Um ͏dos͏ ma͏ior͏es ͏eve͏nto͏s d͏o m͏und͏o v͏olt͏ado͏s a͏o c͏afé͏, a͏ Se͏man͏a I͏nte͏rna͏cio͏nal͏ do͏ Ca͏fé,͏ re͏ali͏zad͏a e͏m B͏elo͏ Ho͏riz͏ont͏e, ͏ter͏á a͏ pa͏rti͏cip͏açã͏o d͏a C͏oop͏era͏tiv͏a R͏egi͏ona͏l d͏e C͏afe͏icu͏lto͏res͏ em͏ Gu͏axu͏pé.͏ O ͏eve͏nto͏ ac͏ont͏ece͏ en͏tre͏ os͏ di͏as ͏08 ͏e 1͏0 d͏e n͏ove͏mbr͏o e͏ co͏nta͏rá ͏com͏ um͏a g͏ran͏de ͏nov͏ida͏de ͏par͏a o͏ me͏rca͏do ͏de ͏caf͏és ͏esp͏eci͏ais͏: a͏ ma͏rca͏ Pr͏ima͏ Qu͏ali͏tà ͏Caf͏és ͏Esp͏eci͏ais͏, p͏rod͏uzi͏da ͏pel͏a t͏orr͏efa͏ção͏ da͏ Co͏oxu͏pé,͏ se͏rá ͏for͏mal͏men͏te ͏anu͏nci͏ada͏ co͏mo ͏a p͏rim͏eir͏a e͏ ún͏ica͏ do͏ Br͏asi͏l a͏ ob͏ter͏ o ͏sel͏o d͏e c͏afé͏s e͏spe͏cia͏is ͏con͏ced͏ido͏ pe͏la ͏ABI͏C – Associação Brasileira da Indústria do Café e pela BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais.
“Em relação ao mercado, há uma grande dificuldade de regulamentação de café especial. Por isso, enquanto indústria, temos o compromisso e o respeito ao consumidor, direcionando-o sobre o que realmente é café especial. Este selo específico da ABIC e BSCA passa a regulamentar o café especial disponível no varejo brasileiro e, ainda, traz um QR Code que apresenta a rastreabilidade do café, bem como a sustentabilidade e a qualidade deste produto. Trata-se de uma grande conquista que beneficia a todos”, antecipa o superintendente de Torrefação e Novos Negócios da Cooxupé e, também, da SMC Specialty Coffees, Mário Panhotta da Silva.
Na SIC 2023, estão confirmadas as presenças do presidente e do vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo e Osvaldo Bachião Filho; do gerente de comunicação corporativa, Jorge Florêncio; do superintendente Mário Panhotta da Silva, além das equipes da Torrefação e da SMC, que é a empresa controlada pela cooperativa com atuação no mercado de cafés especiais.
No estande da Cooxupé, serão apresentadas à comunidade cafeeira as linhas de cafés torrados e moídos produzidas pela cooperativa e que são encontradas no varejo dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e, também, por meio do e-commerce.
São as linhas de cafés especiais Prima Qualità, Prima Qualità Cultivado por Mulheres e o Prima Qualità Especialíssimo, que são itens disponíveis ao consumidor o ano todo. Além desses produtos, haverá também o Prima Qualità Safra Especial 2023, cuja edição é limitada. Todos estes cafés vêm de microlotes de produtores cooperados e avaliados com 87,5 pontos.
“A qualidade e a sustentabilidade dos nossos cafés são garantidas por terem origem de programas da Cooxupé. É o caso do Prima Qualità Especialíssimo, que vem do Programa Especialíssimo, em que a cooperativa e a SMC premiam os 50 melhores lotes de cafés especiais sempre da atual safra, e do Prima Qualità Cultivado por Mulheres, produzido por meio do Projeto Donas do Café, cujo principal objetivo é destacar a participação feminina na produção de cafés especiais e o quanto esta atuação vem ganhando espaço no mercado”, explica o presidente Carlos Augusto.
Além do estande próprio, a Cooxupé também estará presente no espaço do Sistema Ocemg. “Trata-se de uma grande oportunidade, por meio da SIC, para fortalecermos a visibilidade do café brasileiro, trocarmos experiências e, também, enaltecermos a importância do movimento cooperativista no desenvolvimento, nas boas práticas agrícolas e na sustentabilidade de toda esta cadeia produtiva”, conclui o presidente da cooperativa.
Com sede em Guaxupé (MG), a Cooxupé possui mais de 90 anos de cooperativismo brasileiro, com atuação e produção de café tipo arábica no Sul de Minas, cerrado mineiro, média mogiana do estado de São Paulo e Matas de Minas. Toda esta área representa mais de 300 municípios. Atualmente, são mais de 19 mil cooperados, sendo a maioria (mais de 97%) representada pela agricultura familiar e pequenos produtores.