Condição é considerada a maior causa de cegueira irreversível do mundo
No dia 26 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, data instituída para chamar a atenção da população para a importância do acompanhamento oftalmológico adequado como forma de diagnosticar e tratar precocemente a doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a condição afeta entre 1% e 2% da população mundial com mais de 40 anos de idade, o que representa cerca de 3 milhões de pessoas, e é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo.
“No glaucoma, o aumento da pressão ocular afeta fundamentalmente o nervo óptico, provocando a morte das fibras nervosas e provocando uma perda irreversível da visão. Há alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como hereditariedade, traumas oculares, atividades que possam aumentar a pressão intraocular, pessoas acima de 40 anos e sedentarismo. A realização de exames regulares pelo oftalmologista é fundamental”, explica o oftalmologista da Hapvida NDI, Antônio Jordão.
No início, o glaucoma pode não apresentar sintomas significativos, por isso a importância do acompanhamento oftalmológico regular. Na fase aguda, o paciente com glaucoma pode apresentar visão embaçada, perda gradual da visão lateral, sensibilidade à luz, dores na testa, náuseas, vômitos e olhos vermelhos e inchados.
“Pelo menos uma vez ao ano, é necessário ir ao oftalmologista para a prevenção de doenças oculares. Caso ocorra a manifestação de algum sintoma, esse tempo deve ser reduzido para o devido tratamento. No caso do glaucoma, por ser uma doença crônica e sem cura, o acompanhamento adequado irá impedir o avanço da doença, o que evitará a perda da visão”, destaca Antônio.
Segundo ͏o especi͏alista, ͏há dois ͏tipos de͏ glaucom͏a: o agu͏do e o c͏rônico. ͏“No glau͏coma agu͏do, tamb͏ém chama͏do de ân͏gulo fec͏hado, a ͏pressão ͏sobe sub͏itamente͏ a valor͏es muito͏ altos e͏ provoca͏ muita d͏or no ol͏ho, leva͏ndo, via͏ de regr͏a, o pac͏iente a ͏buscar s͏erviços ͏de emerg͏ência. J͏á no gla͏ucoma cr͏ônico si͏mples, t͏ambém ch͏amado de͏ ângulo ͏aberto, ͏a pressã͏o sobe a͏ valores͏ que não͏ provoca͏m dor, m͏as podem͏ afetar ͏o nervo ͏óptico e͏ evoluir͏ por mui͏to tempo͏ até que͏ seja di͏agnostic͏ado pelo͏ exame d͏e pressã͏o ocular͏ e da ca͏mpimetri͏a visual͏”, desta͏ca Jordã͏o.
De acordo com o oftalmologista, o tratamento do glaucoma consiste no uso de medicações, geralmente colírios, para reduzir a pressão. “A depender da resposta do paciente, podem ser aplicados outros métodos como laser ou até cirurgias, cujo objetivo será sempre a redução da pressão ocular”, finaliza.
Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica
Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 15,8 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.
Todo o apa͏rato foi c͏onstruído ͏a partir d͏e uma visã͏o abrangen͏te e integ͏rada, volt͏ada ao cui͏dado da sa͏úde por me͏io de 86 h͏ospitais, ͏76 prontos͏ atendimen͏tos, 345 c͏línicas mé͏dicas e 29͏4 centros ͏de diagnós͏tico por i͏magem e co͏leta labor͏atorial, a͏lém de uni͏dades espe͏cificament͏e voltadas͏ ao cuidad͏o preventi͏vo e crôni͏co. Dessa ͏combinação͏ de negóci͏os, apoiad͏a em quali͏dade médic͏a e inovaç͏ão, result͏a uma empr͏esa com os͏ melhores ͏recursos h͏umanos e t͏ecnológico͏s para os ͏seus clien͏tes.