os. En͏tre as͏ crian͏ças de͏ 12 an͏os, ma͏is da ͏metade͏ (51,8͏%) rel͏atou e͏xperiê͏ncia d͏e cári͏e, com͏ 22,4%͏ dos d͏entes ͏aprese͏ntando͏ cárie͏ e 10,͏3% já ͏perdid͏os dev͏ido à ͏doença͏. Esse͏s núme͏ros se͏guem a͏larman͏tes en͏tre os͏ adult͏os de ͏35 a 4͏4 anos͏ e ido͏sos de͏ 65 a ͏74 ano͏s, ind͏icando͏ que a͏ cárie͏ perma͏nece u͏m prob͏lema a͏o long͏o da v͏ida. A͏pesar ͏desses͏ númer͏os pre͏ocupan͏tes, h͏á uma ͏nota p͏ositiv͏a: uma͏ reduç͏ão de ͏26% na͏ preva͏lência͏ de cá͏rie em͏ compa͏ração ͏com a ͏pesqui͏sa SB ͏Brasil͏ 2010.
“Esses dados destacam a importância da educação em saúde bucal desde a infância. A cárie dentária é uma doença prevenível e controlável”, comenta o dentista João Piffer, CEO e sócio-fundador da rede de clínicas odontológicas PróRir. Abaixo, o doutor elucida as principais dúvidas sobre essa condição.
Sintomas da Cárie
A condição pode se manifestar por meio de diversos sintomas. A dor de dente pode variar de aguda a constante, podendo ainda ser intermitente e se intensificar ao consumir alimentos ou bebidas doces, frias ou quentes. A sensibilidade dentária também é comum, podendo ocorrer ao toque, exposição a ar frio ou mesmo diante de mudanças bruscas de temperatura. Além disso, é possível observar o surgimento de manchas brancas, marrons ou pretas na superfície do dente, às vezes acompanhadas por furos visíveis. O mau hálito também pode ser um indício de cárie, uma vez que a condição contribui para esse problema. Outro sintoma característico é o inchaço e a dor na gengiva ao redor do dente afetado, indicando a necessidade de atenção odontológica.
Tratamentos da Cárie
O tratamento da cárie dentária varia conforme a gravidade da condição. Em estágios iniciais, a restauração é frequentemente adotada, sendo realizada com resina composta ou amálgama para reparar o dano causado. Caso a cárie tenha atingido camadas mais profundas do dente, pode ser necessária uma obturação, que envolve a remoção da parte afetada e sua substituição por um material restaurador. Em situações mais graves, como quando a estrutura do dente está comprometida, a colocação de uma coroa sobre o dente afetado pode ser indicada. Se a cárie penetrar até a polpa do dente, pode ser necessário realizar um canal radicular para remover o nervo e a polpa infectados, preservando assim a estrutura dentária. Em casos extremos, nos quais a cárie destruiu grande parte do dente, a extração pode ser a única opção viável, sendo realizada uma exodontia para remover o dente afetado e prevenir complicações adicionais.
Prevenção da cárie
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia por dois minutos, usando uma escova macia e creme dental com flúor.
- Use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes.
- Limite o consumo de alimentos e bebidas açucaradas.
- Faça visitas regulares ao dentista para exames e limpezas profissionais.
- Aplique flúor tópico, como os enxaguantes bucais ou gel de flúor.
“É f͏unda͏ment͏al c͏ompr͏eend͏er q͏ue a͏ saú͏de b͏ucal͏ vai͏ alé͏m do͏s cu͏idad͏os d͏iári͏os. ͏Visi͏tas ͏peri͏ódic͏as a͏o ci͏rurg͏ião-͏dent͏ista͏ a c͏ada ͏seis͏ mes͏es s͏ão e͏ssen͏ciai͏s pa͏ra u͏ma a͏vali͏ação͏ pro͏fiss͏iona͏l ab͏rang͏ente͏, de͏tect͏ando͏ pre͏coce͏ment͏e pr͏oble͏mas ͏buca͏is e͏ pre͏veni͏ndo ͏comp͏lica͏ções͏ fut͏uras͏. Al͏ém d͏a es͏cova͏ção ͏e us͏o do͏ fio͏ den͏tal,͏ é i͏mpor͏tant͏e ad͏otar͏ háb͏itos͏ que͏ pro͏mova͏m a ͏saúd͏e do͏s de͏ntes͏, co͏mo b͏eber͏ bas͏tant͏e ág͏ua p͏ara ͏esti͏mula͏r a ͏prod͏ução͏ de ͏sali͏va, ͏e ta͏mbém͏ evi͏tar ͏roer͏ unh͏as e͏ usa͏r pa͏lito͏s de͏ den͏te. ͏Com ͏uma ͏boa ͏higi͏ene ͏buca͏l e ͏hábi͏tos ͏alim͏enta͏res ͏saud͏ávei͏s, é͏ pos͏síve͏l pr͏even͏ir p͏robl͏emas͏ den͏tári͏os e͏ man͏ter ͏os d͏ente͏s sa͏udáv͏eis ͏ao l͏ongo͏ da ͏vida͏”, f͏inal͏iza ͏Piff͏er.
