O
Festival Timbre
2023
que
já
tem
11
anos
de existência,
acontece
no
próximo
sábado (23)
e domingo
(24)
na
arena
externa
do
Teatro
Municipal de
Uberlândia (MG),
e deve
movimentar mais
de
R$
10
milhões na economia
da
cidade,
segundo
projeções
da
Eventaria e
Timbre
Cultural,
empresas
responsáveis pela
organização e
realização
do
evento.
O festival movimenta diferentes setores da economia do município. Além das apresentações que envolve a contratação de artistas, não só nacional mas também local e regional, o evento também envolve outros setores e prestadores de serviço como de aluguel, montagem e desmontagem de estrutura; palco, som e iluminação; projeção mapeada; confecção de brindes; confecção de materiais gráficos; decoração; divulgação em redes sociais e assessoria de imprensa; alimentação e bebidas; hospedagens; transporte aéreo e viário; equipe jurídica; captação de vídeos e fotos; impostos e outros tributos; contratação de equipes especializadas como seguranças e socorro médico; entre outros.
“A vinda de um evento para a cidade, movimenta 67 setores da economia, e com isso geramos empregos, renda e movimentação econômica em todos os setores ligados direta ou indiretamente ao turismo”, disse Bruna Barcelos, executiva de captação de eventos da Fundação Visite Uberlândia.
Para se ter uma ideia, só com hospedagem de bandas e outros profissionais das equipes técnicas de cada artista, o evento deve garantir à rede de hospedagem e hotelaria do município mais de 200 diárias.
Ao todo, as empresas responsáveis pela organização do festival estimam que são gerados mais de 500 empregos diretos e 5 mil indiretos durante o pré-evento, no evento e pós-evento. “Recebemos diversas mensagens do público pedindo indicações de excursões e de hospedagens. Só no último ano, contabilizamos 35% de pessoas vindas de outras cidades de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. O Timbre é, com certeza, um dos eventos que mais traz pessoas à Uberlândia.”, explica Lucas Cordeiro, um dos organizadores do Timbre.
Ele destaca
ainda
o
trabalho
social
que
é realizado
por meio do
Festival,
uma
vez
que os alimentos
não
perecíveis arrecadados durante
o evento são
doados
para instituições de
caridade
da
cidade.
Só
em
sua
última
edição,
foram
arrecadadas
mais
de
seis
toneladas de
alimentos,
em
parceria
com o
Mesa
Brasil do
SESC,
que
redestina à
diversas
instituições
acolhidas pelo
projeto.
Sobre o Festival Timbre
O Festival͏ Timbre 20͏23 contará͏ com apres͏entações d͏e artistas͏ como Mari͏a Gadú, Ar͏mandinho, ͏Criolo, Ba͏ianaSystem͏, Gilsons,͏ Mariana A͏ydar & Chico César e Urias. Os ingressos estão sendo vendidos pelo site www.ingressolive.com/festivaltimbre. O público tem três opções de ingressos disponíveis: inteira, solidária e meia entrada.
Muito mais do que apresentações musicais, o Timbre é um festival que traz para o público experiências que vão além dos palcos. “Neste ano teremos uma feira gastronômica com várias opções culinárias, brindes das marcas patrocinadoras, espaços ‘instagramáveis’ para registro de fotos e projeção mapeada. A ideia é que o público tenha de fato uma experiência que vá além do que estão acostumados”, explica Lucas Cordeiro, um dos organizadores do evento.
Além dos shows, o evento contará com intervenções artísticas e stand de expositores. O Festival Timbre 2023 conta com o patrocínio máster da Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. As empresas Citrino, Leitura, Uniube, Produtos J&L, A͏çaí ͏Trib͏o Mi͏x, C͏hika͏s Co͏smét͏icos͏, Ef͏ácil͏ e C͏olég͏io G͏abar͏ito ͏tamb͏ém s͏ão p͏atro͏cina͏dore͏s. S͏esc,͏ Sin͏dico͏mérc͏io e͏ Mes͏a Br͏asil͏ são͏ par͏ceir͏os c͏ultu͏rais͏ do ͏even͏to. ͏ Alé͏m da͏ Eve͏ntar͏ia e͏ da ͏Timb͏re C͏ultu͏ral,͏ o G͏over͏no d͏e Mi͏nas ͏Gera͏is, ͏atra͏vés ͏da S͏ecre͏tari͏a de͏ Est͏ado ͏de C͏ultu͏ra e͏ Tur͏ismo͏ de ͏Mina͏s Ge͏rais͏ tam͏bém ͏é um͏ dos͏ rea͏liza͏dore͏s.
Asse͏ssoria͏