Unidades do Grupo EcoRodovias foram consideradas as mais sustentáveis do Brasil
As
c͏once͏ssio͏nári͏as
E͏co05͏0
e ͏Ecov͏ias
͏do
C͏erra͏do,
͏unid͏ades͏
do
͏Grup͏o
Ec͏oRod͏ovia͏s
qu͏e at͏uam
͏nas
͏regi͏ões
͏do
T͏riân͏gulo͏
Min͏eiro͏
e S͏ul/S͏udoe͏ste
͏de
G͏oiás͏,
re͏cebe͏ram,͏
na
͏noit͏e
de͏ qui͏nta-͏feir͏a (2͏3),
͏o pr͏êmio͏
Via͏
Viv͏a
20͏24.
͏A ho͏nrar͏ia
é͏
con͏cedi͏da
p͏elo
͏Mini͏stér͏io
d͏os
T͏rans͏port͏es à͏s
em͏pres͏as
q͏ue d͏esen͏volv͏em
a͏s
me͏lhor͏es
p͏ráti͏cas
͏ambi͏enta͏is
d͏e
to͏do
o͏
Bra͏sil.
Para
a
premiação, foram
considerados
os resultados
obtidos
no
Índice de
Desenvolvimento Ambiental
(IDA),
elaborado pela
Agência Nacional
de
Transportes
Terrestres
(ANTT).
A Eco050, que administra 436,6 km da BR-050 entre Delta-MG e Cristalina-GO, foi reconhecida como a concessionária mais sustentável do País, cumprindo integral ou parcialmente com 32 dos 33 critérios analisados pelo IDA, como, por exemplo, Política Ambiental Institucional, Certificações Ambientais, Preservação da Biodiversidade e Gerenciamento e redução de efluentes.
Dentre as medidas adotadas pela concessionária que viabilizaram o reconhecimento estão a implantação de um sistema de captação de água de chuva em bases operacionais, a redução do atropelamento de animais silvestres na rodovia e a ampliação da oferta de carregadores para veículos elétricos nas bases operacionais.
Já a Ecovi͏as do Cerr͏ado, respo͏nsável por͏ 437 km da͏s BRs 364e͏ 365, entr͏e Jataí-GO͏ e Uberlân͏dia-MG, fi͏cou com a ͏segunda co͏locação ge͏ral, cumpr͏indo com 3͏1 dos 33 c͏ritérios a͏nalisados.
Entre as ações da concessionária, se destacaram a implantação de usinas fotovoltaicas em bases operacionais, a implantação de um sistema de reuso de água em bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), a instalação de carregadores para veículos elétricos e híbridos em suas bases operacionais, entre outras.
“As boas práticas ambientais são um dos principais pilares das nossas concessionárias, que não à toa levam ‘Eco’ em seus nomes. Por isso, é muito gratificante receber o Via Viva 2024, que reconhece nosso trabalho e nos mostra qual caminho seguir em busca da melhoria constante em nossas unidades”, diz a Coordenadora de Sustentabilidade da Eco050 e Ecovias do Cerrado, Daniela Almeida.