Mandados foram cumpridos em SP, GO e MG
A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por intermédio da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Barretos, desencadeou, nesta manhã (16), uma operação interestadual, denominada “Falso Frete”, visa͏ndo à ͏desart͏iculaç͏ão de ͏organi͏zação ͏crimin͏osa de͏stinad͏a a de͏svios ͏de car͏ga. A ͏operaç͏ão oco͏rreu n͏os est͏ados d͏e São ͏Paulo,͏ Goiás͏ e Min͏as Ger͏ais.
A ação contou com apoio de agentes da DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), do GOE (Grupo de Operações Especiais) de Barretos, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São Carlos/SP, bem como da Polícia Civil de Minas Gerais (Delegacia Regional de Uberlândia) e da Polícia Civil de Goiás (1º Distrito Policial de Trindade/MG).
As investigações se iniciaram a partir do registro de uma ocorrência policial de um suposto roubo de carga de transformadores elétricos, avaliada em mais de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais). Na ocasião, em maio de 2023, o motorista que havia sido roubado na cidade de Barretos.
Com a utilização de modernas técnicas de investigação, os agentes conseguiram descobrir que o roubo noticiado não ocorreu, tratando-se, na verdade, de desvio de carga com conluio do motorista, um homem de 43 anos, morador da cidade de Trindade/GO. Para efetuar o carregamento dos transformadores, o homem utilizou documentos falsos.
Também foi possível apurar o envolvimento de outro homem, de 40 anos, morador da cidade de Uberlândia/MG, que seria o responsável pela intermediação e venda fraudulenta da carga.
A investig͏ação també͏m consegui͏u demonstr͏ar que a c͏arga teria͏ sido tran͏sbordada n͏a cidade d͏e São Carl͏os/SP.
Diante disso, a autoridade policial responsável pela investigação representou ao Poder Judiciário de Barretos pela prisão temporária dos dois homens e pela expedição de 4 (quatro) mandados de busca e apreensão.
Na manhã de hoje, os agentes, com auxílio da Polícia Civil de Goiás, conseguiram prender o motorista na cidade de Trindade/MG, no Setor Maysa. O outro homem foi preso na cidade de Uberlândia/MG, no Bairro Maravilha. Na ocasião, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nestas cidades e também no município de São Carlos.
Os homens responderão pelos crimes de furto qualificado, falsificação de documento, falsa comunicação de crime e organização criminosa.
As investigações prosseguem para apurar o envolvimento de outras pessoas com os crimes aqui apurados, bem como para verificar se eles praticaram outras infrações penais semelhantes.