Campus da Universidade Federal de Uberlândia em Monte Carmelo foi o anfitrião do evento, que reuniu universidades de todo o estado
Entr͏e os͏ dia͏s 26͏ e 3͏1 de͏ mar͏ço, ͏acon͏tece͏ram,͏ em ͏Mont͏e Ca͏rmel͏o, o͏s Jo͏gos ͏Univ͏ersi͏tári͏os M͏inei͏ros ͏(JUM͏s) 2͏024.͏ O e͏vent͏o, o͏rgan͏izad͏o pe͏la F͏eder͏ação͏ Uni͏vers͏itár͏ia M͏inei͏ra d͏e Es͏port͏es (͏Fume͏), r͏euni͏u de͏lega͏ções͏ de ͏univ͏ersi͏dade͏s de͏ tod͏o o ͏esta͏do q͏ue d͏ispu͏tara͏m va͏gas ͏para͏ a e͏tapa͏ nac͏iona͏l, o͏s Jo͏gos ͏Univ͏ersi͏tári͏os B͏rasi͏leir͏os (͏JUBs͏). A͏ Uni͏vers͏idad͏e Fe͏dera͏l de͏ Ube͏rlân͏dia ͏(UFU͏) pa͏rtic͏ipou͏ da ͏comp͏etiç͏ão c͏om d͏uas ͏equi͏pes:͏ Cam͏pi U͏berl͏ândi͏a e ͏Camp͏i Av͏ança͏dos.͏ Ao ͏todo͏, a ͏UFU ͏fech͏ou o͏s JU͏Ms c͏om 8͏4 me͏dalh͏as, ͏dist͏ribu͏ídas͏ ent͏re s͏ete ͏moda͏lida͏des ͏cole͏tiva͏s e ͏quat͏ro i͏ndiv͏idua͏is.
A edição 2024 dos jogos mineiros contou com disputas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A delegação de Uberlândia só não teve representantes no taekwondo e no xadrez e karatê femininos. Já a dos campi avançados foi composta por equipes masculinas dos quatro esportes coletivos e o futsal feminino, enquanto nas individuais contou com representantes no atletismo, judô e xadrez.
Rumo a Brasília
Os JUBs, etapa nacional da competição universitária, acontecerão em Brasília (DF), entre os dias 8 e 19 de outubro. Será a 72ª edição do evento, contando com a disputa de 32 modalidades: acadêmico, atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, bad͏min͏ton͏ paradesportivo, basquete 3×3, basquete, breaking, cheerleading, Clash Royale, Counter Strike, Free Fire, futebol eletrônico, futmesa, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, League of͏ Legends, natação, natação paradesportiva, saltos ornamentais, skate, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, Valora͏nt, vôlei, wrestling e x͏adr͏ez.
Destas modalidades, em cinco já estão cravadas que os representantes mineiros serão da UFU. No futebol eletrônico, o estudante de Jornalismo Bernardo Pereira já garantiu a vaga após disputar a etapa estadual da competição de e-Sp͏orts, que aconteceu de forma remota entre os dias 16 de novembro e 16 de dezembro do ano passado. Agora, no JUMs 2024, em Monte Carmelo, atletas do atletismo, karatê, natação e vôlei também carimbaram passagem para a edição nacional, com a conquista do ouro.
Já é o segundo ano consecutivo que o vôlei feminino da UFU representará Minas Gerais nos JUBs. A estudante de Educação Física e integrante da equipe Diany Nachelly fez parte da campanha de 2023 e também integra o grupo neste ano. Ela comenta sobre a honra que é poder representar a universidade e o estado numa competição nacional por mais um ano. “A sensação de representar o estado mais uma vez nos JUBs é indescritível. É uma mistura de orgulho, felicidade e responsabilidade. Estou muito animada para mais essa oportunidade de competir em alto nível e representar a UFU da melhor forma possível”, afirma.
A estudante também ressaltou que os JUBs são uma competição com nível sempre muito alto, mas que a UFU conta com a vantagem de ter uma estrutura de treinamento e suporte técnico de qualidade. Quanto aos pontos que o time precisa melhorar, ela acredita que o grupo do vôlei feminino deve investir mais em capacitação técnica e tática, além de fortalecer o trabalho em equipe.
Vale ressaltar que os times da UFU passam por constantes renovações de elenco, por serem equipes universitárias. Deste modo, a cada ano, ou semestre, novas estudantes-atletas chegam e outras se formam. Porém, mesmo tendo essa renovação contínua, o vôlei feminino conseguiu por mais um ano seguido se sagrar a melhor equipe mineira e a Diany credita essa constância no resultado ao trabalho das colegas de elenco. “Sobre a constância, acredito que seja fruto do trabalho em equipe e dedicação das jogadoras, mesmo com renovação anual da equipe. É muito gratificante ver que conseguimos nos manter no cenário nacional do esporte universitário”, finaliza a atleta.
