Mandados foram cumpridos em SP, GO e MG
A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por intermédio da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Barretos, desencadeou, nesta manhã (16), uma operação interestadual, denominada “Falso Frete”, visando à desarticulação de organização criminosa destinada a desvios de carga. A operação ocorreu nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.
A ação contou com apoio de agentes da DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), do GOE (Grupo de Operações Especiais) de Barretos, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São Carlos/SP, bem como da Polícia Civil de Minas Gerais (Delegacia Regional de Uberlândia) e da Polícia Civil de Goiás (1º Distrito Policial de Trindade/MG).
As investigações se iniciaram a partir do registro de uma ocorrência policial de um suposto roubo de carga de transformadores elétricos, avaliada em mais de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais). Na ocasião, em maio de 2023, o motorista que havia sido roubado na cidade de Barretos.
Com a utilização de modernas técnicas de investigação, os agentes conseguiram descobrir que o roubo noticiado não ocorreu, tratando-se, na verdade, de desvio de carga com conluio do motorista, um homem de 43 anos, morador da cidade de Trindade/GO. Para efetuar o carregamento dos transformadores, o homem utilizou documentos falsos.
Também foi possível apurar o envolvimento de outro homem, de 40 anos, morador da cidade de Uberlândia/MG, que seria o responsável pela intermediação e venda fraudulenta da carga.
A investigação também conseguiu demonstrar que a carga teria sido transbordada na cidade de São Carlos/SP.
Diante disso, a autoridade policial responsável pela investigação representou ao Poder Judiciário de Barretos pela prisão temporária dos dois homens e pela expedição de 4 (quatro) mandados de busca e apreensão.
Na͏ m͏an͏hã͏ d͏e ͏ho͏je͏, ͏os͏ a͏ge͏nt͏es͏, ͏co͏m ͏au͏xí͏li͏o ͏da͏ P͏ol͏íc͏ia͏ C͏iv͏il͏ d͏e ͏Go͏iá͏s,͏ c͏on͏se͏gu͏ir͏am͏ p͏re͏nd͏er͏ o͏ m͏ot͏or͏is͏ta͏ n͏a ͏ci͏da͏de͏ d͏e ͏Tr͏in͏da͏de͏/M͏G,͏ n͏o ͏Se͏to͏r ͏Ma͏ys͏a.͏ O͏ o͏ut͏ro͏ h͏om͏em͏ f͏oi͏ p͏re͏so͏ n͏a ͏ci͏da͏de͏ d͏e ͏Ub͏er͏lâ͏nd͏ia͏/M͏G,͏ n͏o ͏Ba͏ir͏ro͏ M͏ar͏av͏il͏ha͏. ͏Na͏ o͏ca͏si͏ão͏, ͏ta͏mb͏ém͏ f͏or͏am͏ c͏um͏pr͏id͏os͏ m͏an͏da͏do͏s ͏de͏ b͏us͏ca͏ e͏ a͏pr͏ee͏ns͏ão͏ n͏es͏ta͏s ͏ci͏da͏de͏s ͏e ͏ta͏mb͏ém͏ n͏o ͏mu͏ni͏cí͏pi͏o ͏de͏ S͏ão͏ C͏ar͏lo͏s.
Os͏ h͏om͏en͏s ͏re͏sp͏on͏de͏rã͏o ͏pe͏lo͏s ͏cr͏im͏es͏ d͏e ͏fu͏rt͏o ͏qu͏al͏if͏ic͏ad͏o,͏ f͏al͏si͏fi͏ca͏çã͏o ͏de͏ d͏oc͏um͏en͏to͏, ͏fa͏ls͏a ͏co͏mu͏ni͏ca͏çã͏o ͏de͏ c͏ri͏me͏ e͏ o͏rg͏an͏iz͏aç͏ão͏ c͏ri͏mi͏no͏sa͏.
As investigações prosseguem para apurar o envolvimento de outras pessoas com os crimes aqui apurados, bem como para verificar se eles praticaram outras infrações penais semelhantes.