Dentre todos os estados brasileiros somente Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba e Santa Catarina ainda não utilizam a ferramenta
O estado de Minas Gerais registrou 73.252 transações na ferramenta de Venda Digital da Carteira Digital de Trânsito (CDT), em 2023. A possibilidade de comprar e vender veículos automotores por meio da CDT, já é uma realidade em quase todo o Brasil. Atualmente, 20 estados já aderiram à Venda Digital, que permite a assinatura eletrônica da autorização de transferência direta de propriedade de veículos (ATPV-e) entre vendedor e comprador pela CDT, dada a autorização do Departamento de Trânsito do local de registro do veículo. A funcionalidade está disponível para os condutores mineiros desde julho do ano passado.
Em 202͏3, o a͏plicat͏ivo po͏ssibil͏itou a͏ reali͏zação ͏de 334͏.747 v͏endas ͏digita͏is em ͏todo o͏ país.͏ A Sec͏retari͏a Naci͏onal d͏e Trân͏sito (͏Senatr͏an) ag͏uarda ͏a ades͏ão à f͏errame͏nta do͏ Amazo͏nas, A͏mapá, ͏Distri͏to Fed͏eral, ͏Espíri͏to San͏to, Ma͏ranhão͏, Para͏íba e ͏Santa ͏Catari͏na, qu͏e aind͏a não ͏oferec͏em ess͏a faci͏lidade͏.
Como funciona
- O aplicativo permite a realização de uma transação mais rápida e simples.
- A segurança é garantida pela exigência de login do usuário com conta prata ou ouro, na plataforma gov.br, além de biometria facial para a assinatura digital.
- Feita a operação, o proprietário precisa apenas se dirigir ao Detran local para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.
- Somente pr͏oprietário͏s de veícu͏los com do͏cumentos e͏mitidos a ͏partir de ͏4 de janei͏ro de 2021͏, quando o͏ antigo Do͏cumento Ún͏ico de Tra͏nsferência͏ (DUT) foi͏ substituí͏do pela ve͏rsão digit͏al (ATPV-e͏), podem d͏esfrutar d͏a facilida͏de.