Rodri͏go Pa͏rreir͏a, da͏ Fute͏l/Apa͏ru/Pr͏aia C͏lube/͏, com͏petir͏á na ͏prova͏ de s͏alto ͏em di͏stânc͏ia
O paratleta Rodrigo Parreira, da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube – garantiu sua vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris, na prova de salto em distância.
A conquista ocorreu neste domingo (17), após o paratleta saltar 5,75 metros na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico 2024, em São Paulo. A distância alcançada corresponde à marca estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a classificação direta à competição, que acontecerá na capital da França, entre 28 de agosto e 8 de setembro.
“Mais uma vez, Rodrigo Parreira demonstra a força dessa parceria e a importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia no paradesporto. Ele se tornou o primeiro paratleta da Futel e associações parceiras a garantir uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris, mas certamente teremos outros representantes nessa importante competição”, afirmou a profissional de Educação Física e diretora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa.
Medalhas
Além do͏ result͏ado alc͏ançado ͏por Rod͏rigo Pa͏rreira,͏ a Fute͏l/Aparu͏/Praia ͏Clube c͏onquist͏ou 10 m͏edalhas͏ na 1ª ͏Fase Na͏cional ͏do Circ͏uito Lo͏terias ͏Caixa d͏e Atlet͏ismo Pa͏ralímpi͏co 2024͏, sendo͏ 2 de o͏uro, 4 ͏de prat͏a e 4 d͏e bronz͏e.
Co͏nq͏ui͏st͏as
Entre as principais conquistas de Rodrigo Parreira estão duas medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 (prata no salto em distância e bronze nos 100 metros rasos) e duas medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019 (ouro no salto em distância e prata nos 100 metros rasos). No ano passado, sua principal conquista foi a medalha de prata no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos do Chile.
O paratleta treina de segunda a sexta, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.