Para Uberlândia, 10 propostas podem se habilitar, totalizando 1.364 apartamentos divididos em seis bairros dos setores leste, oeste e sul; prazo para montagem de documentação e assinatura de contratos pelas construtoras vence em 150 dias após publicação de portaria federal
O ͏pr͏ef͏ei͏to͏ O͏de͏lm͏o ͏Le͏ão͏ a͏nu͏nc͏io͏u,͏ n͏es͏ta͏ s͏ex͏ta͏-f͏ei͏ra͏ (͏24͏),͏ a͏ c͏ri͏aç͏ão͏ d͏e ͏um͏a ͏co͏mi͏ss͏ão͏ p͏ar͏a ͏ag͏il͏iz͏ar͏ a͏ a͏pr͏ov͏aç͏ão͏ d͏e ͏pr͏oj͏et͏os͏ h͏ab͏it͏ac͏io͏na͏is͏ q͏ue͏ s͏e ͏en͏qu͏ad͏ra͏m ͏no͏ n͏ov͏o ͏pr͏og͏ra͏ma͏ “͏Mi͏nh͏a ͏Ca͏sa͏ M͏in͏ha͏ V͏id͏a”͏. ͏Ne͏st͏a ͏se͏ma͏na͏, ͏a ͏Un͏iã͏o ͏pu͏bl͏ic͏ou͏ portar͏ia inf͏ormand͏o os d͏ez pro͏jetos apresentados por construtoras da cidade elegíveis a serem financiados pela Caixa Econômica Federal e destinados à contratação por famílias que integram a faixa 1 (com renda de até R$ 2.640).
“Como o tempo para aprovação dos projetos, montagem de toda a documentação e assinatura dos contratos pelas construtoras junto à Caixa é apertado, determinei a formação de um grupo de trabalho composto pelas secretarias de Habitação, Trânsito e Transportes, Planejamento Urbano e Meio Ambiente e Sustentabilidade, além do Departamento Municipal de Água e Esgoto. Do que depender da Prefeitura, vamos garantir os 1.364 apartamentos destinados pelo programa à nossa Uberlândia. Mas friso que ainda não houve divulgação dos critérios de seleção dos beneficiários por parte do Ministério das Cidades”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Conf͏orme͏ a portaria 1.482/23 publicada na terça-feira (21) pelo Ministério das Cidades, Uberlândia teve 1.364 apartamentos habilitados para contratação por meio da faixa 1 do “Minha Casa Minha Vida”. Os imóveis estão divididos entre dez propostas que contemplam bairros dos setores leste, oeste e sul do município: Pequis, Chácaras Tubalina, Jardim Ipanema, Monte Hebron, Morumbi e Shopping Park.
A partir da publicação, as construtoras obtiveram prazo de 30 dias para confirmarem interesse de participação junto à Caixa Econômica Federal e 150 dias para conseguirem a aprovação do projeto, providenciarem todos os documentos e assinarem contrato com o banco.
Logo que o Governo Federal anunciou a intenção de retornar com o “Minha Casa Minha Vida” neste ano, a Prefeitura de Uberlândia iniciou um intenso trabalho para cadastrar e atualizar cadastro de construtoras e beneficiários interessados. Em outubro, foi dado início ao atendimento exclusivo de moradores que já tinham inscrição junto ao Município para serem beneficiados em projetos habitacionais de interesse social e daqueles que queiram se candidatar a uma oportunidade no setor.