Por me͏io de ͏sensor͏es que͏ perce͏bem ru͏ídos n͏a terr͏a, o a͏parelh͏o perm͏ite ca͏lcular͏ com g͏rande ͏precis͏ão vaz͏amento͏s não ͏visíve͏is na ͏tubula͏ção
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, neste mês de fevereiro, a utilização de um novo equipamento para aumentar a eficiência no serviço de manutenção em redes de água nos casos de vazamentos não visíveis, em que a água não aflora na superfície. A tecnologia adquirida consiste em um correlacionador de ruídos, que realiza a detecção acústica de forma eletrônica das fontes de vazamento.
A nova tecnologia substituirá o equipamento utilizado atualmente, o modelo haste de escuta, que realiza uma escuta mecânica a partir de ruídos na terra, mostrando apenas o perímetro onde pode estar localizado o vazamento. Com mais precisão, o correlacionador, que é eletrônico, permitirá a localização exata do local de vazamento, evitando transtornos com a escavação de grandes perímetros nas vias.
Com o correlacionador de ruídos eletrônico, o operador consegue dispor os sensores em diferentes pontos da rede e ouvir apenas os ruídos vindos do solo por meio do fone de ouvido, sem interferência de sons do ambiente. Ao obter dados com base nos ruídos, é apresentado ao operador um gráfico no display touch screen, que se assemelha a um tablet. A p͏arte ͏mais ͏alta ͏do gr͏áfico͏ most͏ra o ͏local͏ com ͏maior͏ ruíd͏o, qu͏e é o͏nde e͏stá o͏ poss͏ível ͏vazam͏ento.
Os benefícios que o novo equipamento agregará à autarquia são evidentes, como destaca a diretora do Sistema de Abastecimento de Água do departamento, Rejane Nunes. “A tecnologia do correlacionador de ruídos é muito precisa na questão de encontrar vazamentos não visíveis. É um ganho para o Dmae, por nos ajudar na rápida detecção do local exato do vazamento e promover a otimização do tempo durante as manutenções”, diz.
A diretora apresenta como exemplo o primeiro dia de testes com o correlacionador de ruídos eletrônico. Durante esta semana, a autarquia recebeu a informação de que algumas casas no bairro Cidade Jardim estavam sem água mesmo com os registros abertos. Identificou-se então a existência de um vazamento não visível e o correlacionador foi utilizado.
Segundo dados da equipe de manutenção da autarquia, o local exato do vazamento foi detectado em apenas dez minutos e a manutenção foi concluída em apenas uma hora. A precisão da abertura feita pela autarquia no meio-fio, alcançando apenas no local de escape da água, evitou gastos com a recomposição de um extenso trecho da via e a demora no reestabelecimento de água aos contribuintes.
Vazamentos de água
A correção de vazamentos no hidrômetro, vias públicas ou calçadas, é um dos serviços realizados pelo Dmae. Ao se deparar com esse tipo de situação, o consumidor deve imediatamente avisar a autarquia para que o reparo seja providenciado. Será necessário informar o endereço do imóvel e a solicitação pode ser feita pelo Fone Fácil 115 ou Zap da Prefeitura (3239-2800).