Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, serão realizados procedimentos classificados com prioridade alta e entrega de kits de medicamentos para preparo do exame
Par͏a a͏ume͏nta͏r o͏ ac͏ess͏o a͏os ͏exa͏mes͏ es͏sen͏cia͏is ͏par͏a d͏iag͏nós͏tic͏os,͏ a ͏Pre͏fei͏tur͏a M͏uni͏cip͏al ͏de ͏Ube͏rlâ͏ndi͏a a͏nun͏cio͏u, ͏nes͏ta ͏qua͏rta͏-fe͏ira͏ (2͏6),͏ um͏ mu͏tir͏ão ͏de ͏exa͏mes͏ de͏ co͏lon͏osc͏opi͏a. ͏O a͏nún͏cio͏ fo͏i f͏eit͏o p͏elo͏ pr͏efe͏ito͏ Od͏elm͏o L͏eão͏ du͏ran͏te ͏sol͏eni͏dad͏e n͏o C͏ent͏ro ͏Adm͏ini͏str͏ati͏vo ͏Mun͏ici͏pal͏. C͏om ͏inv͏est͏ime͏nto͏ de͏ ce͏rca͏ de͏ R$͏ 1 ͏mil͏hão͏ po͏r p͏art͏e d͏a S͏ecr͏eta͏ria͏ Mu͏nic͏ipa͏l d͏e S͏aúd͏e, ͏ser͏ão ͏rea͏liz͏ado͏s 2͏,2 ͏mil͏ pr͏oce͏dim͏ent͏os ͏ext͏ras͏.
A colonoscopia é fundamental para detectar precocemente o câncer de cólon e outras doenças intestinais. O procedimento é feito por imagem, permitindo a visualização do interior de todo o cólon. Com a iniciativa, a Administração Municipal ampliará o acesso aos exames, reduzirá o tempo de espera e irá melhorar o acesso ao tratamento.
Além disso, a secretaria adotará estratégias para garantir que os exames sejam bem-sucedidos. Considerando que preparo para o procedimento é crucial, já que o cólon deve estar limpo para uma melhor visualização do órgão, serão garantidos: kits de medicamentos necessários para o preparo; fol͏der͏s explicativos; retorno do paciente ao médico assistente; acolhimento e monitoramento dos pacientes que apresentarem exames com alterações. Os procedimentos serão realizados em nove pontos de saúde, dentre eles as oito Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e o Centro de Especialidades Médicas (CEM).
“Após um trabalho minucioso da Secretaria Municipal de Saúde, fizemos uma triagem e chegamos a esse quantitativo de pessoas que realmente precisam com urgência desse exame. Para aqueles que tiverem alterações nos exames, também daremos continuidade no atendimento e direcionamento para os outros procedimentos. É mais uma iniciativa da Prefeitura de Uberlândia que, novamente, tem feito muito mais que o que é de responsabilidade dela”, enfatizou o prefeito Odelmo Leão.
Os agendamentos serão feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, obedecendo a lista da Central de Regulação, atendendo primeiramente os classificados em vermelho e amarelo. A realização dos exames será feita por meio de convênio com as clínicas credenciadas (IGEP, IAG e Uberclin), contratadas após chamada pública.
Mutirões
Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Mutirão de eletrocardiograma ambulatorial, com cerca de 13 mil exames feitos em dois meses, e anunciou dois novos mutirões, de ecocardiografia e de mamografia, al͏ém d͏e no͏vos ͏inve͏stim͏ento͏s no͏ set͏or d͏a sa͏úde,͏ com͏ a c͏ompr͏a de͏ um ͏mamó͏graf͏o di͏gita͏l e ͏a in͏stal͏ação͏ de ͏apar͏elho͏s de͏ tel͏emed͏icin͏a pa͏ra r͏eali͏zaçã͏o de͏ ele͏troc͏ardi͏ogra͏ma n͏os a͏tend͏imen͏tos ͏24h ͏de u͏rgên͏cia ͏das ͏oito͏ UAI͏s.
Além disso, a Prefeitura Municipal de Uberlândia lança a linha de cuidado do câncer de intestino, com equipes especializadas para garantir o diagnóstico precoce, o estadiamento – que será realizado no Hospital Municipal de Uberlândia – e tratamento inicial. Isso reduzirá significativamente o tempo entre o diagnóstico e o tratamento quimio ou radioterápico.
Exposição
Como forma de ampliar o conhecimento e a necessidade do diagnóstico precoce, a Prefeitura de Uberlândia, em apoio à campanha de prevenção ao câncer colorretal, promovida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, cedeu espaço no Centro Administrativo Municipal para uma exposição imersiva sobre o tema.
Entre os dias 26 e 28 de junho, quem passar pelo prédio poderá conferir, no saguão do bloco 1, uma instalação organizada pela instituição, com informações sobre a doença que atinge o intestino grosso e pode ser prevenida, reduzindo, assim, o risco de sequelas e morte.
Na instalação, os visitantes terão o acompanhamento de profissionais do instituto e poderão entrar em uma estrutura inflável que simula o intestino. Dessa forma, o público poderá visualizar diferentes condições do órgão, além de conhecer as doenças mais comuns (incluindo o câncer colorretal) e aprender mais sobre autocuidado, prevenção, hábitos saudáveis de alimentação e diagnóstico precoce.
