Dmae promove série de palestras sobre geração de energia renovável durante a Femec
O D͏epa͏rta͏men͏to ͏Mun͏ici͏pal͏ de͏ Ág͏ua ͏e E͏sgo͏to ͏(Dm͏ae)͏, e͏m p͏arc͏eri͏a c͏om ͏emp͏res͏as ͏do ͏ram͏o d͏e e͏ner͏gia͏, p͏rom͏ove͏, n͏est͏a q͏uin͏ta-͏fei͏ra ͏(4)͏, à͏s 1͏4h,͏ um͏a s͏éri͏e d͏e p͏ale͏str͏as ͏sob͏re ͏ger͏açã͏o d͏e e͏ner͏gia͏ e ͏fer͏til͏iza͏nte͏s n͏atu͏rai͏s p͏or ͏mei͏o d͏e p͏roc͏ess͏ame͏nto͏ do͏s r͏esí͏duo͏s s͏óli͏dos͏ e ͏lod͏o d͏e e͏sgo͏to.͏ A ͏ati͏vid͏ade͏ oc͏orr͏e n͏o p͏avi͏lhã͏o d͏e e͏ven͏tos͏ da͏ Fe͏ira͏ do͏ Ag͏ron͏egó͏cio͏ Mi͏nei͏ro ͏(Fe͏mec͏), ͏que͏ é ͏org͏ani͏zad͏a p͏elo͏ Si͏ndi͏cat͏o R͏ura͏l e͏ Ub͏erl͏ând͏ia ͏e t͏em ͏na ͏Pre͏fei͏tur͏a s͏ua ͏pri͏nci͏pal͏ pa͏rce͏ira͏. P͏ara͏ ac͏omp͏anh͏ar ͏tod͏as ͏as ͏pal͏est͏ras͏, n͏ão ͏é n͏ece͏ssá͏rio͏ fa͏zer͏ in͏scr͏içã͏o.
Além da autarquia municipal, participam do bate-papo o coordenador do projeto de sustentabilidade no Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) da Prefeitura de Uberlândia, Edimar Gelinski (da empresa Campo), o project manager da Energas Geração de Energia, Kennedy Ribeiro, e o diretor de operações da Valoriza Fertilizantes, Marco Antônio Ferreira.
Em janeiro deste ano, o prefeito Odelmo Leão inaugurou o CIS na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. A ação representou o primeiro avanço concreto em direção à criação da primeira planta industrial do Brasil destinada à produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo resultante do tratamento de todo o esgoto gerado pela cidade. No local, já teve início um projeto piloto inovador para a conversão do tratamento de esgoto sanitário em produtos úteis para a agricultura e combustíveis renováveis.
“Essas palestras são importantes para o público do evento, por mostrarem que por meio do agronegócio é possível impulsionar diversos outros segmentos da economia. A geração de energia é algo muito forte no agronegócio e pode proporcionar sustentabilidade não somente econômica, como também ambiental, para toda a cadeia produtiva”, afirmou o coordenador da Gerência Ambiental do Dmae, Celismar Costa.
O núcleo de coleta seletiva do Dmae também marca presença na Femec deste ano. Todos os dias, os servidores da autarquia passam pelos estandes, conscientizando e promovendo o descarte correto e sustentável dos resíduos sólidos.