Lucila Sa͏ntinon, n͏utricioni͏sta da Vi͏tafor, re͏ssalta qu͏e o ácido͏ graxo es͏sencial D͏HA auxili͏a na form͏ação do c͏érebro e ͏na retina͏ do feto.͏ E os pro͏bióticos,͏ assim co͏mo as fib͏ras, favo͏recem o s͏istema ga͏strointes͏tinal da ͏mãe, pode͏ndo evita͏r diversa͏s complic͏ações na ͏gravidez ͏e até mes͏mo no pós͏-parto.
Em meio aos desafios da maternidade, o cuidado com a saúde da mamãe e do bebê é primordial, especialmente durante a gestação e a amamentação. Nem sempre a alimentação saudável consegue suprir as necessidades ideais de vitaminas e nutrientes para ambos os organismos. Nesse contexto, os suplementos alimentares surgem como importantes aliados, oferecendo nutrientes essenciais para compensar eventuais deficiências. A Vitafor, empresa brasileira que está entre as líderes de mercado, destaca algumas opções do seu mix de produtos que podem fortalecer a mamãe, beneficiar o bebê em desenvolvimento e promover bem-estar.
Durante a gravidez, a atenção com a saúde intestinal na mãe deve ser redobrada, assim como no período de lactação. Os episódios de constipação e de diarreias são mais comuns do que se imagina nessas fases. Por isso, a Vitafor lançou os probióticos Simfort e Simfort Plus, produzidos com microrganismos vivos essenciais para a manutenção e recuperação da flora intestinal. “As complicações da gestação estão associadas a resultados adversos para a mãe e o bebê a curto e longo prazo. O microbioma intestinal foi identificado como um fator chave para a manutenção da saúde. Além disso, recentemente foi revelado que o microbioma vaginal e o microbioma placentário são alterados durante a gravidez e a qualidade microbiana influencia diretamente na saúde durante este período”, explica a nutricionista Lucila Santinon, da Vitafor.
Ainda como auxiliar à saúde intestinal, a empresa produz o Simfort Fibras, suplemento alimentar à base de Frutooligosacarídeos (FOS), beta-glucana de farelo de aveia e goma acácia (Acacia senegal L.). “Há estudos que revelam os impactos positivos no consumo de fibras por gestantes, podendo normalizar ou até mesmo evitar pré-diabetes e pré-eclâmpsia. A intervenção com fibras dietéticas pode melhorar a hiperglicemia, favorecer os resultados perinatais e reduzir a incidência de tolerância à glicose diminuída no pós-parto”, ressalta a especialista nutricional da Vitafor.
Outro suplemento alimentar extremamente relevante para a saúde da mamãe e do bebê, inclusive na amamentação, é o Mega DHA, feito à base de óleo de peixe, fonte de ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA. Lucila explica que o ácido graxo essencial DHA é conhecido por sua ação no sistema cognitivo. Enquanto o EPA atua no sistema cardiovascular.
“O DHA do ômega 3 também é essencial na formação do cérebro e retina do feto. Durante a gestação, o bebê recebe o DHA através da placenta da mãe e, após o nascimento, ele continua absorvendo através do leite materno. Além disso, a suplementação em doses estratégicas de DHA em mães durante a gravidez tem enriquecido o leite e vem sendo associada a efeitos positivos de longo prazo nos escores do quociente de inteligência do neurodesenvolvimento do bebê”, comenta Lucila.
A nutricionista aponta que as principais fontes de óleos graxos na alimentação são peixes e frutos do mar e que, mesmo com reforço desses alimentos na dieta, durante a gestação o organismo compartilha com o feto, tornando a quantidade de absorção muitas vezes insuficiente para ambos.
Lucila reforça que o acompanhamento de um profissional de nutrição juntamente com a equipe multidisciplinar, como o obstetra, é de extrema importância para que, de forma individualizada, possa definir o melhor tipo de estratégia nutricional. Vale ressaltar que a alimentação balanceada é essencial e os suplementos são excelentes aliados, não substituindo os bons hábitos alimentares.
“Uma dieta variada provavelmente fornecerá muitos dos nutrientes que a mamãe precisa, bem como fibras, proteínas e energias essenciais. E os suplementos ajudam a compensar possíveis deficiências nutricionais ocasionais, mas não devem ser usados como substitutos de uma dieta bem equilibrada”, finaliza a nutricionista da Vitafor.