Município também tem realizado fóruns regionais para coletar informações que comporão documento pelos próximos dez anos
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) abriu mais um canal para que a população contribua com a elaboração do novo Plano Diretor, um documento que vai reger o desenvolvimento e expansão urbana de Uberlândia pelos próximos dez anos (ac͏esse aqui͏ o plano ͏vigente). Além dos fóruns regionais, que já passaram por três setores da cidade e chegarão às zonas Leste e Oeste nos dias 16 e 17 de abril, é possível fazer sugestões por meio de um formulário online, disponibilizado no Portal da Prefeitura. (Clique aqui e participe!)
O Plano Di͏retor é um͏ planejame͏nto estrat͏égico que ͏orienta o ͏cresciment͏o e o dese͏nvolviment͏o de um mu͏nicípio. É͏ utilizado͏ para orga͏nizar as a͏tividades ͏urbanas e ͏rurais, co͏nsiderando͏, dentre o͏utros aspe͏ctos, meio͏ ambiente,͏ habitação͏, educação͏, saúde, t͏ransporte ͏e infraest͏rutura urb͏ana.
No município de Uberlândia, o documento em vigor foi aprovado em 2006. Sua revisão inclui as etapas de reuniões preparatórias do Conselho Municipal do Plano Diretor, diagnósticos técnicos, realização do questionário no portal da Prefeitura de Uberlândia, fóruns regionais, diretrizes e propostas, audiências públicas e síntese conclusiva.
O diagnóstico apresentado nos fóruns será apresentado ao Conselho Municipal do Plano Diretor, formado por membros do poder público e da sociedade civil, como entidades de classe, organizações não governamentais e instituições da cidade. Em seguida, será debatido em audiência pública, mais um recurso utilizado pela Prefeitura de Uberlândia para incentivar a participação da população no processo de revisão do atual documento.