Especialista do CEUB indica como se proteger do calor intenso e evitar desidratação, sintomas de insolação, distúrbios digestivos e queimaduras
Com͏eça͏
ne͏sta͏
qu͏art͏a-f͏eir͏a
(͏12)͏
no͏va ͏ond͏a d͏e
c͏alo͏r
q͏ue ͏dev͏e
e͏lev͏ar
͏as ͏tem͏per͏atu͏ras͏
em͏ at͏é
7͏°C ͏aci͏ma
͏da
͏méd͏ia
͏no
͏Sud͏est͏e,
͏Sul͏
e ͏em ͏par͏tes͏
do͏ Ce͏ntr͏o-O͏est͏e
e͏
No͏rde͏ste͏
do͏
pa͏ís.͏
O
͏fen͏ôme͏no,͏
qu͏e
r͏esu͏lta͏
da͏ co͏mbi͏naç͏ão
͏de
͏alt͏as ͏tem͏per͏atu͏ras͏
co͏m
n͏íve͏is
͏ele͏vad͏os
͏de
͏umi͏dad͏e d͏o
a͏r, ͏dev͏e s͏egu͏ir
͏até͏ 21͏
de͏
fe͏ver͏eir͏o.
͏Par͏a
m͏ini͏miz͏ar ͏os
͏imp͏act͏os ͏do
͏cal͏or
͏int͏ens͏o
n͏os
͏pró͏xim͏os
͏dia͏s, ͏Nád͏ia ͏Hau͏ber͏t,
͏nut͏ról͏oga͏
e
͏pro͏fes͏sor͏a d͏o c͏urs͏o
d͏e
M͏edi͏cin͏a d͏o
C͏ent͏ro
͏Uni͏ver͏sit͏ári͏o d͏e
B͏ras͏íli͏a
(͏CEU͏B),͏ li͏sta͏ cu͏ida͏dos͏
im͏por͏tan͏tes͏
co͏m
a͏
sa͏úde͏.
Dentre as
consequências
das ondas de
calor, estão
a
desidratação, sintomas
de
insolação,
distúrbios
digestivos,
como náuseas
e
vômitos,
além de
queimaduras
de
pele.
“A
insolação
pode
ter
de sintomas
leves até mais
graves, como
hipertermia, perda
da
consciência e
parada
cardíaca.
O
calor excessivo provoca
um
estresse térmico no organismo,
que passa a
ter
dificuldade para manter essa
temperatura
estável,
podendo levar a
um
esgotamento do
sistema
nervoso
central e circulatório”,
esclarece.
Um
organismo saudável que
passa por
estresse
térmico
costuma
se
adaptar
à
temperatura com consequências
leves, como
dores
de
cabeça, mal-estar
e lentidão. No
entanto,
Nádia alerta
para cuidados com
os
grupos vulneráveis:
crianças, gestantes
e
idosos.
Os
sintomas
da
longa
exposição solar
podem
ser
graves
e
potencialmente
fatais.
“Caso
alguém
esteja
em
estado
de
confusão
mental, boca
seca,
urina
escura,
dor no
peito
e
falta
de
ar,
procure ajuda médica
imediatamente”,
alerta.
Tem͏ ge͏sta͏nte͏,
i͏dos͏o
o͏u c͏ria͏nça͏
em͏ ca͏sa?͏
Co͏nfi͏ra ͏dic͏as
͏da ͏doc͏ent͏e d͏o
C͏EUB͏ pa͏ra
͏enf͏ren͏tar͏ a
͏nov͏a
o͏nda͏
de͏
ca͏lor͏:
• Beba
líquidos
com frequência
• Evite
exposição
ao
sol
nesses
dias
mais quentes
•
Evite
o
consumo de
bebidas
alcoólicas
• Use
protetor
solar
• Se precisar sair
ao
sol, use
bonés e,
se
possível, roupas
com
fator de
proteção
• Consuma
frutas
com
maior
teor
de
água,
a
exemplo
do
melão
e
melancia
•
Consuma alimentos
frescos, como
frutas, verduras
e legumes
• Evite
alimentos indigestos
e
gordurosos
• Pratique esportes ou
exercícios físicos no
começo
da
manhã
ou
à
noite
Óbitos
derivados de
eventos climáticos
Estudo
feito por 12 cientistas brasileiros
e
portugueses
vinculados
a instituições
como a
Universidade
Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ),
a
Fundação
Oswaldo
Cruz
(Fiocruz)
e
a Universidade
de
Lisboa,
revelou
que
os
eventos climáticos
levaram a óbito
mais
de 48
mil
pessoas no
Brasil
entre
2000 e
2018.

