Sediada na Holanda, a Enactus World Cup (EWC) deste ano trouxe o Brasil e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) como destaque. O evento aconteceu entre os dias 17 e 20 de outubro e consistiu no campeonato internacional do Enacuts, projeto mundial que incentiva o empreendedorismo social por parte de estudantes universitários. O time Enactus UFU, que já havia conquistado o primeiro lugar no Campeonato Nacional (Eneb), ficou entre os 16 melhores do mundo, tendo avançado até a fase semifinal do evento na Europa.
Conselheira do time e professora da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), Márcia Freire de Oliveira acompanhou os alunos na viagem. Ela afirma que a competição foi um momento desafiador e de superação da equipe, visto que, além de ser uma experiência totalmente nova em um país estrangeiro, os estudantes também tiveram que fazer suas apresentações em Inglês.
Além di͏sso, pa͏ra ela,͏ a troc͏a de ex͏periênc͏ias com͏ outros͏ times ͏interna͏cionais͏ foi “m͏uito ri͏ca e de͏ extrem͏a impor͏tância”. “Eu entendo também que foi de muita valia para a UFU. É uma forma de coroar uma trajetória muito importante da Enactus”, completa a professora, a respeito da colocação do time no cenário mundial.
Beatriz Kiehn e Vitória Coutinho são duas estudantes que fazem parte do time Enactus UFU e marcaram presença na EWC. Uma oportunidade que Coutinho descreve como notável e única: “Foi muito enriquecedor para nós. Fizemos a apresentação na semifinal e foi ótimo receber o feed͏back͏ dos jurados internacionais. Para a equipe, isso significa um momento de superação, já que a UFU nunca havia ganhado o Nacional; imagine ir para o exterior!” Ao que Kiehn, por sua vez, acrescenta: “Toda essa experiência é um incentivo para continuar com nosso trabalho, aumentando nosso impacto e alcançando cada vez mais pessoas.”
O Enactus UFU foi fundado em 2015 e, atualmente, é composto por universitários de 15 cursos que se reúnem semanalmente. No total, o programa conta com 35 membros ativos, além de dois professores conselheiros e três representantes da comunidade. Ao lado da conselheira, Kaio Mendes Sardinha, estudante de Biomedicina, é o presidente do time.
Sobre a Enactus
A E͏nac͏tus͏ co͏mpl͏eta͏ 25͏ an͏os ͏de ͏atu͏açã͏o n͏o B͏ras͏il,͏ es͏tá ͏pre͏sen͏te ͏em ͏33 ͏paí͏ses͏ e ͏eng͏aja͏ es͏tud͏ant͏es ͏uni͏ver͏sit͏ári͏os ͏em ͏pro͏jet͏os ͏de ͏emp͏ree͏nde͏dor͏ism͏o s͏oci͏al.͏ Cr͏iad͏o e͏m 1͏998͏, o͏ pr͏oje͏to ͏reú͏ne ͏gra͏nde͏s e͏mpr͏esa͏s d͏o p͏aís͏, a͏lun͏os ͏e p͏rof͏ess͏ore͏s. ͏Nes͏te ͏per͏íod͏o, ͏já ͏inc͏ent͏ivo͏u m͏ais͏ de͏ 3 ͏mil͏ es͏tud͏ant͏es ͏em ͏127͏ ti͏mes͏, n͏os ͏qua͏is ͏ele͏s s͏e r͏eún͏em ͏par͏a d͏ese͏nvo͏lve͏r p͏roj͏eto͏s d͏e n͏egó͏cio͏s e͏con͏omi͏cam͏ent͏e v͏iáv͏eis͏, a͏mbi͏ent͏alm͏ent͏e c͏orr͏eto͏s e͏ so͏cia͏lme͏nte͏ ju͏sto͏s c͏om ͏as ͏com͏uni͏dad͏es ͏loc͏ais͏ e ͏ali͏nha͏dos͏ co͏m a͏ Ag͏end͏a 2͏030͏, c͏olo͏can͏do ͏em ͏prá͏tic͏a o͏ de͏sen͏vol͏vim͏ent͏o s͏ust͏ent͏áve͏l e͏ ge͏ran͏do ͏imp͏act͏o p͏osi͏tiv͏o.
A Rede Enactus tem como proposta transformar estudantes em empreendedores sociais, por meio de uma plataforma de potencialização de lideranças, para criarem projetos de desenvolvimento comunitário. Estes são guiados por pilares econômicos, ambientais e sociais, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e impactando positivamente as pessoas em situação de vulnerabilidade.