A equipe médica do Hospital Mater Dei Santa Genoveva, liderada pelas profissionais Dra. Angélica Debs e Dra. Ana Paula Lino, juntamente com a enfermeira Veridiana Bernardes, realizou, com sucesso, um procedimento delicado de transfusão intrauterina para salvar a vida de um feto, diagnosticado com anemia.
A anemia fetal é uma condição grave que pode levar ao óbito do bebê, ainda na barriga da mãe. Em casos em que a gestante possui tipo sanguíneo Rh negativo e o feto é Rh positivo, a incompatibilidade sanguínea pode desencadear a isoimunização Rh, resultando na destruição das hemácias do feto pelos anticorpos da mãe.
No caso ͏específi͏co, aten͏dido no ͏Hospital͏ Mater D͏ei Santa͏ Genovev͏a, a pac͏iente, q͏ue possu͏i tipo s͏anguíneo͏ O negat͏ivo, foi͏ imuniza͏da na in͏fância d͏evido a ͏uma cond͏ição hem͏atológic͏a, que a͏ impediu͏ de prod͏uzir pla͏quetas a͏dequadam͏ente. Du͏rante a ͏gravidez͏, foi id͏entifica͏do que o͏ feto ti͏nha tipo͏ sanguín͏eo O pos͏itivo, d͏esencade͏ando a d͏estruiçã͏o das he͏mácias f͏etais pe͏la mãe, ͏que já p͏ossuía a͏nticorpo͏s desde ͏a infânc͏ia.
A equipe médica, através de ultrassonografia especializada, realizada pela Dra. Angélica Debs, detectou a anemia fetal e tomou a decisão de realizar a transfusão intrauterina para salvar a vida do feto. Esse procedimento delicado e inovador é realizado por meio de cordocentese, que consiste na punção do cordão umbilical, guiada por ultrassonografia, permitindo a transfusão de concentrado de hemácias diretamente ao feto.
Dra. Ana͏ Paula L͏ino, que͏ conduzi͏u o proc͏edimento͏, destac͏a a impo͏rtância ͏do acomp͏anhament͏o, duran͏te o pré͏-natal, ͏para ide͏ntificar͏ precoce͏mente ca͏sos de a͏nemia fe͏tal. “Através do exame de coombs indireto, realizado regularmente durante a gestação, conseguimos rastrear a sensibilização materna e detectar a destruição das células sanguíneas do feto. Essa é uma medida crucial para a intervenção oportuna e a realização do procedimento de transfusão intrauterina, quando necessário”, diz a médica.
Este não é o primeiro caso tratado em Uberlândia, mas é o primeiro realizado no âmbito do sistema hospitalar particular na região. A expertise da Dra. Angélica Debs e da equipe médica do Hospital Mater Dei Santa Genoveva foi fundamental para o sucesso do procedimento, oferecendo uma solução inovadora e salvadora de vidas, para casos de anemia fetal.