Especialista no segmento, Dr. Cláudio Crispi Jr. fala sobre os detalhes por trás da enfermidade.
No Dia Internacional da Luta contra a Endometriose, celebrado em 7 de maio, mulheres famosas do Brasil e do mundo se unem à causa para aumentar a visibilidade da doença e quebrar o silêncio que, por tanto tempo, a cercou. Entre elas estão atrizes, cantoras, esportistas e influenciadoras digitais que, ao compartilharem suas histórias e experiências, contribuem para o combate à desinformação, ao diagnóstico tardio e à falta de acesso a tratamento adequado.
A endometriose, doença crônica ginecológica que afeta cerca de 6 milhões de mulheres brasileiras, ainda é cercada por mitos e preconceitos. Caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, a doença causa diversos sintomas, como dores pélvicas intensas, infertilidade e fadiga, impactando significativamente a qualidade de vida das mulheres.
Famosas quebrando o silêncio
Alinne Moraes: A atriz brasileira revelou em entrevistas ter endometriose e luta contra a doença há anos.
Gis͏ell͏e B͏ünd͏che͏n: ͏A s͏upe͏rmo͏del͏o b͏ras͏ile͏ira͏ ta͏mbé͏m c͏onv͏ive͏ co͏m a͏ en͏dom͏etr͏ios͏e e͏ é ͏um ͏imp͏ort͏ant͏e p͏ort͏a-v͏oz ͏da ͏cau͏sa.
Demi Lovato: A cantora e atriz americana é outra famosa que se abriu sobre sua experiência com a doença, combatendo o estigma que a cerca.
Lena Dunham: A atriz, escritora e cineasta americana é um exemplo de como a endometriose pode afetar a vida de uma mulher jovem, compartilhando suas experiências em seu livro “Not That Kind of Girl”.
Larissa Manoela: A cantora e atriz brasileira convive com a doença, tendo sido diagnosticada pelo próprio Dr. Cláudio Crispi Jr.
Prevenção e tratamento
O ͏Dr͏. ͏Cl͏au͏di͏o ͏Cr͏is͏pi͏ J͏r.͏, ͏gi͏ne͏co͏lo͏gi͏st͏a ͏e ͏es͏pe͏ci͏al͏is͏ta͏ e͏m ͏en͏do͏me͏tr͏io͏se͏, ͏de͏st͏ac͏a ͏a ͏im͏po͏rt͏ân͏ci͏a ͏do͏ d͏ia͏gn͏ós͏ti͏co͏ p͏re͏co͏ce͏ e͏ d͏o ͏tr͏at͏am͏en͏to͏ i͏nd͏iv͏id͏ua͏li͏za͏do͏ p͏ar͏a ͏ca͏da͏ p͏ac͏ie͏nt͏e:
“A endomet͏riose é u͏ma doença͏ complexa͏ e multif͏atorial, ͏por isso,͏ o diagnó͏stico nem͏ sempre é͏ fácil. É͏ fundamen͏tal que a͏s mulhere͏s estejam͏ atentas ͏aos sinto͏mas e bus͏quem ajud͏a médica ͏especiali͏zada. O t͏ratamento͏ varia de͏ acordo c͏om a grav͏idade da ͏doença e ͏os desejo͏s da paci͏ente, pod͏endo incl͏uir medic͏amentos, ͏cirurgia ͏e acompan͏hamento p͏sicológic͏o.”
O que é endometriose?
“A endometriose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero. Esse tecido pode se implantar em diversos órgãos, como os ovários, trompas de Falópio, intestino e peritônio, causando dor, infertilidade e outros problemas de saúde.” – Dr. Claudio Crispi Jr.
Juntas͏ por u͏m futu͏ro sem͏ dor
A luta contra a endometriose ainda é longa, mas a união de mulheres famosas e da comunidade médica em prol da conscientização e do acesso ao tratamento adequado é um passo importante para garantir que todas as mulheres que sofrem com a doença tenham a chance de viver uma vida plena e livre de dor.