A boa notícia é que, paralelamente, nos últimos 30 anos, as taxas de cura aumentaram de 25% para 65%, graças à divulgação qualificada sobre prevenção e avanços da tecnologia
Seg͏und͏o a͏ Or͏gan͏iza͏ção͏ Mu͏ndi͏al ͏de ͏Saú͏de,͏ os͏ ca͏sos͏ de͏ câ͏nce͏r p͏ode͏m a͏ume͏nta͏r 7͏7% ͏até͏ 20͏50 ͏em ͏rel͏açã͏o a͏ 20͏22,͏ an͏o e͏m q͏ue ͏for͏am ͏reg͏ist͏rad͏os ͏20 ͏mil͏hõe͏s d͏e p͏ess͏oas͏ co͏m a͏ do͏enç͏a n͏o m͏und͏o. ͏Par͏a c͏ons͏cie͏nti͏zar͏ a ͏pop͏ula͏ção͏, o͏ Mi͏nis͏tér͏io ͏da ͏Saú͏de ͏ins͏tit͏uiu͏, h͏á 3͏6 a͏nos͏, o͏ 8 ͏de ͏abr͏il ͏com͏o o͏ Di͏a N͏aci͏ona͏l d͏o C͏ânc͏er.͏ O ͏obj͏eti͏vo ͏é l͏eva͏r o͏rie͏nta͏çõe͏s s͏obr͏e p͏rev͏enç͏ão ͏à p͏opu͏laç͏ão ͏par͏a e͏vit͏ar ͏o s͏urg͏ime͏nto͏ da͏ do͏enç͏a e͏, a͏o m͏esm͏o t͏emp͏o, ͏fav͏ore͏cer͏ o ͏dia͏gnó͏sti͏co ͏pre͏coc͏e, ͏red͏uzi͏r o͏s c͏aso͏s n͏o p͏aís͏ e ͏per͏mit͏ir ͏um ͏tra͏tam͏ent͏o e͏fic͏az.
Apesar da previsão do aumento do número de casos, a divulgação sobre os cuidados preventivos têm refletido nas taxas de cura da doença, que nos últimos 30 anos aumentou de 25% para 65%. Segundo a oncologista Nathália Almeida, do hospital Mater Dei Santa Genoveva, quando o paciente é diagnosticado nos estágios iniciais da doença, existe uma maior chance de cura, mas isso não quer dizer que não existe possibilidade de tratamento para aqueles que são diagnosticados em estágios mais avançados.
A médica destaca que a realização de exames de rastreio favorecem o diagnóstico precoce da doença, um dos fatores fundamentais para elevar as chances de cura. “O foco do rastreio hoje está na realização de mamografia anual a partir dos 40 anos para câncer de mama, colonoscopia a partir dos 45 anos para câncer de intestino, Papanicolau (preventivo) para câncer de colo de útero e PSA e toque retal em homens para câncer de próstata. Em pacientes com mais de 55 anos e fumantes, também é indicada tomografia de tórax para rastreio de câncer de pulmão”, explica Nathália.
Sobre o͏ câncer͏
O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado e anormal de células no corpo. Existem mais de 100 tipos diferentes da doença, com sintomas e tratamentos diferenciados. Mas, segundo Nathália, há alguns sinais de alerta comuns a todos, que merecem atenção. “É necessário ficar atento a sintomas como surgimento de nódulos ou caroços, perda de peso excessiva, sangramento, dor de forte intensidade e manchas suspeitas na pele”, orienta.
Manter um estilo de vida saudável, com atividade física regular, alimentação equilibrada e medidas de saúde pública estão associadas à prevenção de todos os tipos de câncer, como não fumar, evitar o uso excessivo de álcool, manter a forma, praticar atividade regularmente, reduzir a exposição solar nos períodos de maior taxa de radiação UV e manter uma dieta equilibrada.
No serviço de oncologia do Mater Dei Santa Genoveva, o tratamento do câncer é multidisciplinar e pode envolver cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e outros tipos de terapia alvo. “É necessário que a equipe médica esteja alinhada para oferecer o melhor tratamento direcionado para cada paciente. Além disso, é necessário ter o acompanhamento nutricional, psicológico e odontológico adequado durante todo o tratamento, bem como uma equipe de enfermagem especializada”, informa.